segunda-feira, 14 de julho de 2008

24) TRADICIONAL MEAD 24a) DRY MEAD


Antes de começar o subestilo desse novo estilo, algumas diretrizes gerais dos Mead devem ser consideradas:


Atributos importantes que precisam ser especificados:
Doçura: uma Mead pode ser seca, semi-doce ou doce. A doçura simplesmente se refere ao volume de açúcar residual na Mead. A doçura é freqüentemente confundidas com frutagem nas Mead secas. O corpo é relacionado à doçura, mas Meads secas também podem ter algum corpo. Meads secas não precisam ser extremamente secas. Meads doces não precisam ser pegajosamente doces e não devem ter caráter bruto e não fermentado de mel. A doçura independe da força.
Carbonatação: uma Mead pode ser parada, levemente espumante ou espumante. As Meads paradas não necessariamente são totalmente ‘chocas’; elas também podem apresentar bolhas bem pequenas. Meads levemente espumantes têm um volume moderado e perceptível de carbonatação. Meads espumantes/borbulhantes não chegam a jorrar, mas podem ter um caráter que vai de consistente a semelhante ao de champagnes e/ou refrigerantes.
Força: uma Mead pode ser categorizadas como Hydromel, padrão ou de força máxima. A força se refere ao teor alcoólico da Mead (e também ao volume de mel e fermentáveis usado para fazê-la). Meads mais fortes devem ter maior caráter de mel e corpo (bem como teor alcoólico) que Meads mais fracas, embora essa não seja uma regra estrita.
Variedade de mel: alguns tipos de mel tem forte caráter variado (aroma, sabor, cor, acidez).
Ingredientes especiais: diferentes subestilos podem incluir frutas, condimentos, malte, etc.
Aparência: a claridade vai de boa a brilhante. Exemplos claríssimos e refletivos com ‘meia-lua’ brilhante e distinta são altamente desejáveis. São indesejáveis partículas observáveis (até mesmo em exemplos claros). Exemplos altamente carbonatados usualmente terão espuma de curta duração, similares à de um champagne ou refrigerante. Alguns aspectos de formação de espuma ou bolhas que podem ser observados e comentados incluem tamanho (grande ou pequeno), persistência, quantidade, velocidade de formação e aparência ou qualidade da permanência da espuma. Os componentes de bolhas ou espuma irão variar grandemente dependendo do nível de carbonatação, ingredientes e tipo de Mead. Em geral, bolhas menores são mais desejáveis e indicam maior qualidade que as bolhas menores. As cor pode variar imensamente dependendo da variedade do mel e outros ingredientes opcionais (ex: fruta, malte). Algumas variedades de mel são quase claras, embora ou8tras possam ser marrom-escuras. A maior parte vai de cor de palha a dourado. Se nenhuma variedade de mel for declaradas, quase qualquer cor é aceitável. Se uma variedade de mel for declarada, a cor deve geralmente sugerir qual mel foi usado. Devem ser consideradas tonalidade, saturação e pureza da cor. Versões mais fortes podem mostrar sinais de corpo, mas níveis mais altos de carbonatação podem interferir nessa percepção.
Aroma: a intensidade do aroma de mel irá variar baseada na doçura e na força do Mead. Versões mais fortes ou mais doces podem ter um caráter mais forte de mel que em versões mais secas ou mais fracas. Variedades diferentes de mel têm diferentes intensidades e caráter; alguns (ex: folha de laranjeira, fagópiro) são mais identificáveis que outros (ex: abacate, folha de palmeira). O aroma pode ser similar ao de vinho e pode incluir notas frutas, florais ou condimentadas. O bouquet (aromas ricos e complexos surgem da combinação de ingredientes, fermentação e envelhecimento) devem mostrar um agradável caráter de fermentação, com aromas limpos e frescos sendo preferíveis a notas sujas, levedadas ou enxofradas. Um bouquet multifacetado, também conhecido como complexidade ou profundidade, é um atributo positivo. Aromas fenólicos ou de diacetil não devem estar presentes. Aromas severos ou químicos não devem estar presentes. Pode estar presente uma leve oxidação, dependendo da idade, e pode resultar em notas a la sherry, que são aceitáveis em níveis baixos a moderados. Um excessivo casráter de sherry é considerado falta na maioria dos estilos (exceto em certas especialidades polonesas, ou outros Meads almejando um caráter de sherry). É indesejável oxidação que resulte em um caráter que lembre papel. Aromas alcoólicos podem estar presentes, mas sobrenotas quentes, solventes ou irritantes são um defeito. A harmonia e o balanço de aroma e bouquet deve ser agradável e cativante.
Sabor: a intensidade do sabor do mel irá variar dependendo das doçura e da força do Mead. Versões mais fortes e mais doces terão sabor mais forte de mel que versões mais ecas e mais fracas. Diferentes variedades de mel têm diferentes intensidades e caráter; alguns (ex: flor de laranjeira, fagópiro) são mais identificáveis que outros (ex: açafroa, folha de palmeira). O nível de doçura residual irá variar com a doçura do Mead; Meads secos não terão açúcar residual, os doces terão doçura perceptível a destacadas, os semi-doces terão uma doçura balanceada. Em nenhum caso a doçura residual deve ser xaroposa, enjoativa ou parecer como mel não-fermentado. Quaisquer aditivos, como ácido ou tanino, deve incrementar o sabor de mel e dar balanço ao caráter geral do Mead, mas não ser excessivamente azedo ou adstringente. Sabores artificiais, químicos, severos, fenólicos ou amargos são defeitos. Carbonatação mais alta incrementa a acidez e dá uma ‘mordida’ ao final. O retrogosto deve ser avaliado; finais mais longos geralmente são mais desejados. Um sabor multifacetado, também conhecdido como co9mplexidade ou profundidade, é um atributo positivo. Levedo ou características de fermentação oscilam de zero a perceptíveis, com sabores de éster, limpos e frescos sendo mais desejáveis. Sabores de álcool devem ser suaves e bem envelhecidos, não severos ou solventes. Leve oxidação pode estar presente, dependendo da idade, mas um caráter excessivo de sherry ou papel deve ser evitado. Envelhecimento e condicionamento geralmente suaviza os sabores e cria um produto mais elegante, misturado e redondo sabores tendem a se tornar mais sutis com o passar do tempo e podem deteriorar-se com envelhecimento estendido.
Paladar: textura suave. Exemplos bem feitos freqüentemente terão elegante caráter de vinho. O corpo pode variar imensamente, embora a maioria seja médio-leve a médio-cheia. O corpo geralmente aumenta em Meads mais fortes/doces e por vezes pode ser bem encorpado e pesado. Similarmente, o corpo geralmente diminui com gravidades mais baixas e/ou Meads mais secas, e em alguns casos pode ser bem leve. Sensações de corpo não devem ser acompanhadas por uma doçura excessivamente pegajosa (até mesmo em Meads doces). Um corpo muito ralo ou aguado é também indesejável. Alguma acidez natural está geralmente presente (particularmente nas variedades baseadas em frutas). Baixos níveis de adstringência está presente em alguns casos (de frutas ou condimentos específicos, chá, aditivos químicos ou envelhecimento em carvalho). Acidez e ajuda de taninos balanceiam o níveis gerais de mel, doçura e apresentação de álcool. A carbonatação pode variar imensamente. Meads ‘parados’ podem ter um nível bem leve de carbonatação, Meads ligeiramente carbonatados podem ter bolhas perceptíveis e versões altamente carbonatadas podem ter níveis consistentes à semelhantes aos de champagne e refrigerantes. Altas carbonatações irão incrementar a acidez e dar uma ‘mordida ao final’. Uma presença aquecedora de álcool está presente com freqüência e esse caráter usualmente aumenta com o teor alcoólico (embora a sensação possa ser suavizada por um envelhecimento estendido).
Impressão geral: uma ampla gama de resultados é possível, mas exemplos bem feitos terão um adorável balanço de sabores de mel, doçura, acidez, taninos e álcool. Força, doçura e idade afetam grandemente a apresentação geral. Quaisquer ingredientes especiais devem ser bem misturados com os outros ingredientes e levam a um harmonioso produto final.
Ingredientes: o Mead é feito primariamente de mel, água e levedo. Alguns ajustes mínimos em acidez e taninos pode ser feitos com frutas cítricas, chá, químicos ou o uso de envelhecimento em carvalho; entretanto, esses aditivos não devem ser prontamente discerníveis no sabor ou aroma. Nutrientes de levedo podem ser usados mas não devem ser detectados.
Estatísticas vitais:
OG:
Hydromel: 1.035 – 1.0.80
Padrão: 1.080 – 1.120
Forte: 1.120-1.170
ABV:
Hydromel: 3.5 – 7.5%
Padrão: 7.5 – 14%
Forte: 14 – 18%
FG:
Seco: 0.990 – 1.010
Semi-doce: 1.010 – 1.025
Doce: 1.025 – 1.050
IBUs: é relevante apenas para a variedade Braggot, mas lúpulos para dar amargor são opcionais até mesmo nesse estilo.
SRM: basicamente irrelevante já que o mel vai de quase claro a marrom escuro. Melomel e Pyment podem ter tonalidade laranja, vermelha, Pink e/ou roxa. Os Cyser são quase sempre dourados. Os Braggots, de amarelos a pretos. Em todos os casos, a cor deve refletir os ingredientes usados (tipo de mel, fruta e/ou malte).

DRY MEAD


Aroma: o aroma de mel pode ser sutil, embora nem sempre identificável. Doçura ou significativo aroma de mel não deve ser esperado. Se uma variedade de mel for declarada, a variedade deve se destacar (se for perceptível). Diferentes tipos de mel têm diferentes intensidade e características. A descrição padrão se aplica para o restante das características.
Aparência: a descrição padrão se aplica.
Sabor: caráter sutil de mel (caso haja), e pode apresentar caráter variável sutil a perceptível se um mel variado for declarado (diferentes variedades tem diferentes intensidades). Nenhuma a mínima doçura residual com final seco. Características enxofradas, fortes ou levedadas de fermentação são indesejáveis. A descrição padrão se aplica para o restante das características.
Paladar: a descrição padrão se aplica, embora o corpo geralmente vá de leve a médio. Meads mais fortes serão mais encorpadas. A sensação de corpo não deve ser acompanhada por uma doçura residual perceptível.
Impressão geral: similar em balanço, corpo, final e intensidade do sabor a um vinho branco seco, com uma agradável mistura de caráter sutil de mel, suaves ésteres frutados e álcool limpo. Complexidade, harmonia e balanço de elementos sensoriais são mais desejáveis, sem inconsistências na cor, aroma, sabor e retrogosto. O balanço apropriado de doçura, acidez, álcool e caráter de mel é a medida final essencial de qualquer Mead.
Ingredientes: se aplica a descrição padrão. Meads tradicionais apresentar o caráter de um mel misturado ou de uma mistura de méis. Meads variados apresentam o caráter distinto de certos tipos de mel. Meads para apresentações não contém aditivos.
Exemplos comerciais: Lurgashall Christmas Mead, Chaucer’s Mead, Rabbit’s Foot Sweet Wildflower Honey Mead, Intermiel Benoîte


Ilustra o espaço de hoje a Lurgashall Christmas Mead, exemplar também encontrado em



Continua amanhã a família Traditional Mead com o subestilo Semi-sweet Mead. Até lá!


Cheers!

Nenhum comentário: