sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

FANTOME DE NOEL

Antes de mais nada, gostaria de desejar um Feliz Natal atrasado a todos os leitores deste beerlog e agradecer pela companhia nestes seis anos de existência. Para comemorar a data, resolvi postar sobre esta Saison especial da cervejaria belga Fantome, produzida para o Natal. Espero que apreciem.

Long live the beer!

Descrição comercial

Uma cerveja muito escura e inteiramente única para a época dos feriados de final de ano, com surpreendente teor alcoólico de 10%. Perceptivelmente condimentada com mel, caramelo, coentro, pimenta do reino e outros ingredientes secretos. O teor alcoólico explica bem a sensação de aquecimento e satisfação sentida pelo degustador no primeiro gole. Uma cerveja rica, escura e saborosa, com muito malte chocolate assado, mas mesmo assim moderadamente seca, com notas de azedume em seu núcleo. É muito condimentada, com sabor de inverno na barganha. O azedume de levedura selvagem também acrescenta ao seu caráter receptivo.
Diagnóstico
Esta Saison belga tem espuma média, aerada e esbranquiçada, de reduzida longevidade. Moderada formação de colarinho. Corpo enevoado, denso e ambar-escuro. Aroma: noz-moscada, mel, cítrico de laranja e álcool. Sabor inicial: pesado amargor. Sabor final: pesado amargor e leve dulçor; longa duração. Paladar: textura seca e oleosa, corpo médio, média carbonatação e final metálico e moderadamente alcoólico. Saison mais amarga que já degustei, com leves notas ácidas na backbone. Mais seca que um espumante brut. Bem distinta das outras Fantome que provei. Ganha um certo dulçor de laranja ao aumentar a temperatura. Forte aquecimento alcoólico, sem aparecer o sabor de álcool no paladar. Garrafa de 750ml adquirida por R$ 82 no Império Weiss, em Curitiba-PR com o amigo Luiz Fernando Cavalheiro. Copo recomendado: Tulip.
Nota: 120 skol ou 3.8/5.0

Leia mais em
http://www.ratebeer.com/beer/fantome-de-noel/11002/65483/

Nenhum comentário: