sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

DEL DUCATO WINTERLUDE TRIPEL

Descrição comercial

Cerveja de alta fermentação que passa por fermentação secundária na garrafa. É de cor dourada intensa, quase laranjada, com aromas de fruta em calda (abacaxi, pêssego e damasco), açúcar, casca de pão e cebolinha, provenientes dos lúpulos belgas de Poperinge. Quente e doce no paladar, com final firme e borbulhante. Forte e estruturada, doce e convidativa. Uma homenagem a um amigo que desapareceu, o qual espero encontrar algum dia, assim como o sol que se esconde por trás da montanha.
A Winterlude é também batizada em homenagem à uma música de Bob Dylan, um encaixe perfeito já que é um aquecimento para o inverno. A ideia de inverno é um interlúdio representando tanto a pausa entre o momento de acordar quanto o esquecimento antes de uma nova vida. Esta cerveja baseia-se em algumas variedades de Tripels belgas. Os lúpulos vêm da região de Poperinge, uma variedade pela qual sempre fui fascinado. Contactei-me com um fazendeiro local da reigão e pedi-lhe que reservasse uma variedade especial de sua colheita mais recente.

Diagnóstico

Esta Abbey Tripel italiana tem espuma volumosa, rochosa, cremosa e esbranquiçada, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo enevoado, denso e ocre. Aroma: leve malte (lembrando mel), cítrico de laranja, sabão, leve banana, álcool e manga. Sabor inicial: moderado dulçor e leve amargor. Sabor final: moderados dulçor e amargor; longa duração. Paladar: corpo médio, textura aguada/oleosa, forte carbonatação e final moderadamente alcoólico. Dulçor frutado e maltado lembrando também mel. Sente-se baixa presença de fenóis, de caráter apimentado (BJCP). Médio aquecimento alcoólico, mas esconde bem o sabor do mesmo. A presença de ésteres é reminiscente de frutas cítricas, como laranja, em caráter moderado, mesma força do caráter condimentado de lúpulo que aparece nesta cerveja. O dulçor lembra um pouco frutas tropicais (principalmente manga) também, trazendo um pouco de exoticidade ao estilo nesta interpretação italiana de uma Tripel. Deliciosa cerveja, cuja garrafa de 330ml foi adquirida por R$ 15 através do site wbeer.com.br. Copos recomendados: Trappist Glass e Tulip.

Nota: 160 skol ou 3.8/5.0

Leia mais em
https://www.ratebeer.com/beer/beername/88439/

2 comentários:

Anônimo disse...

véio... isso não é corpo, cara.

http://www.brejas.com.br/forum/cervejas-e-degustacoes/30851-como-identificar-corpo-de-cerveja

Dr. Beer disse...

Caro anônimo,
Como eu já disse reiteradas vezes aqui em meus posts, principalmente nas duas cartas ao leitor que escrevi, a última bem recente inclusive, utilizo o formulário do ratebeer para fazer minhas análises.
O mesmo oferece cinco opções de análise de corpo: light, light to medium, medium, medium to full and full. Em minha opinião, o corpo da Winterlude era medium, daí o porque de eu ter trazudido para médio. Dei uma lida nos primeiros posts que você mandou do fórum no brejas e vi que eles falam também em textura. Eu mencionei este quesito também. Não entendo então o que você quis dizer com tua "crítica". Seja mais claro, por favor...