quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

BLAUGIES SAISON D'EPEAUTRE

Descrição comercial

Saison D’Epeautre é uma Saison feita em um estilo tradicional único, usando trigo vermelho e malte de cevada na malha de grãos. Muito seca e de corpo leve, com uma nota de azedume de trigo e uma textura robusta que expressa o caráter do trigo vermelho, uma variedade primitiva de trigo.
É uma cerveja verdadeiramente arrojada, com uma espuma persistente natural. É maravilhosamente espumosa, com caráter envelhecido que é indiscutivelmente belga e muito parecida com champanhe. O sabor mostra a que veio logo a partir do aroma. Muito agradável e perfeita para o verão, mas é maravilhosa também em qualquer época do ano.
A D’Epeautre é feita à mão em pequenos lotes pelos apaixonados e talentosos cervejeiros da Blaugies. Eles são muito aventureiros em recriar estilos de cervejas tradicionais - e também algumas das melhores pessoas que você chegará a conhecer na vida. Gostamos da textura mais robusta e lembrando grãos de todas as cervejas deles.

Diagnóstico

Esta Saison belga tem espuma volumosa, com bolhas, borbulhante e branca, de longevidade bem reduzida. Excelente formação de colarinho. Corpo borbulhante, enevoado, de média densidade e cor dourada. Aroma: leve malte, caramelo, leve lúpulo, cítrico de limão, notas apimentadas/condimentadas moderadas, massa de pão, uva, maçã e álcool. Sabor inicial: leve dulçor e moderada acidez. Sabor final: leves dulçor e amargor, com moderada acidez; média duração. Paladar: corpo médio-leve, textura seca, forte carbonatação e final condimentado e com leve adstringência. Caráter lupulado frutado (pome fruit); acidez lembra uva verde. Leve picância condimentada no final. Agradável e refrescante. Mais ácida que a média do estilo. Bem atenuada, com textura seca no final e o dulçor sendo sobrepujado pelo azedume e acidez. O caráter frutado puxa mais para o lado do limão, dado o nível de azedume acima da média encontrado nesta Saison. O amargor residual lembra casca de frutas (earthy). Na ultima taça, o líquido se torna mais escuro devido ao grande número de sedimentos encontrado no fundo da garrafa. A acidez/azedume aumenta ainda mais nesta etapa também. Interessante nota de cravo (suave) no paladar. O dulçor traz leves notas maltadas. A acidez "pinicante" na língua é suficiente para equilibrar o final bem seco desta cerveja. Em versões com acidez, como esta, o moderado caráter azedo presente confere um toque refrescante. Copo recomendado: Tulip. Garrafa de 750ml adquirida por R$ 45 através do site wbeer.com.br.

Nota: 90 skol ou 3.4/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/blaugies-saison-depeautre/9350/65483/

Nenhum comentário: