sexta-feira, 18 de julho de 2008

25b) PYMENT


O Pyment é um melomel feito com uvas (geralmente do suco).


Aroma: dependendo da doçura e da força, um sutil a distintamente identificável caráter de mel e uva/vinho (versões secas e/ou hidromel tenderão a ter menos aromas que versões doces ou mais fortes) O caráter de uva/vinho deve ser limpo e destacado; pode expressar uma cama de caráteres baseados em uva oscilando de uma frutagem sutil a um caráter singular de uva (se declarado) a uma complexa mistura de uva ou aromas de vinho. Algumas notas complexas, condimentadas, lembrando grama ou terra podem estar presentes (como no vinho). O aroma de mel deve ser perceptível, e pode ter leve a significativa doçura que pode expressar o aroma de néctar de flor. Se uma variedade de mel for declarada, o aroma pode ter sutil a muito perceptível caráter peculiar, refletindo o uso de mel (diferentes variedades têm diferentes intensidades e caráteres). O bouquet deve mostrar um agradável caráter de fermentação, com aromas limpos e frescos sendo preferíveis. Versões mais fortes e/ou mais doces terão maior presença de álcool e doçura no olfato. Fenólicos ligeiramente condimentados de certas variedades de uva bordô são aceitáveis (ambas são opcionais). A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Aparência: se aplica a descrição padrão, exceto em relação à cor, que pode oscilar de palha claro a roxo-vermelho escuro, dependendo da variedade de uvas e mel usada. A cor deve ser característica da variedade ou tipo de uva usada, embora variedades de uvas claras possam assumir cores derivadas da variedade de mel.

Sabor: a intensidade do sabor de uva/vinho e mel pode variar de sutil a alta; a doçura residual pode variar de nenhuma a alta; e o final pode oscilar de seco a doce, dependendo de qual nível de doçura tenha sido declarado (seco a doce) e que nível de teor alcoólico tenha sido declarado (Hidromel a Sack). A acidez natural e o tanino presente nas uvas podem ar algum azedume e adstringência para balancear doçura, sabor de mel e álcool. Uma Pyment pode ter sutil a forte caráter de mel e pode apresentar perceptível a destacado caráter peculiar se um mel variado for declarado (diferentes variedades têm diferentes intensidades). Dependendo da variedade de uva, alguns sabores frutados, condimentados, amanteigados, florais, lembrando grama, terra ou minerais, podem estar presentes. A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Paladar: se aplica a descrição padrão. Lembra vinho. Alguma acidez natural está usualmente presente (das uvas) e ajuda a balancear a impressão geral. Taninos de uva e casca de uva podem ajudar a dar corpo, bem como alguma adstringência, embora esse caráter não deva ser excessivo. Envelhecimentos mais longos podem suavizar a adstringência proveniente dos taninos.

Impressão geral:o, com aromas limpos e frescos sendo preferrentes variedades temuito percepts (como no vinho). em exemplos bem feitos do estilo, a uva é tanto destacadamente vinhosa como bem incorporada ao balanço mel-doce-ácido-tanino-álcool do Mead. Versões brancas e vermelhas podem ser bem diferentes e a impressão geral deve ser característica do tipo de uvas usadas e sugestivas de um vinho variado similar.

Ingredientes: se aplica a descrição padrão. Uma Pyment é um Mead padrão feito com adição de uvas ou suco de uva. Alternativamente, a Pyment pode ser um vinho caseiro baseado em uva e adocicado com mel, ou um Mead misturado com vinho caseiro baseado em uva depois da fermentação. Uma Pyment condimentada(hippocras) ou uma Pyment com outros ingredientes deve ser incluída na categoria Open Mead.

Comentários:deve haver uma mistura atraente da fruta e do caráter de mel, mas não necessariamente um balanço exato. Geralmente um bom balanço tanino-doçura é desejado, embora exemplos muitos secos e/ou doces existam.

Exemplos comerciais: Redstone Pinot Noir e White Pyment Mountain Honey Wines

Ilustra o espaço de hoje o White Pyment Mountain Honey Wine, exemplar também encontrado em http://www.redstonemeadery.com/store/catalog/White-Pyment-Honey-Wine-with-Grape-Wine-750-mL-p-8.html

Termina amanhã a família Melomel com o subestilo Other Fruit Mead. Até lá!


Cheers!


Nenhum comentário: