sexta-feira, 31 de agosto de 2012

BRAHMA EXTRA - II

Diagnóstico

Essa Pale Lager brasileira, já resenhada nesse beerlog em agosto de 2008, tem espuma média, aerada e branca, de longevidade bem reduzida. Boa formação de colarinho. Corpo claro, ralo e amarelo-escuro. Aroma: pão branco e lúpulo moderado. Sabores inicial e final: leves dulçor e amargor; média duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico. Aroma e gosto de pão liquido. Mais agradável que a Brahma regular, mas no geral no mesmo nível das Pale Lager brasileiras comerciais, sem nada que justifique o adjetivo "extra". Lata de 350ml adquirida por cerca de R$ 1,50 no Superpão, em União da Vitória-PR. Copos recomendados: Dimpled Mug, English Pint, Lager Glass e Shaker.

Nota: 3 skol ou 2.5/5.0

Leia mais em

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

KLEIN PILSEN

Diagnóstico

Essa Standard American Lager (de acordo com o Brejas) brasileira tem espuma pequena, aerada e branca, de reduzida longevidade. Moderada formação de colarinho. Corpo borbulhante, ralo e amarelo. Aroma: pão branco e lúpulo moderado. Sabores inicial e final: leve amargor; média duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico. Aroma pão liquido e metálico, sabor pão liquido, sem dulçor, trazendo leve acidez que não chega a ser azeda nem doce. Cerveja sem falhas nem atrativos, não é muito agradável nem refrescante. Garrafa de 600ml adquirida por cerca de R$ 6 no Superpão, em União da Vitória-PR.

Nota: 3 skol ou 2.5/5.0

Leia mais em
http://www.ratebeer.com/beer/beername/184019/

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

HARMONIZAÇÃO QUEIJO E CERVEJA - PARTE III


CHÈVRE
Vai bem com German Hefeweizen
A alta carbonatação da Bamberg Weizen corta a sensação de gordura vinda do queijo e proporciona refrescância ao paladar. Mais: o fermento presente nela, aliado ao dulçor do estilo (proveniente das notas frutadas, que lembram banana), casa muito bem com o perfil suave do Chèvre.
E também com Saison
A Brooklyn Sorachi Ace apresenta notas cítricas por causa do lúpulo utilizado, o raro Sorachi Ace, além de notas mais selvagens, que harmonizam por semelhança com o aroma e o sabor intenso do queijo de cabra.

COALHO
Vai bem com Pilsener
Suavemente adocicado e com baixo teor de gordura, o coalho casa bem com uma cerveja leve e de baixa graduação alcoólica. A cerveja tcheca Pilsner Urquell é refrescante e com presença de malte na medida para harmonizar com o suave dulçor do queijo. Se ele for grelhado com melaço e alecrim, a harmonização fica ainda melhor.
E também com American Wheat
Com adição de capim-cidreira, a Backer 3 Lobos Exterminador é adocicada e leve, características ideais para parear com o coalho, um queijo com sal pronunciado, mas de sabor não muito intenso.

GORGONZOLA
Vai bem com Barley Wine
Os queijos azuis apresentam sabor ocre e sal intenso e deixam uma camada de untuosidade na boca. As cervejas Barley Wine (chamadas assim por terem teor alcoólico tão alto quanto o de um vinho) possuem um residual doce para equilibrar com o salgado a álcool e amargor suficientes para cortar a gordura. A cerveja recomendada é a italiana Del Ducato l’Ultima Luna.
E também com Belgian Triple
Com sabores de pimenta, canela e gengibre e aroma de baunilha, pêssego e lúpulo, a Chimay Tripel é uma conhecidíssima trapista. O contraste do salgado do queijo com o adocicado da cerveja resulta em um equilíbrio perfeito.

EMMENTAL
Vai bem com Belgian Dubbel
Com um sabor amendoado e adocicado, o Emmental encontra na belga Affligem Dubbel uma parceria das boas. A Affligem reúne os requisitos que esse queijo pede: notas doces, frutadas e carameladas.
E também com Strong Scotch Ale
Estilo escocês de cerveja, a brasileira Bodebrown Wee Heavy tem foto no malte, suavemente caramelizado. A harmonização se dá pelas notas amendoadas e suavemente carameladas, que estão presentes tanto na bebida quanto no Emmental, em virtude de sua maturação.

Fonte: revista Playboy (agosto 2012)

sábado, 25 de agosto de 2012

PARCERIAS DE SUCESSO


Selecionamos sete queijos que descem redondo com cerveja e vão fazer você esquecer o velho tinto

BRIE
Vai bem com Witbier
A boa carbonatação, a textura cremosa e as notas frutadas que caracterizam esta cerveja de trigo combinam perfeitamente com a delicadeza do queijo brie. Wals Witte.
E também com Fruit Beer.
A base de uma Weizenbier (ou cerveja de trigo) adicionada com amoras complementa agradavelmente as notas do fungo da casca do queijo, que se assemelham às do fermento da Cerveja do Amor, da Bodebrown, que é levemente avermelhada.
GRANA PADANO
Vai bem com Stout
De origem italiana, salgado e quebradiço, o grana pede uma cerveja com algum amargor e boa base maltada. A torrefação da Bierland Imperial Stout lhe faz ótima companhia.
E também com Belgian Strong Ale.
O dulçor da Baladin Mielika (na receita, vai um toque de mel de abelha) aviva a nota doce que se percebe no final da mordida do queijo. Já o alto teor alcoólico (9%) ajuda a equilibrar a gordura do laticínio.
MOZZARELLA DE BÚFALA
Vai bem com Witbier
Esse queijo leve pede uma cerveja suave e adocicada, como a Baladin Isaac. Se acompanhado de manjericão e tomate-cereja, a experiência fica ainda mais rica, pois a nota herbácea se destaca e a acidez do tomate realça a nota cítrica da bebida.
E também com Kölsch
A Früh Kölsch, de alta fermentação, mas suave, fácil de beber. Suas notas levemente frutadas, cítricas, acompanham bem a delicadeza do queijo.

Fonte: revista Playboy (agosto 2012)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SETE REGRAS PARA HARMONIZAR CERVEJAS E QUEIJOS


Noites longas e temperaturas baixas, cenário no qual impera a dobradinha queijo e vinho. Nesta temporada, porém, convidamos você a experimentar novas sensações. Baco que nos perdoe, mas, por ora, deixe o tinto descansando na adega. Lance mão da criatividade e chame as loiras, ruivas e negras para a sala. As cervejas podem, sim, ser uma bela companhia para os fromages.
“Se, no caso da dupla vinho-queijo, a harmonização geralmente se dá por contraste de sabores, quando o duo é cerveja-queijo, ela ocorre, na maioria dos casos, por semelhança”, diz Garret Oliver, cervejeiro da fabricante nova-iorquina Brooklyn e autor do livro A Mesa do Mestre-Cervejeiro – Descobrindo os Prazeres das Cervejas e das Comidas Verdadeiras (Editora Senac, 548 páginas). Um dos maiores especialistas do mundo no assunto, Oliver costuma dizer que esse tipo de harmonização é tão perfeito que não se sabe “onde começa um elemento e termina o outro”,
Entre os fatores responsáveis pelo sucesso desse casamento feliz, argumentam seus defensores, estão a carbonatação e o amargor da bebida. “Eles equilibram a gordura dos queijos e limpam nossas papilas gustativas para a próxima mordida”, explica o beer sommelier Eduardo Passarelli. O amargor da cerveja também confere refrescância ao paladar.
A grande variedade de cervejas disponíveis atualmente no mercado, com suas diferentes características (os aromas, os sabores, a graduação alcoólica, o corpo, etc) facilitam a vida daqueles que pretendem se lançar na experiência “breja-gastronômica”.
“Com o amplo leque de opções que temos agora, fica fácil encontrar a bebida certa para combinar com a miríade de notas amendoadas, carameladas, tostadas e amanteigadas dos queijos”, ressalta a beer sommelière Kathia Zanatta. Com a ajuda de especialistas, a PLAYBOY selecionou sete queijos e 14 cervejas que formam parcerias promissoras.

SETE REGRAS PARA HARMONIZAR
Dicas simples para você não transformar sua degustação em desastre
·         Não gele demais a bebida; do contrário, suas papilas gustativas ficarão anestesiadas e menos sabor você sentirá. Pergunte ao vendedor qual é a temperatura ideal. Algumas cervejas trazem a informação.
·         Pães e torradas devem ser tradicionais, puros. Evite, por exemplo, “sabor de ervas finas”. Os astros são os queijos.
·         Se a ideia é degustar mais de uma combinação, vá do queijo mais leve para o mais intenso. Exemplo: do brie para o gorgonzola.
·         Cervejas maltadas (bock, Munich Dunkel, Brown Ale) vão bem com queijos maturados (qualquer queijo envelhecido).
·         Cervejas amargas (India Pale Ale, Altbier) harmonizam com queijos salgados (provolone, halloumi).
·         Cervejas mais encorpadas (Barley Wine, tripel, Scottish Ale), com queijos azuis (gorgonzola, roquefort, stilton)
·         Cervejas suaves (Pilsen, Weizen, Witbier), com queijos delicados (chèvre, mascarpone)

Fonte: Revista Playboy (agosto 2012)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

BUDWEISER LATA 500ML



Diagnóstico

Essa Pale Lager norte-americana envasada no Paraguai tem espuma grande, aerada e branca, de reduzida longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo claro, ralo e amarelo-claro. Aroma: pão branco, lúpulo pesado, leve levedura. Sabores inicial e final: leves dulçor e amargor; curta duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico. leve amargor de lúpulo comum permeado por ligeiro dulçor frutado, com bom balanço, bem refrescante. Copos recomendados: Dimpled Mug, English Pint, Lager Glass e Shaker.

Nota: 6 skol ou 2.8/5.0

Leia mais em

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PATAGONIA AMBER LAGER - II

Diagnóstico

Essa Amber Lager argentina, já resenhada nesse beerlog em outubro de 2010, tem espuma média, aerada e branca, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo claro, ralo e âmbar. Aroma: malte assado moderado e caramelo. Sabores inicial e final: leves dulçor e amargor; média duração. Paladar: corpo médio, textura aguada, forte carbonatação e final metálico. Sabor caramelado, refrescante, nuance cítrica foge ao estilo. Lager maltada, sem grandes atrativos.

Nota: 8 skol ou 2.7/5.0

Leia mais em

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

COORS LIGHT




Diagnóstico

Essa Pale Lager norte-americana tem espuma grande, aerada e branca, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo claro, ralo e amarelo-claro. Aroma: pão branco e pesado lúpulo. Sabores inicial e final: leve dulçor e moderado amargor; média duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico. Aroma bem fresco e convidativo de lúpulo, levemente cítrico, lembrando limão. Amargor inicial metalizado, sabor de pão liquido, ligeiramente acima da média comercial brasileira. Copos recomendados: Dimpled Mug, English Pint, Lager Glass e Shaker.

Nota: 4 skol ou 2.7/5.0




Leia mais em