sábado, 12 de julho de 2008

22c) WOOD-AGED BEER


Aroma: varia com o estilo-base. Baixo a moderado aroma de madeira ou carvalho está usualmente presente. Madeira fresca pode ocasionalmente transmitir aromas ‘verdes’ brutos, embora esse caráter nunca deva ser forte. Outros aromas opcionais incluem leve a moderado caráter de baunilha, caramelo, toffee, tostagem ou cacau, bem como quaisquer aromas associados com álcool previamente armazenado na madeira (caso haja sido). Qualquer caráter de álcool deve ser suave e balanceado, não quente. Algum caráter secundário de oxidação é opcional e pode assumir um agradável caráter a la sherry e não apresenta traços de papel ou papelão.

Aparência: varia com o estilo-base. Geralmente mais escura que o estilo-base não adulterado da cerveja, particularmente se barris de carvalho tostado/carbonizado e/ou de whiskey/bourbon forem usados. Outros sabores que podem estar presentes opcioalmente incluem baunilha (da vanilina na madeira); caramelo, pão tostado ou amêndoas (da madeira tostada), café, chocolate, cacau (da madeira carbonizada ou pequenos barris de bourbon); e sabores de álcool de outros produtos anteriormente armazenados na madeira (caso hajam sido). Sabores derivados da madeira ou de barris pequenos devem ser balanceados, auxiliares e perceptíveis, mas não devem sobrepor-se ao estilo-base da cerveja. Ocasionalmente pode haver um azedume lático ou acético opcional na cerveja, que não deve ser mais alta que um sabor secundário (caso esteja presente). Algum caráter secundário de oxidação é opcional, embora esse traço deva assumir um agradável caráter de sherry e não lembrar papel nem papelão.

Paladar: varia com o estilo-base. Geralmente mais encorpada que a cerveja base não adulterada, e pode exibir aquecimento alcoólico adicional caso a madeira já tenha estado em contato com outros produtos alcoólicos. Níveis mais altos de álcool não devem resultar em cervejas ‘quentes’; sabores suaves e envelhecidos são mais desejáveis. A madeira pode adicionar taninos à cerveja, dependendo da idade do barril. Os taninos podem levar a uma adstringência adicional (que não deve nunca ser alta) ou simplesmente um paladar mais encorpado. Características ácidas ou azedas devem ser baixas ou não existirem.

Impressão geral: uma mistura harmoniosa do estilo-base da cerveja com características do envelhecimento em contato com madeira (incluindo quaisquer produtos alcoólicos previamente em contato com madeira). Os melhores exemplos serão suaves, saborosos, bem balaneados e bem envelhecidos.

História: um método tradicional de produção que é raramente usado por grandes cervejarias e usualmente apenas com produtos especiais. Vêm se tornando mais popular à medida que as cervejarias artesanais americanas produram por novos produtos de destaque. É tradicional o uso de barriletes e barris de carvalho, embora outras madeiras possam ser usadas.

Comentários: o estilo-base da cerveja deve ser aparente. O caráter amadeirado deve ser evidente, mas não tão dominante que desbalanceie a cerveja. A intensidade dos sabores amadeirados é baseada no tempo de contato com a madeira; a idade, condição e uso prévio do barril – além do tipo de madeira. Quaisquer produtos alcoólicos adicionais previamente armazenados na madeira devem ser evidentes, mas não devem ser tão dominantes que prejudiquem o balanço da cerveja.

Ingredientes: varia com o estilo-base. Envelhecida em barris de madeira (geralmente anteriormente usados para armazenas whiskey, bourbon, vinho do Porto, sherry, Madeira ou vinho), ou usando aditivos amadeirados (lascas de madeira, essência de carvalho). Estilos-base mais encorpados e de gravidade mais alta são geralmente usados, já que se destacam mais em relação a sabores adicionais, embora sejam encorajadas experimentações.

Estatísticas vitais:

OG: varia com o estilo-base, tipicamente acima da média IBUs: varia com o estilo-base SRM: varia com o estilo-base FG: varia com o estilo-base ABV: varia com o estilo-base, tipicamente acima da média

Exemplos comerciais: The Lost Abbey Angel’s Share Ale, J.W. Lees Harvest Ale in Port, Sherry, Lagavulin Whisky or Calvados Casks, Bush Prestige, Petrus Aged Pale, Firestone Walker Double Barrel Ale, Dominion Oak Barrel Stout, New Holland Dragons Milk, Great Divide Oak Aged Yeti Imperial Stout, Goose Island Bourbon County Stout, Le Coq Imperial Extra Double Stout, Harviestoun Old Engine Oil Special Reserve

Ilustra o espaço de hoje a Bush Prestige, exemplar também encontrado em

ttp://ratebeer.com/beer/bush-prestige-scaldis-prestige/29196/


E assim termina a família Smoke-Flavored/Wood-Aged Beer. Amanhã o post será sobre as Specialty Beer. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: