quinta-feira, 31 de julho de 2008

28b) FRUIT CIDER


Essa é uma cidra com adição de outras frutas ou suco de frutas – por exemplo, amora. Uma ‘cidra’ feita da combinação de suco de maçã e de pêra deveria ser incluída nessa categoria, já que não é nem Cider nem Perry.

Aroma/sabor: o caráter de cidra precisa estar presente e deve encaixar-se ao de outras frutas. É considerado falta se os adjuntos dominarem completamente . Uma cidra de fruta não deve ser como uma soda alcoólica. A oxidação é considerada falta.

Aparência: clara a brilhante. Cor apropriada à fruta adicionada, mas não deve mostrar características de oxidação. (as amoras, por exemplo, devem dar cor vermelho-arroxeado, não laranja).

Paladar: substancial. Pode ter presença significativa de taninos dependendo da fruta adicionada.

Impressão geral: como um vinho seco com sabores complexos. O caráter de maçã deve se casar com a fruta adicionada para que um não domine o outro.

Estatísticas vitais:

OG: 1.045 – 1.070 FG: 0.995 – 1.010 ABV: 5 – 9%

Exemplos comerciais: West County Blueberry-Apple Wine, AEppelTreow Red Poll Cran-Apple Draft Cider, Bellwether Cherry Street, Uncle John’s Fruit Farm Winery Apple Cherry Hard Cider


Ilustra o espaço de hoje o rótulo da AEppelTreow Red Poll Cran-Apple Draft Cider, também encontrada em http://www.aeppeltreow.com/draft_ciders.htm

Continua amanhã a família Specialty Cider and Perry com o subestilo Apple Wine. Até lá!

Cheers!

quarta-feira, 30 de julho de 2008

28) SPECIALTY CIDER AND PERRY 28a) NEW ENGLAND CIDER

Essa família inclui bebidas feitas com a adição de condimentos e/ou outras frutas, aquelas feitas com volumes substanciais de fontes de açúcares para aumentar a gravidade inicial e a bebida feita de uma combinação de suco de maçã e pêra (também chamado de ‘pider’).As mesmas características gerais e descrições de faltas se aplicam às Specialty Ciders bem como às Standard Cider, com exceção dos adjuntos permitidos.

Essa é uma Cider feita com maçãs características de New England por sua acidez relativamente alta, com adjuntos para aumentar os níveis de álcool.

Aroma/sabor: uma saborosa cidra seca com robusto caráter de maçã, forte teor alcoólico e sabores derivados de adjuntos de açúcar.

Aparência: clara a bilhante, cor pálida a amarelo médio.

Paladar: substancial, alcoólico. Tanino moderado.

Impressão geral: corpo e caráter substancial.

Comentários: adjuntos podem incluir açúcar branco e mascavo, melado, pequenos volumes de mel e ameixa-seca. Dos adjuntos se espera um aumento de gravidade inicial bem acima daquele que pode ser alcançado pelo uso isolado de maçãs. Esse estilo se utiliza por vezes de envelhecimento em barris, caso este em que há caráter de carvalho, como em vinhos envelhecidos em barris. Se o barril foi anteriormente usado para envelhecer bebidas destiladas de forte teor alcoólico, algumas notas de sabor de tais bebidas (ex: whisky ou rum) também podem estar presentes, mas devem ser sutis.

Variedades: Northern Spy, Roxbury Russet, Golden Russet

Estatísticas vitais:

OG: 1.060 – 1.100 FG: 0.995 – 1.010 ABV: 7 – 13%

Exemplos comerciais: não há exemplos comerciais conhecidos de New England Cider.

Continua amanhã a família Specialty Cider and Perry com o subestilo Fruit Cider. Até lá!

Cheers!

terça-feira, 29 de julho de 2008

27e) TRADITIONAL PERRY


A Perry tradicional é feita de peras cultivadas especificamente para esse propósito, não para comer ou cozinhar. Muitas ‘peras para perry’ são inapropriadas para consumo.

Aroma/sabor: há um caráter de pêra, mas não obviamente frutado. Ele tende àquele de um vinho branco jovem. Está presente um ligeiro amargor.

Aparência: ligeiramente turva a clara. Geralmente bem pálida.

Paladar: relativamente encorpada, moderado a alto tanino aparente como adstringência.

Impressão geral: alta presença de taninos. Média a média-doce. Parada a levemente borbulhante. Apenas uma acetificação muito leve é aceitável. Caráter de rato, corda e óleo são faltas sérias.

Variedades: Butt, Gin, Huffcap, Blakeney Red, etc.

Estatísticas vitais:

OG: 1.050 – 1.070 FG: 1.000 – 1.020 ABV: 5 – 9%

Exemplos comerciais: Poire Authentique e Granit, Christian Drouin Poire, Gwatkin Blakeney Red Perry, Oliver’s Blakeney Red Perry e Dry Perry

Ilustra o espaço de hoje a Christian Drouin Poire, exemplar também encontrado em http://www.ratebeer.com/beer/christian-drouin-poire/53904/

E assim termina a família Standard Cider and Perry. Amanhã começa a família Specialty Cider and Perry, com o subestilo New England Cider. Até lá!

Cheers!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

27d) COMMON PERRY


A Common Perry é feita com frutas culinárias/de mesa.

Aroma/sabor: há um caráter de pêra, mas não obviamente frutado. Tende em relação àquele de um vinho branco jovem. Sem amargor.

Aparência: ligeiramente turva a clara. Geralmente bem pálida.

Paladar: relativamente encorpado, baixo a moderado teor de taninos, aparentes como adstringência.

Impressão geral: suave. Médio a médio-doce. Parado a levemente borbulhante. Apenas uma acetificação muito leve é aceitável. Caráter de rato, corda e óleo são faltas sérias.

Variedades: Bartlett, Kiefer, Comice, etc.

Estatísticas vitais:

OG: 1.050 – 1.060 FG: 1.000 – 1.020 ABV: 5 – 7%

Exemplos comerciais: [US] White Winter Hard Pear Cider (WI), AEppelTreow Perry (WI), Blossomwood Laughing Pig Perry (CO), Uncle John’s Fruit House Winery Perry (MI)

Ilustra o espaço de hoje o rótulo da AEppelTreow Perry, exemplar também localizado em http://ratebeer.com/beer/aeppeltreow-perry/67670/

Termina amanhã a família Standard Cider and Perry, com o subestilo Traditional Perry. Até lá!

Cheers!

sábado, 26 de julho de 2008

27c) FRENCH CIDER


Normalmente inclui estilos da Normandia mais cidras inspiradas por esses estilos, incluindo cidras feitas por várias técnicas para atingir o perfil de sabor francês. Essas cidras são feitas com variedades de maçã agridoces e amargas-agudas, cultivadas especificamente para o feitio de cidra. Procedimentos franceses tradicionais usam pequenos volumes de sal e compostos de cálcio (clorito e carbonato de cálcio) para auxiliar no processo de coagulação da pectina. Esses compostos podem ser usados na pré-fermentação, mas em quantidade limitada.


Aroma/sabor: caráter/aroma frutado, que pode vir de uma fermentação lenta (na técnica francesa de ‘défécation’) ou aproximada, com adoçamento reverso feito com suco. Tende a uma rica complexidade.

Aparência: clara a brilhante, cor dourado-médio a dourado-escuro.

Paladar: médio a encorpado, preenche a boca. Taninos moderados aparentes principalmente na forma de adstringência. Carbonatação moderada a semelhante a de um Champagne. Em níveis mais altos não deve ser borbulhante nem espumante.

Impressão geral:média a doce, encorpada, rica.

Variedades: Nehou, Muscadet de Dieppe, Reine dês Pommes, Michelin, etc.

Estatísticas vitais:

OG: 1.050 – 1.065 FG: 1.010 – 1.020 ABV: 3 – 6%

Exemplos comerciais: [US] West County Reine de Pomme (MA), Rhyne Cider (CA); [France] Eric Bordelet (várias), Etienne Dupont, Etienne Dupont Organic, Bellot


Ilustra o espaço de hoje a Bordelet Poire Granit, exemplar também localizado em

http://ratebeer.com/beer/bordelet-poire-granit/28469/


Continua depois de amanhã a família Standard Cider and Perry com o estilo Common Perry. Até lá!

Cheers!

sexta-feira, 25 de julho de 2008

27b) ENGLISH CIDER


Essa categoria inclui o estilo English West Country mais cidras inspiradas por aquele estilo. Essas cidras são feitas com variedades agridoces e amargas-agudas, cultivadas principalmente para o feitio de Ciders.

Aroma/sabor: sem caráter manifesto de maçã, mas vários sabores e ésteres que a sugerem. Pode ter caráter de bacon defumado de uma combinação de variedades de maçã e MLF. Podem estar presente algumas notas de ‘curral’, que não devem ser dominantes. A comum e ligeira nota de curral presente em uma cidra English West Country é resultado de uma bactéria do ácido lático, não uma contaminação de Brettanomyces.

Aparência: ligeiramente turva a brilhante. Coloração dourado-médio a dourado-escuro.

Paladar: encorpada. Tanino moderado a alto aparente, bem como adstringência e algum amargor. Carbonatação parada a moderada, nunca alta ou borbulhante.

Impressão geral: geralmente seca, encorpada, austera.

Variedades: Kingston Black, Stoke Red, Dabinett, Foxwhelp, Yarlington Mill, várias Jersey, etc.

Estatísticas vitais:

OG: 1.050 – 1.075 FG: 0.995 – 1.010 ABV: 6-9%

Exemplos comerciais: [US] Westcott Bay Traditional Very Dry, Traditional Dry and Traditional Medium Sweet (WA), Farnum Hill Extra-Dry, Dry, and Farmhouse (NH), Wandering Aengus Dry Cider (OR), Red Barn Cider Burro Loco (WA),Bellwether Heritage (NY); [UK] Oliver’s Herefordshire Dry Cider, Dunkerton, Burrow Hill, Gwatkin Yarlington Mill, Aspall Dry Cider


Ilustra o espaço de hoje a Dunkerrtons Organic Medium Dry Still Cider, exemplar também localizado em http://ratebeer.com/beer/dunkertons-organic-medium-dry-still-cider/36119/


Continua amanhã a família Standard Cider and Perry com o subestilo French Cider. Até lá!


Cheers!

quinta-feira, 24 de julho de 2008

27) STANDARD CIDER AND PERRY 27a) COMMON CIDER


Antes de começar essa nova subcategoria, algumas informações básicas comuns aos estilos:


A Cider (cidra) é suco de maçã fermentada. A Perry é suco de pêra fermentada.

Aroma e sabor:

- Ciders e Perries não necessariamente apresentam sabores e aromas excessivamente frutados – assim como não acontece com os vinhos em relação à uva. Estios mais secos de Cider em particular desenvolvem caráter mais complexo, mas menos frutado. Na verdade, um simples caráter de ‘refrigerante de maçã’ ou ‘cooler de vinho’ não é desejável.

- Alguns estilos de Cider exibem sabores ou aromas distintamente NÃO-frutados, como as sobrenotas de ‘bacon defumado’ presentes em uma Cider inglesa seca

- A doçura (açúcar residual, ou AR) de uma Cider ou Perry pode variar de absolutamente secas (sem AR) a de um vinho doce de sobremesa (10%+ AR). Em Ciders mais doces, outros componentes de sabor – particularmente acidez – precisam balancear a doçura. Há três categorias de doçura: a seca tEm menos de 0,9% de AR, o que corresponde a uma gravidade final específica de 1.002 ou menos. A média está na escala entre seca e doce (AR entre 0,9% e 4%, gravidade final entre 1.002 e 1.012 – é também caracterizada como semi-doce. A doce tem mais de 4% de AR, com gravidade aproximada acima de 1.012.

- A acidez é um elemento essencial – precisa ser suficiente para dar uma impressão limpa e refrescante sem enrugar a boca. Acidez (de ácidos málicos e, em alguns casos, láticos) não deve ser confundida com acetificação (se ácido acético – vinagre); o aroma acre e o formigamento na língua, característico da acetificação, é uma falta.

- Ciders e Perries apresentam variações consideráveis de taninos. Isso afeta tanto amargor quanto adstringência. Se produzidos a partir de frutas culinárias ou de mesa, serão tipicamente baixos; apesar disso, algum tanino é desejável para balancear o caráter. O caráter ajudado pelo tanino deve ser principalmente adstringente em vez de amargo. O amargor excessivo é uma falta (e freqüentemente se deve a técnicas de processamento, não às frutas usadas).

Aparência:

- A claridade pode variar de boa a brilhante. A falta de claridade borbulhante não é uma falta, mas partículas visíveis são indesejáveis. Em alguns estilos, uma falta ‘rústica’ de brilho é comum. As Perries são notoriamente difíceis de se clarear; como resultado, uma leve turbidez não chega a ser tida como falta. Entretanto, a presença de brilho tanto na Cider quanto na Perry geralmente indica o estágio inicial de contaminação lática e é uma falta importante.

- A carbonatação pode variar de inteiramente parada ao nível de champagne. Nenhuma ou pouca carbonatação caracteriza o termo ‘parada’. A carbonatação de nível médio é chamada petillant (ligeiramente borbulhante, espumante). Alta carbonatação é caracterizada borbulhante, espumante (sparkling). Nos níveis mais altos de carbonatação, a espuma pode ser retida por um curto período de tempo. Entretanto, espumas abundantes, borbulhantes e difíceis de se lidar são consideradas como falta.

Paladar:

- Em geral, Cidra e Perry têm paladar e riqueza semelhantes ao de um substancial vinho branco. Menos encorpada que uma cerveja. Ciders totalmente borbulhantes serão semelhantes a um Champagne

Ingredientes:

Variedades de maçã e pêra devem ilustrar exemplos comumente suados, e não ditar exigências no feitio do estilo. Em geral, adjuntos são proibidos, exceto onde especificamente permitidas em estilos em particular. Ajudas comuns de processamento, e enzimas, são geralmente permitidas contanto que não sejam detectadas na Cidra finalizada. O levedo usado deve ser natural (o levedo que ocorre nas própria fruta e/ou é retido no equipamento de produção) ou levedo cultivado. É permitida fermentação malolática, de ocorrência natural ou de cultura adicionada. Enzimas podem ser usadas para clareamento de suco antes da fermentação. Acido málico pode ser adicionado a um suco de baixa acidez para trazer a acidez até um nível considerado seguro para evitar contaminação bacteriana e sabores secundários.

- Sal de ácido sórbico pode ser adicionado no engarrafamento para estabilizar a cidra. Entretanto, qualquer aroma/sabor residual do uso errado ou excessivo desse sal (ex: nota de gerânio) é uma falta grave.

- A carbonatação pode ser natural (mantendo a pressão de CO2 através de processamento ou condicionamento na garrafa) ou adicionado (através de uma injeção de CO2)

27 a) COMMON CIDER

Uma cidra comum é feita de maçãs culinárias/de mesa, com maçãs selvagens/silvestres sendo freqüentemente usadas para balanço acidez/taninos.

Aroma/sabor: Cidra doces ou de baixo teor alcoólico pode ter aroma e sabor de maçã. Cidras secas serão mais parecidas com vinho com alguns ésteres. Açúcar e acidez devem combinar-se para dar um caráter refrescante, nem inebriante nem muito austero. Média a alta acidez.

Aparência: clara a brilhante, coloração pálida a dourado médio.

Paladar: corpo médio. Algum tanino pode estar presente para leve a moderada adstringência, com pequeno amargor.

Impressão geral: variável, mas deve ser uma bebida média e refrescante. Cidras doces não devem ser inebriantes. Cidras secas não devem ser muito austeras. Uma cidra ideal serve bem como uma bebida de degustação e acompanha bem uma ampla gama de pratos.

Variedades: Common (Winesap, Macintosh, Golden Delicious, Braeburn, Jonathan), multi-use (Northern Spy, Russets, Baldwin), crabapples, e qualquer variedade selvagem.

Estatísticas vitais:

OG: 1.045-1.065 FG: 1.000-1.020 ABV: 5-8%

Exemplos comerciais: [US] Red Barn Cider Jonagold Semi-Dry and Sweetie Pie (WA), AEppelTreow Barn Swallow Draft Cider (WI), Wandering Aengus Heirloom Blend Cider (OR), Uncle John’s Fruit House Winery Apple Hard Cider (MI), Bellwether Spyglass (NY), West County Pippin (MA), White Winter Hard Apple Cider (WI), Harpoon Cider (MA)

Ilustra a foto de hoje a Bellwether Spyglass, exemplar também encontrado em http://marketviewliquor.com/index-id-53287-a-1.01.html e http://www.ratebeer.com/beer/bellwether-spyglass-hard-cider/64611/

Têm seqüência amanhã a família Standard Cider and Perry com o subestilo English Cider. Até lá!

Cheers!

quarta-feira, 23 de julho de 2008

26c) OPEN CATEGORY MEAD


Um Open Category Mead é uma bebida baseada em mel que combina ou ingredientes de dois ou mais das subcategorias de Mead, ou é um Mead histórico ou nativo (ex: tej, Meads poloneses), ou é um Mead que não se encaixa em qualquer outra categoria. Qualquer Mead experimental ou de especialidade usando fontes adicionais de fermentáveis (ex: xarope de borbo, melado, açúcar mascavo ou néctar de agave), ingredientes adicionais (ex: vegetais, licores, fumaça, etc.), processos alternativos (ex: congelamento, envelhecimento no carvalho) ou outros ingredientes, processos ou técnicas pouco usuais também podem ser apropriadas nessa categoria.

Aroma, aparência, sabor e paladar geralmente seguem as descrições padrão, ainda que todas as características possam variar. Já que uma ampla gama de entradas é possível, as características podem refletir combinações de elementos respectivos das várias sub-categorias usadas nesse estilo.

Impressão geral: esse Mead deve exibir o caráter de todos os ingredientes em graus variáveis e devem mostrar uma boa mistura ou balanço entre os vários elementos de sabor. Quaisquer ingredientes que tenham sido incluídos, o resultado deve ser identificável como uma bebida fermentada baseada em mel.

Exemplos comerciais: Jadwiga, Hanssens/Lurgashall Mead the Gueuze, Rabbit’s Foot Private Reserve Pear Mead, White Winter Cherry Bracket, Saba Tej, Mountain Meadows Trickster’s Treat Agave Mead, Intermiel Rosée

E assim termina a família Other Mead. Começa amanhã a família Standard Cider and Perry, com o subestilo Common Cider. Até lá!


Ilustra o espaço de hoje a Jadwiga Mead, exemplar também encontrado em http://www.liquidsolutions.biz/product/5901346111762.htm


Cheers!

terça-feira, 22 de julho de 2008

26b) BRAGGOT


O Braggot é um Mead feito com malte.

Aroma: dependendo da doçura, força e estilo base da cerveja, um sutil a distintamente identificável caráter de mel e cerveja (versões secas e/ou hidromel tenderão a ter menos aromáticos que versões doces e/ou Sack). O caráter de mel e cerveja/malte deve ser complementar e balanceado, embora nem sempre em um balanço equânime. Se uma variedade de mel for declarada, o aroma deve ter sutil a muito perceptível caráter peculiar refletindo o mel usado (diferentes variedades têm diferentes intensidades e caráter). Se um estilo base de cerveja ou tipo de malte for declarado, o aroma pode ter sutil a bem perceptível caráter refletivo do estilo da cerveja (diferentes estilos e maltes têm diferentes intensidades e caráter). Um aroma de lúpulo (qualquer variedade ou intensidade) é opcional; se presente, deve misturar-se harmoniosamente com os outros elementos. A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Aparência: a descrição padrão não se aplica devido às características de cerveja. A claridade vai de boa a brilhante, embora muitas Braggots não sejam tão claras quanto outras Meads. Pequena a moderada espuma com alguma retenção é esperada. A cor varia de palha clara a marrom escuro ou preto, dependendo da variedade de malte e mel usada. A cor deve ser características do estilo de cerveja declarado e do mel usado. Versões mais fortes podem mostrar sinal de corpo (ex: lágrimas).

Sabor: exibe um caráter balanceado identificável tanto como cerveja quanto um Mead, embora a relativa intensidade de sabores seja grandemente afetada pela doçura, força, estilo-base da cerveja e variedade de mel usada. Se um estilo de cerveja for declarado, o Braggot deve ter algum caráter rastreável ao estilo, embora os sabores sejam diferentes devido à presença de mel. Se uma variedade de mel for declarada, o Braggot deve exibir sutil a destacado caráter peculiar (diferentes variedades têm diferentes intensidades). Braggots mais fortes e/ou mais doces devem ter maior intensidade de sabor que versões mais secas e de menor gravidade. Final e retrogosto irão variar com base no nível de doçura declarado (seco a doce), e pode incluir tanto componentes de cerveja quanto de Mead. Uma ampla gama de características de malte é permitida, de simples maltes básicos a ricos sabores tostados e de caramelo a sabores de chocolate preto e tostagem. Amargor e sabor de lúpulo podem estar presentes, e podem refletir qualquer variedade ou intensidade; entretanto, esse caráter opcional deve sempre ser sugestivo do estilo-base de cerveja e bem misturado com os outros sabores. A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Paladar: a descrição padrão não se aplica devido às características de cerveja. Paladar suave sem adstringência. Corpo pode variar de moderadamente leve a encorpado, dependendo da doçura, força e do estilo-base da cerveja. Meads mais fortes serão mais encorpados. São indesejáveis corpos ralos ou aguados, bem como com doçura bruta e pegajosa. A carbonatação irá variar como descrito na descrição padrão.

Impressão geral: uma harmoniosa mistura de Mead e cerveja, com as características distintas de ambos. Uma ampla gama de resultados é possível, dependendo do estilo base da cerveja, variedade de mel e doçura e força gerais. Sabores de cerveja tendem a mascarar sabores típicos de mel encontrados em outros Meads.

Ingredientes: um Braggot é um Mead padrão feito com mel e malte, fornecendo sabor e extrato fermentável. Originalmente, e alternativamente, uma mistura de Mead e Ale. Um Braggot pode ser feito com qualquer tipo de mel e qualquer tipo de estilo de cerveja. O componente dmalte pode ser derivado de extratos de grãos ou malte. A cerveja pode ou não ser lupulada. Se quaisquer outros ingredientes além de mel e cerveja estiverem no Braggot, deve ser incluída na categoria Open Mead.

Comentários: também conhecido como “Bracket” ou “Brackett”. Os açúcares fermentáveis vêm de um balanço de malte ou extrato de malte e mel, embora o balanço específico esteja aberto à interpretação criativa dos cervejeiros.

Exemplos comerciais: Rabbit’s Foot Diabhal and Bière de Miele, Magic Hat Braggot, Brother Adams Braggot Barleywine Ale, White Winter Traditional Brackett


Ilustra o espaço de hoje a Magic Hat Braggot, exemplar também encontrado em http://ratebeer.com/beer/magic-hat-braggot/17379/


Termina amanhã a família Other Mead com o subestilo Open Category Mead. Até lá!

Cheers!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

26) OTHER FRUIT MEAD 26a) METHEGLIN


O Metheglin é um Mead condimentado.


Aroma: dependendo da doçura e da força, um sutil a distintamente identificável caráter de mel e erva/condimento (versões secas e/ou hidromel terão menos aromas que versões doces e/ou Sack). O caráter de erva/condimento deve exibir aromas distintos associados às ervas/condimentos em particular; entretanto, algumas ervas/condimentos (ex: gengibre, canela) têm aromas mais fortes e se destacam mais que outros (ex: camomila, lavanda) – permitem uma gama de caráter de erva/condimento e intensidade que vão de sutil a agressivo. O caráter de erva/condimento deve ser agradável e auxiliar, não artificial e inapropriadamente dominante (considerando o caráter da erva/condimento). Em um Metheglin misturado de erva/condimento, nem todas as ervas/condimentos podem ser individualmente identificável ou estarem presentes em igual intensidade. O aroma de mel deve ser perceptível e pode ter leve a significativa doçura, que pode expressar o aroma de néctar de flor. Se uma variedade de mel for declarada, o aroma pode ter sutil a muito perceptível caráter peculiar, refletindo o mel usado (diferentes variedades têm diferentes intensidades e caráter). O bouquet deve mostrar um agradável caráter de fermentação, com aromas limpos e frescos sendo preferidos. Versões mais fortes e/ou mais doces terão mais álcool e doçura no olfato. Algumas ervas e condimentos podem produzir fenólicos condimentados ou apimentados. A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Aparência: se aplica a descrição padrão, com exceção do fato que a cor usualmente não será afetada por condimentos e ervas (embora flores, pétalas e pimentas possam fornecer cores sutis; misturas de chás podem fornecer cores significativas).

Sabor: a intensidade do sabor de erva/condimento pode variar de sutil a alta; a intensidade do sabor de mel pode variar de sutil a alta; a doçura residual pode variar de nenhuma a alta; e o final pode oscilar de seco a doce, dependendo de qual nível de doçura tenha sido declarado (seco a doce) e que nível de força tenha sido declarado (hidromel a Sack). O caráter de um sabor distinto associado às ervas/condimentos em particular pode oscilar em intensidade de sutil a agressivo (embora algumas ervas/condimentos possam não ser reconhecidos individualmente e possam servir apenas para adicionar uma complexidade secundária). Certas ervas e condimentos podem adicionar sabores amargos, adstringentes, fenólicos ou condimentos (quentes); se presentes, essas qualidades devem ser relacionadas aos ingredientes declarados (caso contrário, são consideradas faltas) e devem balancear e misturar-se com o mel, doçura e álcool. Os Metheglin que contêm mais que uma erva/condimento devem ter um bom balanço entre diferentes ervas/condimentos, embora algumas ervas/condimentos tendam a dominar o perfil do sabor. Um Metheglin pode ter sutil a forte caráter de mel, e pode exibir perceptível a destacado caráter peculiar se um tipo variado de mel for declarado (diferentes variedades têm diferentes intensidades). A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Paladar: se aplica a descrição padrão. Algumas ervas ou condimentos podem conter taninos que adicionar um tanto de corpo e alguma adstringência, mas esse caráter não deve ser excessivo.

Impressão geral: em exemplos bem feitos do estilo, as ervas/condimentos são tanto distintos como bem incorporados ao balanço mel-doce-ácido-tanino-álcool do Mead. Diferentes tipos de ervas/condimentos podem resultar em características amplamente diferentes, permitindo uma variação no produto final.

Ingredientes: se aplica a descrição padrão. Um Metheglin é um Mead padrão feito com a adição de condimentos ou ervas. Meads feitos com flores (como o Rhodomel, feito com pétalas de rosa), chocolate, café, nozes ou pimenta chilli (capsimel/capsicumel) também podem ser inseridos nessa categoria, bem como Meads feitos com uma mistura de condimentos. Se condimentos forem usados em combinação com outros ingredientes como frutas, cidra ou outros fermentáveis, então o Mead deve ser incluído na categoria Open Mead.

Comentários: frequentemente, uma mistura de condimentos pode dar um caráter maior que a soma de suas partes. Os melhores exemplos desse estilo usam ervas/condimentos sutilmente e quando mais de um é usado, eles são cuidadosamente selecionados de modo que se misturem harmoniosamente.

Exemplos comerciais: Bonair Chili Mead, Redstone Juniper Mountain Honey Wine, Redstone Vanilla Beans and Cinnamon Sticks Mountain Honey Wine, Long Island Meadery Vanilla Mead, iQhilika Africa Birds Eye Chilli Mead, Mountain Meadows Spice Nectar


Ilustra o espaço de hoje o Mountain Meadows Spice Nectar, exemplar também localizado em

http://ratebeer.com/beer/mountain-meadows-spice-nectar/34875/


Continua amanhã a família Other Mead com o subestilo Braggot. Até lá!

Cheers!

sábado, 19 de julho de 2008

25c) OTHER FRUIT MELOMEL


Aroma: dependendo da doçura e força, um sutil a distintamente identificável caráter de mel e fruta (versões secas e/ou hidromel tenderão a ter menos aromas que versões doces ou Sack).O caráter de fruta deve exibir aromas distintos associados a uma fruta em particular; entretanto, algumas frutas (ex: framboesa, morango) – permitem uma escala de caráter e intensidade de fruta que vai de sutil a agressiva. O caráter de fruta deve ser agradável e auxiliar, não artificial e inapropriadamente dominante (considerando o caráter da fruta). Em um Melomel de fruta misturado, nem todas as frutas podem ser individualmente identificável ou apresentarem intensidades iguais. O aroma de mel deve ser perceptível e pode ter leve a significativa doçura que pode expressar o aroma de néctar de flor. Se uma variedade de mel for declarada, o aroma pode ter sutil a bem perceptível caráter peculiar, refletindo o mel usado (diferentes variedades têm diferentes intensidades e caráter). O bouquet deve mostrar agradável caráter de fermentação, com aromas limpos e frescos sendo preferíveis. Versões mais fortes e/ou mais doces trarão mais álcool e doçura ao nariz. Algum azedume pode estar presente se já existir naturalmente na fruta usada, mas não deve ser inapropriadamente intenso. A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Aparência: se aplica a descrição padrão, exceto com relação a cor, que pode assumir uma ampla gama de cores, dependendo da variedade das frutas e méis usados. Para variedades de cor clara com frutas que exibam cores distintas, a coloração deve ser perceptível. A cor da fruta em uma Mead é freqüentemente mais clara que a carne da fruta em si e pode assumir tonalidades ligeiramente diferentes. Produtos feitos com frutas de cor mais clara também podem assumir a cor de méis particulares. Em Meads que produzem espuma, a mesma também pode assumir um pouco da fruta da cor.

Sabor: a intensidade dos sabores de fruta e mel pode variar de sutil a alta; a doçura residual pode variar de nenhuma a alta; e o final pode oscilar de seco a doce, dependendo do nível de doçura declarado (seco a doce) e o teor alcoólico declarado (Hidromel a Sack). Acidez natural e taninos em algumas frutas e a pele da fruta podem dar algum azedume e adstringência para balancear doçura, sabor de mel e álcool. Um Melomel pode ter sutil a forte caráter de mel, e pode apresentar perceptível a destacado caráter peculiar se uma variedade diferente de mel for declarada (diferentes variedades têm diferentes intensidades). O caráter de um sabor distinto associado à(s) fruta(s) em particular deve ser perceptível, e pode oscilar em intensidade de sutil a agressivo. O balanço da fruta com o Mead implícito é vital e o caráter de fruta não deve ser artificial nem inapropriadamente dominante. Em um Melomel de fruta misturado, nem todas as frutas podem ser identificáveis individualmente ou estarem presentes em iguais intensidades.

Paladar: se aplica a descrição padrão. A maioria será semelhante à vinho. Alguma acidez natural e/ou adstringência estarão por vezes presentes (de algumas frutas ou então da pele das mesmas) e ajuda a balancear a impressão geral. Os taninos da fruta podem dar corpo bem como alguma adstringência. Altos níveis de adstringência são indesejáveis. A acidez e os níveis de adstringência devem refletir um tanto da fruta usada.

Impressão geral: em exemplos bem feitos do estilo, a fruta é tanto distinta como bem incorporada ao balanço mel-doce-ácido-tanino-álcool do Mead. Diferentes tipos de fruta podem resultar em características amplamente diferentes; permitem uma variação no produto final.

Ingredientes: se aplica a descrição padrão. Um Melomel é um Mead padrão feito com a adição de outras frutas ou suco de frutas. Deve haver uma atraente mistura de fruta e caráter de mel, mas não necessariamente em um balanço exato. Um Melomel pode ser feito com uma mistura de frutas; entretanto,um Melomel que é condimentado ou contém outros ingredientes deve ser incluído na categoria Open Mead. Tipos de Melomel feitos com maçã ou uva devem ser incluídos nas categorias Cyser ou Pyment, respectivamente.

Comentários: geralmente um bom balanço tanino-doçura é desejável, embora exemplos bem secos e bem doces existam. Algumas frutas, notavelmente mais escuras, como amoras, podem contribuir com uma presença de taninos semelhante à de vinhos tintos. Algumas propriedades oxidativas podem ser apropriadas em certos Meads de frutas, dando-lhes caráter de sherry ou vinho do Porto.

Exemplos comerciais: White Winter Blueberry, Raspberry and Strawberry Melomel, Redstone Black Raspberry and Sunshine Nectars, Bees Brothers Raspberry Mead, Intermiel Honey Wine and Raspberries, Honey Wine and Blueberries, and Honey Wine and Blackcurrants, Long Island Meadery Blueberry Mead, Mountain Meadows Cranberry and Cherry Meads


Ilustra o espaço de hoje o Mountain Meadows Cranberry Mead, exemplar também encontrado em http://ratebeer.com/beer/mountain-meadows-cranberry-mead/34876/


E assim termina a família Melomel. Amanhã começa a família Other Mead, com o subestilo Metheglin. Até lá!


Cheers!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

25b) PYMENT


O Pyment é um melomel feito com uvas (geralmente do suco).


Aroma: dependendo da doçura e da força, um sutil a distintamente identificável caráter de mel e uva/vinho (versões secas e/ou hidromel tenderão a ter menos aromas que versões doces ou mais fortes) O caráter de uva/vinho deve ser limpo e destacado; pode expressar uma cama de caráteres baseados em uva oscilando de uma frutagem sutil a um caráter singular de uva (se declarado) a uma complexa mistura de uva ou aromas de vinho. Algumas notas complexas, condimentadas, lembrando grama ou terra podem estar presentes (como no vinho). O aroma de mel deve ser perceptível, e pode ter leve a significativa doçura que pode expressar o aroma de néctar de flor. Se uma variedade de mel for declarada, o aroma pode ter sutil a muito perceptível caráter peculiar, refletindo o uso de mel (diferentes variedades têm diferentes intensidades e caráteres). O bouquet deve mostrar um agradável caráter de fermentação, com aromas limpos e frescos sendo preferíveis. Versões mais fortes e/ou mais doces terão maior presença de álcool e doçura no olfato. Fenólicos ligeiramente condimentados de certas variedades de uva bordô são aceitáveis (ambas são opcionais). A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Aparência: se aplica a descrição padrão, exceto em relação à cor, que pode oscilar de palha claro a roxo-vermelho escuro, dependendo da variedade de uvas e mel usada. A cor deve ser característica da variedade ou tipo de uva usada, embora variedades de uvas claras possam assumir cores derivadas da variedade de mel.

Sabor: a intensidade do sabor de uva/vinho e mel pode variar de sutil a alta; a doçura residual pode variar de nenhuma a alta; e o final pode oscilar de seco a doce, dependendo de qual nível de doçura tenha sido declarado (seco a doce) e que nível de teor alcoólico tenha sido declarado (Hidromel a Sack). A acidez natural e o tanino presente nas uvas podem ar algum azedume e adstringência para balancear doçura, sabor de mel e álcool. Uma Pyment pode ter sutil a forte caráter de mel e pode apresentar perceptível a destacado caráter peculiar se um mel variado for declarado (diferentes variedades têm diferentes intensidades). Dependendo da variedade de uva, alguns sabores frutados, condimentados, amanteigados, florais, lembrando grama, terra ou minerais, podem estar presentes. A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Paladar: se aplica a descrição padrão. Lembra vinho. Alguma acidez natural está usualmente presente (das uvas) e ajuda a balancear a impressão geral. Taninos de uva e casca de uva podem ajudar a dar corpo, bem como alguma adstringência, embora esse caráter não deva ser excessivo. Envelhecimentos mais longos podem suavizar a adstringência proveniente dos taninos.

Impressão geral:o, com aromas limpos e frescos sendo preferrentes variedades temuito percepts (como no vinho). em exemplos bem feitos do estilo, a uva é tanto destacadamente vinhosa como bem incorporada ao balanço mel-doce-ácido-tanino-álcool do Mead. Versões brancas e vermelhas podem ser bem diferentes e a impressão geral deve ser característica do tipo de uvas usadas e sugestivas de um vinho variado similar.

Ingredientes: se aplica a descrição padrão. Uma Pyment é um Mead padrão feito com adição de uvas ou suco de uva. Alternativamente, a Pyment pode ser um vinho caseiro baseado em uva e adocicado com mel, ou um Mead misturado com vinho caseiro baseado em uva depois da fermentação. Uma Pyment condimentada(hippocras) ou uma Pyment com outros ingredientes deve ser incluída na categoria Open Mead.

Comentários:deve haver uma mistura atraente da fruta e do caráter de mel, mas não necessariamente um balanço exato. Geralmente um bom balanço tanino-doçura é desejado, embora exemplos muitos secos e/ou doces existam.

Exemplos comerciais: Redstone Pinot Noir e White Pyment Mountain Honey Wines

Ilustra o espaço de hoje o White Pyment Mountain Honey Wine, exemplar também encontrado em http://www.redstonemeadery.com/store/catalog/White-Pyment-Honey-Wine-with-Grape-Wine-750-mL-p-8.html

Termina amanhã a família Melomel com o subestilo Other Fruit Mead. Até lá!


Cheers!


quinta-feira, 17 de julho de 2008

25) MELOMEL (FRUIT MEAD) 25a) CYSER


A Cyser é um melomel feito com maçãs (geralmente cidra).

Aroma: dependendo da doçura e da força, um caráter de maçã/cidra que vai de sutil a distintamente identificável (versões secas e/ou hidromel tenderão a ter menos aromas que as versões doces ou mais fortes). O caráter de maçã/cidra deve ser limpo e distinto; pode expressar uma gama de caráter baseado em maçã, oscilando de uma frutagem sutil a um singular caráter de maçã (se declarado) a uma complexa mistura aromática de maçãs. Algumas notas condimentadas ou lembrando terra podem estar presente, bem como um ligeiro caráter enxofrado. O aroma de mel deve ser perceptível e pode ter leve a significativa doçura que pode expressar o aroma de néctar de flor. Se uma variedade de mel for declara, o aroma pode ter um caráter variado sutil a bem perceptível, refletivo do mel usado (diferentes variedades têm diferentes intensidades e caráter). O bouquet deve mostrar um agradável caráter de fermentação, com aromas limpos e frescos sendo preferíveis. Versões mais fortes ou mais doces terão maior teor de álcool e doçura no olfato. Fenólicos ligeiramente condimentados de certas variedades de maçã são aceitáveis, como se um leve caráter de diacetil proveniente de uma fermentação lática (ambos são opcionais). A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Aparência: se aplica a descrição padrão, com exceção da cor, que pode oscilar de palha claro a âmbar dourado escuro (a maior parte vai de amarelo a dourado), dependendo da variedade de mel e da mistura de maçãs e cidras usada.

Sabor: a intensidade do sabor de maçã e mel pode variar de nenhuma a alta; a doçura residual pode variar de nenhuma a alta; e o final pode oscilar de seco a doce, dependendo de qual nível de doçura foi declarado (seco a doce) e de qual nível de força foi declarado (hidromel a forte). A acidez natural e o tanino presente nas maçãs podem dar algum azedume e adstringência para balançar doçura, sabor de mel e álcool. Uma Cyser pode ter um caráter de mel sutil a forte e pode apresentar um caráter específico perceptível a destacado se uma variedade diferente de mel for declarada (diferentes variedades têm diferentes intensidades). Fenólicos ligeiramente condimentados do uso de certas variedades de maçã são aceitáveis, bem como um leve caráter de diacetil proveniente de uma fermentação lática e ligeiro caráter de enxofre (todos são opcionais). A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Paladar: se aplica a descrição padrão. Geralmente se parece com vinho. Alguma acidez natural está usualmente presente (da mistura de maçãs) e ajuda a balancear a impressão geral. Algumas maçãs podem fornecer adstringência natural, mas esse caráter não deve ser excessivo.

Impressão geral: em exemplos bem feitos do estilo a fruta é tanto destacada como bem incorporada ao balanço mel-doce-ácido-tanino-álcool das Mead. Alguns dos melhores exemplos fortes têm o sabor e o aroma de um Calvados (brandy de maçã oriundo do norte da França) envelhecido, enquanto versões sutis e secas podem ter um sabor similar ao de muitos vinhos brancos finos.

Ingredientes: se aplica a descrição padrão. O Cyser é um Mead padrão feito com a adição de maçãs ou suco de4 maçã. Tradicionalmente, são feitos com a adição de mel a suco de maçã sem água adicional. Uma Cyser condimentada ou com outros ingredientes deve ser incluída na categoria Open Mead.

Comentários: deve haver uma mistura atrativa de fruta e mel, mas não necessariamente um balanço exato. Geralmente um bom balanço entre tanino e doçura é desejado, embora existam exemplos bem secos e doces. Produtos com relativamente baixa proporção de mel devem ser incluídos na categoria Specialty Cider.

Exemplos comerciais: White Winter Cyser, Rabbit’s Foot Apple Cyser, Long Island Meadery Apple Cyser



Ilustra o espaço de hoje o rótulo da White Winter Cyser, exemplar também encontrado em http://ratebeer.com/beer/white-winter-cyser/32223/

Continua amanhã a família Melomel com o subestilo Pyment. Até lá!

Cheers!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

24c) SWEET MEAD


Aroma: o aroma de mel deve dominar, frequentemente indo de moderadamente a fortemente doce e usualmente expressa o aroma de néctar de flor. Se uma variedade de mel é declarada, o aroma pode ter um caráter específico que oscila entre sutil a muito perceptível, refletindo o mel (diferentes variedades tem diferentes intensidades e caráter). A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Aparência: se aplica a descrição padrão.

Sabor: moderado a significativo caráter de mel, e pode apresentar moderado a destacado caráter específico se um mel variado for declarado (diferentes variedades têm diferentes intensidades). Moderada a alta doçura residual com final doce e encorpado (mas não pegajoso). Características enxofradas, severas ou levedadas são indesejáveis. A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Paladar: se aplica a descrição padrão, embora o corpo geralmente vá de médio-cheio a cheio. Meads mais fortes serão mais encorpadas. Muitas se parecem com vinhos de sobremesa. Sensações de corpo não devem ser acompanhadas por doçura residual bruta e inebriante.

Impressão geral: similar em balanço, corpo, final e intensidade do sabor a um vinho de sobremesa bem feito (como o Sauternes), com uma agradável mistura de caráter de mel, doçura residual, suaves ésteres frutados e álcool limpo. Complexidade, harmonia e balanço de elementos sensoriais são bem desejáveis, sem inconsistências em cor, aroma, sabor ou retrogosto. O balanço apropriado de doçura, acidez, álcool e caráter de mel é a medida final essencial de qualquer Mead.

Ingredientes: se aplica a descrição padrão. Meads tradicionais apresentam o caráter de um mel misturado ou de uma mistura de méis. Meads específicos apresentam o caráter distinto de certos tipos de mel. Meads para apresentações não contém aditivos.

Exemplos comerciais : Lurgashall Christmas Mead, Chaucer’s Mead, Rabbit’s Foot Sweet Wildflower Honey Mead, Intermiel Benoîte

Ilustra o espaço de hoje o rótulo de Intermiel Benoite, encontrado em http://www.ratebeer.com/beer/intermiel-beno%EEte/41595/

E assim termina a família Traditional Mead. Começa amanhã a família Melomel (Fruit Mead), com o subestilo Cyser. Até lá!

Cheers!

terça-feira, 15 de julho de 2008

24b) SEMI-SWEET MEAD


Aroma: o aroma de mel deve ser perceptível e pode ter uma leve doçura que expressa o aroma do néctar de uma flor. Se uma variedade de mel é declarada, o aroma pode ter um caráter variado que oscila de sutil a muito perceptível, como reflexão do mel usado (diferentes variedades têm diferentes intensidades e caráter). A descrição padrão se aplica para o restante das características.

Aparência: se aplica a descrição padrão.

Sabor: sutil a moderado caráter de mel e pode apresentar sutil a perceptível caráter variado se um mel variado é declarado (variedades diferentes têm intensidades diferentes). Doçura residual sutil a moderada, com final médio-seco. Características enxofradas, severas ou levedadas de fermentação são indesejáveis. A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Paladar: a descrição padrão se aplica, embora o corpo seja geralmente médio-leve a médio-cheio. Meads mais fortes terão mais corpo. Sensações de corpo não devem ser acompanhadas de uma doçura residual que seja mais alta que moderada.

Impressão geral: similar em balanço, corpo, final e intensidade do sabor a um vinho branco semidoce (ou médio-seco), com uma agradável mistura de caráter de mel, leve doçura, suaves ésteres frutados e álcool limpo. Complexidade, harmonia e balanço de elementos sensoriais são mais desejáveis, sem inconsistências em cor, aroma, sabor ou retrogosto. O balanço apropriado de doçura, acidez, álcool e caráter de mel é a medida essencial de qualquer Mead.

Ingredientes: se aplica a descrição padrão. Meads tradicionais apresentam o caráter de um mel misturado ou de uma mistura de méis. Meads específicos apresentam o destacado caráter de certos tipos de mel. Meads para apresentações não contêm aditivos.

Exemplos comerciais: Lurgashall English Mead, Redstone Traditional Mountain Honey Wine, Sky River Semi-Sweet Mead, Intermiel Verge d’Or and Mélilot

Ilustra o espaço de hoje o rótulo da Redstone Traditional Mountain Honey Wine, exemplar também encontrado em
http://ratebeer.com/beer/redstone-traditional-mountain-honey-wine/28299/

Termina amanhã a família Traditional Mead com o subestilo Sweet Mead. Até lá!

Cheers!


segunda-feira, 14 de julho de 2008

24) TRADICIONAL MEAD 24a) DRY MEAD


Antes de começar o subestilo desse novo estilo, algumas diretrizes gerais dos Mead devem ser consideradas:


Atributos importantes que precisam ser especificados:
Doçura: uma Mead pode ser seca, semi-doce ou doce. A doçura simplesmente se refere ao volume de açúcar residual na Mead. A doçura é freqüentemente confundidas com frutagem nas Mead secas. O corpo é relacionado à doçura, mas Meads secas também podem ter algum corpo. Meads secas não precisam ser extremamente secas. Meads doces não precisam ser pegajosamente doces e não devem ter caráter bruto e não fermentado de mel. A doçura independe da força.
Carbonatação: uma Mead pode ser parada, levemente espumante ou espumante. As Meads paradas não necessariamente são totalmente ‘chocas’; elas também podem apresentar bolhas bem pequenas. Meads levemente espumantes têm um volume moderado e perceptível de carbonatação. Meads espumantes/borbulhantes não chegam a jorrar, mas podem ter um caráter que vai de consistente a semelhante ao de champagnes e/ou refrigerantes.
Força: uma Mead pode ser categorizadas como Hydromel, padrão ou de força máxima. A força se refere ao teor alcoólico da Mead (e também ao volume de mel e fermentáveis usado para fazê-la). Meads mais fortes devem ter maior caráter de mel e corpo (bem como teor alcoólico) que Meads mais fracas, embora essa não seja uma regra estrita.
Variedade de mel: alguns tipos de mel tem forte caráter variado (aroma, sabor, cor, acidez).
Ingredientes especiais: diferentes subestilos podem incluir frutas, condimentos, malte, etc.
Aparência: a claridade vai de boa a brilhante. Exemplos claríssimos e refletivos com ‘meia-lua’ brilhante e distinta são altamente desejáveis. São indesejáveis partículas observáveis (até mesmo em exemplos claros). Exemplos altamente carbonatados usualmente terão espuma de curta duração, similares à de um champagne ou refrigerante. Alguns aspectos de formação de espuma ou bolhas que podem ser observados e comentados incluem tamanho (grande ou pequeno), persistência, quantidade, velocidade de formação e aparência ou qualidade da permanência da espuma. Os componentes de bolhas ou espuma irão variar grandemente dependendo do nível de carbonatação, ingredientes e tipo de Mead. Em geral, bolhas menores são mais desejáveis e indicam maior qualidade que as bolhas menores. As cor pode variar imensamente dependendo da variedade do mel e outros ingredientes opcionais (ex: fruta, malte). Algumas variedades de mel são quase claras, embora ou8tras possam ser marrom-escuras. A maior parte vai de cor de palha a dourado. Se nenhuma variedade de mel for declaradas, quase qualquer cor é aceitável. Se uma variedade de mel for declarada, a cor deve geralmente sugerir qual mel foi usado. Devem ser consideradas tonalidade, saturação e pureza da cor. Versões mais fortes podem mostrar sinais de corpo, mas níveis mais altos de carbonatação podem interferir nessa percepção.
Aroma: a intensidade do aroma de mel irá variar baseada na doçura e na força do Mead. Versões mais fortes ou mais doces podem ter um caráter mais forte de mel que em versões mais secas ou mais fracas. Variedades diferentes de mel têm diferentes intensidades e caráter; alguns (ex: folha de laranjeira, fagópiro) são mais identificáveis que outros (ex: abacate, folha de palmeira). O aroma pode ser similar ao de vinho e pode incluir notas frutas, florais ou condimentadas. O bouquet (aromas ricos e complexos surgem da combinação de ingredientes, fermentação e envelhecimento) devem mostrar um agradável caráter de fermentação, com aromas limpos e frescos sendo preferíveis a notas sujas, levedadas ou enxofradas. Um bouquet multifacetado, também conhecido como complexidade ou profundidade, é um atributo positivo. Aromas fenólicos ou de diacetil não devem estar presentes. Aromas severos ou químicos não devem estar presentes. Pode estar presente uma leve oxidação, dependendo da idade, e pode resultar em notas a la sherry, que são aceitáveis em níveis baixos a moderados. Um excessivo casráter de sherry é considerado falta na maioria dos estilos (exceto em certas especialidades polonesas, ou outros Meads almejando um caráter de sherry). É indesejável oxidação que resulte em um caráter que lembre papel. Aromas alcoólicos podem estar presentes, mas sobrenotas quentes, solventes ou irritantes são um defeito. A harmonia e o balanço de aroma e bouquet deve ser agradável e cativante.
Sabor: a intensidade do sabor do mel irá variar dependendo das doçura e da força do Mead. Versões mais fortes e mais doces terão sabor mais forte de mel que versões mais ecas e mais fracas. Diferentes variedades de mel têm diferentes intensidades e caráter; alguns (ex: flor de laranjeira, fagópiro) são mais identificáveis que outros (ex: açafroa, folha de palmeira). O nível de doçura residual irá variar com a doçura do Mead; Meads secos não terão açúcar residual, os doces terão doçura perceptível a destacadas, os semi-doces terão uma doçura balanceada. Em nenhum caso a doçura residual deve ser xaroposa, enjoativa ou parecer como mel não-fermentado. Quaisquer aditivos, como ácido ou tanino, deve incrementar o sabor de mel e dar balanço ao caráter geral do Mead, mas não ser excessivamente azedo ou adstringente. Sabores artificiais, químicos, severos, fenólicos ou amargos são defeitos. Carbonatação mais alta incrementa a acidez e dá uma ‘mordida’ ao final. O retrogosto deve ser avaliado; finais mais longos geralmente são mais desejados. Um sabor multifacetado, também conhecdido como co9mplexidade ou profundidade, é um atributo positivo. Levedo ou características de fermentação oscilam de zero a perceptíveis, com sabores de éster, limpos e frescos sendo mais desejáveis. Sabores de álcool devem ser suaves e bem envelhecidos, não severos ou solventes. Leve oxidação pode estar presente, dependendo da idade, mas um caráter excessivo de sherry ou papel deve ser evitado. Envelhecimento e condicionamento geralmente suaviza os sabores e cria um produto mais elegante, misturado e redondo sabores tendem a se tornar mais sutis com o passar do tempo e podem deteriorar-se com envelhecimento estendido.
Paladar: textura suave. Exemplos bem feitos freqüentemente terão elegante caráter de vinho. O corpo pode variar imensamente, embora a maioria seja médio-leve a médio-cheia. O corpo geralmente aumenta em Meads mais fortes/doces e por vezes pode ser bem encorpado e pesado. Similarmente, o corpo geralmente diminui com gravidades mais baixas e/ou Meads mais secas, e em alguns casos pode ser bem leve. Sensações de corpo não devem ser acompanhadas por uma doçura excessivamente pegajosa (até mesmo em Meads doces). Um corpo muito ralo ou aguado é também indesejável. Alguma acidez natural está geralmente presente (particularmente nas variedades baseadas em frutas). Baixos níveis de adstringência está presente em alguns casos (de frutas ou condimentos específicos, chá, aditivos químicos ou envelhecimento em carvalho). Acidez e ajuda de taninos balanceiam o níveis gerais de mel, doçura e apresentação de álcool. A carbonatação pode variar imensamente. Meads ‘parados’ podem ter um nível bem leve de carbonatação, Meads ligeiramente carbonatados podem ter bolhas perceptíveis e versões altamente carbonatadas podem ter níveis consistentes à semelhantes aos de champagne e refrigerantes. Altas carbonatações irão incrementar a acidez e dar uma ‘mordida ao final’. Uma presença aquecedora de álcool está presente com freqüência e esse caráter usualmente aumenta com o teor alcoólico (embora a sensação possa ser suavizada por um envelhecimento estendido).
Impressão geral: uma ampla gama de resultados é possível, mas exemplos bem feitos terão um adorável balanço de sabores de mel, doçura, acidez, taninos e álcool. Força, doçura e idade afetam grandemente a apresentação geral. Quaisquer ingredientes especiais devem ser bem misturados com os outros ingredientes e levam a um harmonioso produto final.
Ingredientes: o Mead é feito primariamente de mel, água e levedo. Alguns ajustes mínimos em acidez e taninos pode ser feitos com frutas cítricas, chá, químicos ou o uso de envelhecimento em carvalho; entretanto, esses aditivos não devem ser prontamente discerníveis no sabor ou aroma. Nutrientes de levedo podem ser usados mas não devem ser detectados.
Estatísticas vitais:
OG:
Hydromel: 1.035 – 1.0.80
Padrão: 1.080 – 1.120
Forte: 1.120-1.170
ABV:
Hydromel: 3.5 – 7.5%
Padrão: 7.5 – 14%
Forte: 14 – 18%
FG:
Seco: 0.990 – 1.010
Semi-doce: 1.010 – 1.025
Doce: 1.025 – 1.050
IBUs: é relevante apenas para a variedade Braggot, mas lúpulos para dar amargor são opcionais até mesmo nesse estilo.
SRM: basicamente irrelevante já que o mel vai de quase claro a marrom escuro. Melomel e Pyment podem ter tonalidade laranja, vermelha, Pink e/ou roxa. Os Cyser são quase sempre dourados. Os Braggots, de amarelos a pretos. Em todos os casos, a cor deve refletir os ingredientes usados (tipo de mel, fruta e/ou malte).

DRY MEAD


Aroma: o aroma de mel pode ser sutil, embora nem sempre identificável. Doçura ou significativo aroma de mel não deve ser esperado. Se uma variedade de mel for declarada, a variedade deve se destacar (se for perceptível). Diferentes tipos de mel têm diferentes intensidade e características. A descrição padrão se aplica para o restante das características.
Aparência: a descrição padrão se aplica.
Sabor: caráter sutil de mel (caso haja), e pode apresentar caráter variável sutil a perceptível se um mel variado for declarado (diferentes variedades tem diferentes intensidades). Nenhuma a mínima doçura residual com final seco. Características enxofradas, fortes ou levedadas de fermentação são indesejáveis. A descrição padrão se aplica para o restante das características.
Paladar: a descrição padrão se aplica, embora o corpo geralmente vá de leve a médio. Meads mais fortes serão mais encorpadas. A sensação de corpo não deve ser acompanhada por uma doçura residual perceptível.
Impressão geral: similar em balanço, corpo, final e intensidade do sabor a um vinho branco seco, com uma agradável mistura de caráter sutil de mel, suaves ésteres frutados e álcool limpo. Complexidade, harmonia e balanço de elementos sensoriais são mais desejáveis, sem inconsistências na cor, aroma, sabor e retrogosto. O balanço apropriado de doçura, acidez, álcool e caráter de mel é a medida final essencial de qualquer Mead.
Ingredientes: se aplica a descrição padrão. Meads tradicionais apresentar o caráter de um mel misturado ou de uma mistura de méis. Meads variados apresentam o caráter distinto de certos tipos de mel. Meads para apresentações não contém aditivos.
Exemplos comerciais: Lurgashall Christmas Mead, Chaucer’s Mead, Rabbit’s Foot Sweet Wildflower Honey Mead, Intermiel Benoîte


Ilustra o espaço de hoje a Lurgashall Christmas Mead, exemplar também encontrado em



Continua amanhã a família Traditional Mead com o subestilo Semi-sweet Mead. Até lá!


Cheers!