quinta-feira, 8 de setembro de 2011

OLD SPECKLED HEN


Descrição comercial

A versão em barril foi produzida pela primeira vez em 1979 pela cervejaria Morland para celbrar o 50º aniversário da montadora MG em Abingdon. O nome vem do carro da MG - o MG Featherweight Fabric Saloon versão dourada, carinhosamente conhecido como Ol’ Speckl’d ’Un.
Produzida desde 1999 pela cervejaria Greene King seguindo a aquisição da Morland, a versão engarrafada da Old Speckled Hen tem sido filtrada e esterilizada na estrutura de produção "Old Speckled Hen Hall" desde maio de 2006.

Diagnóstico

Essa Premium Bitter/ESB inglesa foi uma das dez primeiras cervejas importadas e que fugiam do estilo Lager que eu provei, ainda na época que morei em Curitiba-PR pela última vez, no período compreendido entre janeiro de 2005 e julho de 2008. À época, eram pouquíssimas as opções disponíveis, bem como os bares que as disponibilizavam. Me lembro da Cervejaria da Vila, do Joker's e do Sheridan's, sendo este último o local onde provei a OEH pela primeira vez. Esse bar irlandês oferecia uma rodada de copos de 100ml de seis tipos de cerveja diferente: entre elas Newcastle, Guinness, Lowenbrau e a OEH. Me recordo que quando a degustei pela primeira vez, meu paladar totalmente destreinado me fez rejeita-la completamente, pois seu sabor "horrivelmente amargo" à época contrastava com tudo que eu já tinha tomado, tanto que a Newcastle era a cerveja que mais me agradava então. Com o tempo, as opções continuaram reduzidas, e fui dando novas chances a essa cerveja, que foi me ajudando a apreciar modalidades que trouxessem maior amargor embutido. Me lembro também que, duas ou três degustações depois, era a OEH quem aparecia em meu ranking de melhores cervejas e exatamente por esse motivo que acho tão interessante este post de hoje, no qual posso contrastar uma personal-favorite do passado com minha opinião já ligeiramente calejada dos dias de hoje. Vamos aos trabalhos.
Enfim, essa Premium Bitter/ESB inglesa tem espuma média, aerada, esbranquiçada e de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo claro, ralo e âmbar-escuro. O aroma traz a presença de madeira, caramelo e pesadas lufadas de malte. O sabor, que até hoje considero delicioso, é levemente doce e com moderado amargor do início ao final do gole, com média duração. O paladar é composto de corpo leve-médio, textura aguada, média carbonatação e final metálico. Seu amargor é lupulado, herbal, amadeirado, galopante, não chega a agredir; apesar da presença de malte no aroma, o gosto não realça muito tal característica. Copo recomendado: English Pint. Lata de 500ml adquirida por cerca de R$ 13 no Armazém da Serra, em Curitiba-PR.

Nota: 50 skol ou 3.1/5.0

Leia mais em
http://www.ratebeer.com/beer/morland-old-speckled-hen-filtered/670/

Nenhum comentário: