segunda-feira, 21 de julho de 2008

26) OTHER FRUIT MEAD 26a) METHEGLIN


O Metheglin é um Mead condimentado.


Aroma: dependendo da doçura e da força, um sutil a distintamente identificável caráter de mel e erva/condimento (versões secas e/ou hidromel terão menos aromas que versões doces e/ou Sack). O caráter de erva/condimento deve exibir aromas distintos associados às ervas/condimentos em particular; entretanto, algumas ervas/condimentos (ex: gengibre, canela) têm aromas mais fortes e se destacam mais que outros (ex: camomila, lavanda) – permitem uma gama de caráter de erva/condimento e intensidade que vão de sutil a agressivo. O caráter de erva/condimento deve ser agradável e auxiliar, não artificial e inapropriadamente dominante (considerando o caráter da erva/condimento). Em um Metheglin misturado de erva/condimento, nem todas as ervas/condimentos podem ser individualmente identificável ou estarem presentes em igual intensidade. O aroma de mel deve ser perceptível e pode ter leve a significativa doçura, que pode expressar o aroma de néctar de flor. Se uma variedade de mel for declarada, o aroma pode ter sutil a muito perceptível caráter peculiar, refletindo o mel usado (diferentes variedades têm diferentes intensidades e caráter). O bouquet deve mostrar um agradável caráter de fermentação, com aromas limpos e frescos sendo preferidos. Versões mais fortes e/ou mais doces terão mais álcool e doçura no olfato. Algumas ervas e condimentos podem produzir fenólicos condimentados ou apimentados. A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Aparência: se aplica a descrição padrão, com exceção do fato que a cor usualmente não será afetada por condimentos e ervas (embora flores, pétalas e pimentas possam fornecer cores sutis; misturas de chás podem fornecer cores significativas).

Sabor: a intensidade do sabor de erva/condimento pode variar de sutil a alta; a intensidade do sabor de mel pode variar de sutil a alta; a doçura residual pode variar de nenhuma a alta; e o final pode oscilar de seco a doce, dependendo de qual nível de doçura tenha sido declarado (seco a doce) e que nível de força tenha sido declarado (hidromel a Sack). O caráter de um sabor distinto associado às ervas/condimentos em particular pode oscilar em intensidade de sutil a agressivo (embora algumas ervas/condimentos possam não ser reconhecidos individualmente e possam servir apenas para adicionar uma complexidade secundária). Certas ervas e condimentos podem adicionar sabores amargos, adstringentes, fenólicos ou condimentos (quentes); se presentes, essas qualidades devem ser relacionadas aos ingredientes declarados (caso contrário, são consideradas faltas) e devem balancear e misturar-se com o mel, doçura e álcool. Os Metheglin que contêm mais que uma erva/condimento devem ter um bom balanço entre diferentes ervas/condimentos, embora algumas ervas/condimentos tendam a dominar o perfil do sabor. Um Metheglin pode ter sutil a forte caráter de mel, e pode exibir perceptível a destacado caráter peculiar se um tipo variado de mel for declarado (diferentes variedades têm diferentes intensidades). A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Paladar: se aplica a descrição padrão. Algumas ervas ou condimentos podem conter taninos que adicionar um tanto de corpo e alguma adstringência, mas esse caráter não deve ser excessivo.

Impressão geral: em exemplos bem feitos do estilo, as ervas/condimentos são tanto distintos como bem incorporados ao balanço mel-doce-ácido-tanino-álcool do Mead. Diferentes tipos de ervas/condimentos podem resultar em características amplamente diferentes, permitindo uma variação no produto final.

Ingredientes: se aplica a descrição padrão. Um Metheglin é um Mead padrão feito com a adição de condimentos ou ervas. Meads feitos com flores (como o Rhodomel, feito com pétalas de rosa), chocolate, café, nozes ou pimenta chilli (capsimel/capsicumel) também podem ser inseridos nessa categoria, bem como Meads feitos com uma mistura de condimentos. Se condimentos forem usados em combinação com outros ingredientes como frutas, cidra ou outros fermentáveis, então o Mead deve ser incluído na categoria Open Mead.

Comentários: frequentemente, uma mistura de condimentos pode dar um caráter maior que a soma de suas partes. Os melhores exemplos desse estilo usam ervas/condimentos sutilmente e quando mais de um é usado, eles são cuidadosamente selecionados de modo que se misturem harmoniosamente.

Exemplos comerciais: Bonair Chili Mead, Redstone Juniper Mountain Honey Wine, Redstone Vanilla Beans and Cinnamon Sticks Mountain Honey Wine, Long Island Meadery Vanilla Mead, iQhilika Africa Birds Eye Chilli Mead, Mountain Meadows Spice Nectar


Ilustra o espaço de hoje o Mountain Meadows Spice Nectar, exemplar também localizado em

http://ratebeer.com/beer/mountain-meadows-spice-nectar/34875/


Continua amanhã a família Other Mead com o subestilo Braggot. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: