quarta-feira, 9 de julho de 2008

22) SMOKE-FLAVORED/WOOD-AGED BEER 22a) CLASSIC RAUCHBIER


Aroma: mistura de fumaça e malte, com balanço e intensidade variáveis. O caráter de fumaça de madeira de faia pode variar de sutil a moderadamente forte, e pode parecer defumado, lembrar bacon, madeira ou, em raras ocasiões, quase gorduroso. O caráter de malte vai de baixo a moderado, e ser algo doce, tostado ou maltado. Os componentes de malte e fumaça são, com freqüência, inversamente proporcionais (isto é, quando a fumaça aumenta, o malte diminui, e vice-versa). O aroma de lúpulo vai de muito baixo a nenhum. Caráter limpo de Lager sem ésteres frutados, diacetil, nem DMS.

Aparência: essa deve ser uma cerveja muito clara, com espuma grande, cremosa, rica e de coloração bronze a creme. Coloração âmbar-médio/cobre-claro a marrom escuro.

Sabor: geralmente segue o perfil do aroma, com uma mistura de fumaça e malte em balanço e intensidade variáveis, ainda que sempre complementares. Qualidades à la Märzen devem ser perceptíveis, particularmente uma riqueza maltada e tostada, mas o sabor de fumaça de madeira de faia pode ir de baixo a alto. O paladar pode ser algo maltado e doce, ainda que o final reflita tanto o malte quanto a fumaça. Moderado e balanceado amargor de lúpulo, com final médio-seco a seco (o caráter defumado incrementa a secura do final). Sabor de lúpulo nobre moderado a nenhum. Caráter limpo de Lager sem ésteres frutados, diacetil ou DMS. São inapropriadas características pesadas, amargas, queimadas, carbonizadas, emborrachadas, enxofradas ou fenólicas defumadas.

Paladar: corpo médio. Carbonatação média a média-alta. Suave caráter de Lager. Significativa adstringência. Sensação fenólica desagradável é inapropriada.

Impressão geral: uma cerveja do estilo Märzen/Oktoberfest (ver 3B) com aroma e sabor doce e defumado e de coloração um tanto escura.

História: uma especialidade histórica da cidade de Bamberg, na região franconiana da Bavária, na Alemanha. Malte defumado de madeira de faia é usado para fazer uma Lager âmbar de estilo Märzen. O caráter defumado do malte varia de produtor para produtor; algumas cervejarias produzem seu próprio malte defumado (rauchmalz).

Comentários: a intensidade do caráter defumado pode variar amplamente; nem todos os exemplos são altamente defumados. Outros exemplos de cervejas defumadas estão disponíveis na Alemanha, como as Bocks, Hefe-Weizen, Dunkel, Schwarz e cervejas do estilo Helles, incluindo exemplos como a Spezial Lager.

Ingredientes: malte defumado alemão (malte do tipo Vienna de madeira de faio defumada) tipicamente forma de 20% a 100% da malha de grãos, com o restante sendo de maltes alemãos tipicamente usados em Märzens. Algumas cervejarias ajustam a coloração ligeiramente com uma pitada de malte tostado. Levedo alemão de Lager. Lúpulos alemãos ou tchecos.

Estatísticas vitais:

IBUs: 20-30 SRM: 12-22 OG: 1.050-1.057 FG: 1.012-1.016 ABV: 4.8-6%

Exemplos comerciais: Schlenkerla Rauchbier Märzen, Kaiserdom Rauchbier, Eisenbahn Rauchbier, Victory Scarlet Fire Rauchbier, Spezial Rauchbier Märzen, Saranac Rauchbier

O exemplar de hoje se chama Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen, encontrada em lojas especializadas brasileiras e também em

http://ratebeer.com/beer/aecht-schlenkerla-rauchbier-m%E4rzen/1269/

Continua amanhã a família Smoke-Flavored/Wood-Aged Beer com o subestilo Other Smoked Beer. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: