quarta-feira, 29 de agosto de 2012

HARMONIZAÇÃO QUEIJO E CERVEJA - PARTE III


CHÈVRE
Vai bem com German Hefeweizen
A alta carbonatação da Bamberg Weizen corta a sensação de gordura vinda do queijo e proporciona refrescância ao paladar. Mais: o fermento presente nela, aliado ao dulçor do estilo (proveniente das notas frutadas, que lembram banana), casa muito bem com o perfil suave do Chèvre.
E também com Saison
A Brooklyn Sorachi Ace apresenta notas cítricas por causa do lúpulo utilizado, o raro Sorachi Ace, além de notas mais selvagens, que harmonizam por semelhança com o aroma e o sabor intenso do queijo de cabra.

COALHO
Vai bem com Pilsener
Suavemente adocicado e com baixo teor de gordura, o coalho casa bem com uma cerveja leve e de baixa graduação alcoólica. A cerveja tcheca Pilsner Urquell é refrescante e com presença de malte na medida para harmonizar com o suave dulçor do queijo. Se ele for grelhado com melaço e alecrim, a harmonização fica ainda melhor.
E também com American Wheat
Com adição de capim-cidreira, a Backer 3 Lobos Exterminador é adocicada e leve, características ideais para parear com o coalho, um queijo com sal pronunciado, mas de sabor não muito intenso.

GORGONZOLA
Vai bem com Barley Wine
Os queijos azuis apresentam sabor ocre e sal intenso e deixam uma camada de untuosidade na boca. As cervejas Barley Wine (chamadas assim por terem teor alcoólico tão alto quanto o de um vinho) possuem um residual doce para equilibrar com o salgado a álcool e amargor suficientes para cortar a gordura. A cerveja recomendada é a italiana Del Ducato l’Ultima Luna.
E também com Belgian Triple
Com sabores de pimenta, canela e gengibre e aroma de baunilha, pêssego e lúpulo, a Chimay Tripel é uma conhecidíssima trapista. O contraste do salgado do queijo com o adocicado da cerveja resulta em um equilíbrio perfeito.

EMMENTAL
Vai bem com Belgian Dubbel
Com um sabor amendoado e adocicado, o Emmental encontra na belga Affligem Dubbel uma parceria das boas. A Affligem reúne os requisitos que esse queijo pede: notas doces, frutadas e carameladas.
E também com Strong Scotch Ale
Estilo escocês de cerveja, a brasileira Bodebrown Wee Heavy tem foto no malte, suavemente caramelizado. A harmonização se dá pelas notas amendoadas e suavemente carameladas, que estão presentes tanto na bebida quanto no Emmental, em virtude de sua maturação.

Fonte: revista Playboy (agosto 2012)

Nenhum comentário: