terça-feira, 26 de agosto de 2014

DEL DUCATO VIA EMILIA

Descrição comercial

Esta cerveja de baixa fermentação tem cor dourada e aromas florais e herbáceos de lúpulo (devido ao uso da variedade de lúpulo florescente Tettnang Tettnanger pessoalmente selecionada durante a época da colheita). O final é agudo, com amargor lupulado e notas de mel de acácia. Elegante, equilibrada e gratificante: sempre há espaço pra ela!
Como a Via Emilia foi minha primeira criação, ela é considerada por muitos como nosso carro-chefe. Embora ela possa parecer uma simples Lager, seu processo de produção é bem longo e delicado. É armazenada em porão por pelo menos 6 semanas, de onde sai para passar por uma fermentação primária de uma semana e um processo de lagerização nas 4 ou 5 restantes a 3◦C para permitir que cerveja então jovem se refine. Durante a última fase flores de lúpulo são acrescentadas. Todo ano, no começo de setembro, viajamos pessoalmente para escolher lúpulos dos fazendeiros de Tettnang (uma pequena vila no sul da Alemanha renomada por cultivar lúpulos aromáticos de alta qualidade).A VIÆMILIA revela aromas florais e herbáceos de lúpulo tão extraordinários devido ao processo de lupulagem seca.
Medalha de prata nas World Beer Cup de 2010, 2012 e 2014, na categoria "Kellerbier or Zwickelbier".

Diagnóstico

Esta Zwickel/Keller/Landbier italiana tem espuma imensa, rochosa e branca, de reduzida longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo turvo, denso e amarelo-claro. Aroma: leve lúpulo, flores, cítrico de limão, cravo e baunilha. Sabor inicial: moderado dulçor. Sabor final: moderado dulçor e bem leve amargor; longa duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico e levemente adstringente. Dulçor inusitado e saboroso lembra tutti-frutti e groselha, sem ser artificial. Boa qualidade mesmo com um mês além do prazo de vencimento. O paladar não apresenta o ligeiro azedume que o aroma sugeriu, felizmente. Copos recomendados: Dimpled Mug, Lager Glass e Stein.

Nota: 90 skol ou 3.7/5.0

Leia mais em
http://www.ratebeer.com/beer/birrificio-del-ducato-viaemilia-via-emilia/79805/65483/

Nenhum comentário: