terça-feira, 22 de julho de 2008

26b) BRAGGOT


O Braggot é um Mead feito com malte.

Aroma: dependendo da doçura, força e estilo base da cerveja, um sutil a distintamente identificável caráter de mel e cerveja (versões secas e/ou hidromel tenderão a ter menos aromáticos que versões doces e/ou Sack). O caráter de mel e cerveja/malte deve ser complementar e balanceado, embora nem sempre em um balanço equânime. Se uma variedade de mel for declarada, o aroma deve ter sutil a muito perceptível caráter peculiar refletindo o mel usado (diferentes variedades têm diferentes intensidades e caráter). Se um estilo base de cerveja ou tipo de malte for declarado, o aroma pode ter sutil a bem perceptível caráter refletivo do estilo da cerveja (diferentes estilos e maltes têm diferentes intensidades e caráter). Um aroma de lúpulo (qualquer variedade ou intensidade) é opcional; se presente, deve misturar-se harmoniosamente com os outros elementos. A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Aparência: a descrição padrão não se aplica devido às características de cerveja. A claridade vai de boa a brilhante, embora muitas Braggots não sejam tão claras quanto outras Meads. Pequena a moderada espuma com alguma retenção é esperada. A cor varia de palha clara a marrom escuro ou preto, dependendo da variedade de malte e mel usada. A cor deve ser características do estilo de cerveja declarado e do mel usado. Versões mais fortes podem mostrar sinal de corpo (ex: lágrimas).

Sabor: exibe um caráter balanceado identificável tanto como cerveja quanto um Mead, embora a relativa intensidade de sabores seja grandemente afetada pela doçura, força, estilo-base da cerveja e variedade de mel usada. Se um estilo de cerveja for declarado, o Braggot deve ter algum caráter rastreável ao estilo, embora os sabores sejam diferentes devido à presença de mel. Se uma variedade de mel for declarada, o Braggot deve exibir sutil a destacado caráter peculiar (diferentes variedades têm diferentes intensidades). Braggots mais fortes e/ou mais doces devem ter maior intensidade de sabor que versões mais secas e de menor gravidade. Final e retrogosto irão variar com base no nível de doçura declarado (seco a doce), e pode incluir tanto componentes de cerveja quanto de Mead. Uma ampla gama de características de malte é permitida, de simples maltes básicos a ricos sabores tostados e de caramelo a sabores de chocolate preto e tostagem. Amargor e sabor de lúpulo podem estar presentes, e podem refletir qualquer variedade ou intensidade; entretanto, esse caráter opcional deve sempre ser sugestivo do estilo-base de cerveja e bem misturado com os outros sabores. A descrição padrão se aplica ao restante das características.

Paladar: a descrição padrão não se aplica devido às características de cerveja. Paladar suave sem adstringência. Corpo pode variar de moderadamente leve a encorpado, dependendo da doçura, força e do estilo-base da cerveja. Meads mais fortes serão mais encorpados. São indesejáveis corpos ralos ou aguados, bem como com doçura bruta e pegajosa. A carbonatação irá variar como descrito na descrição padrão.

Impressão geral: uma harmoniosa mistura de Mead e cerveja, com as características distintas de ambos. Uma ampla gama de resultados é possível, dependendo do estilo base da cerveja, variedade de mel e doçura e força gerais. Sabores de cerveja tendem a mascarar sabores típicos de mel encontrados em outros Meads.

Ingredientes: um Braggot é um Mead padrão feito com mel e malte, fornecendo sabor e extrato fermentável. Originalmente, e alternativamente, uma mistura de Mead e Ale. Um Braggot pode ser feito com qualquer tipo de mel e qualquer tipo de estilo de cerveja. O componente dmalte pode ser derivado de extratos de grãos ou malte. A cerveja pode ou não ser lupulada. Se quaisquer outros ingredientes além de mel e cerveja estiverem no Braggot, deve ser incluída na categoria Open Mead.

Comentários: também conhecido como “Bracket” ou “Brackett”. Os açúcares fermentáveis vêm de um balanço de malte ou extrato de malte e mel, embora o balanço específico esteja aberto à interpretação criativa dos cervejeiros.

Exemplos comerciais: Rabbit’s Foot Diabhal and Bière de Miele, Magic Hat Braggot, Brother Adams Braggot Barleywine Ale, White Winter Traditional Brackett


Ilustra o espaço de hoje a Magic Hat Braggot, exemplar também encontrado em http://ratebeer.com/beer/magic-hat-braggot/17379/


Termina amanhã a família Other Mead com o subestilo Open Category Mead. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: