terça-feira, 18 de dezembro de 2007

COLORADO CAUIM


Descrição: ‘Esta Pilsen tradicional de Ribeirão Preto foi feita com água do aqüífero Guarany, maltes e lúpulos importados, mandioca e exclusiva levedura de baixa fermentação. Seu nome Cauim vem do Tupi e se refere a uma antiga bebida fermentada de cereais e mandioca, fabricada pelos índios brasileiros.’ A despeito das características apontadas no rótulo como sendo as mais marcantes, o maior trunfo dessa peculiar pilsen é seu aroma, muito mais complexo que a média de suas pares. Consegue-se captar maçã (o mais forte), laranja, pão branco e queijo (um forte, puxando para o gorgonzola). Lembrete: após sentir um aroma, desvie o olfato para outra direção, respire fundo o ‘ar puro’, depois volte a cheirar novamente sua cerveja. Caso seu copo tenha ‘boca larga’ e permita o desprendimento de aromas, alguns movimentos circulares (nada exagerado) podem facilitar o processo.
O sabor, apesar de não ser espetacular, também se destaca por ser diferente, Apresenta textura aguada, carbonatação suave e um trânsito metálico na boca, após um início moderadamente ácido. Vale a pena conferir. Ah! Resquícios de água do aqüífero Guarany e mandioca passaram despercebidos, se alguém conseguir farejar, compartilhe.
Como não poderia ser diferente, essa pilsen é recomendada para refrescar-se em dias quentes. Pode acompanhar amendoim ou frutas secas, mas o ideal mesmo é degusta-la solo, aproveitando todos os aromas que ela tem a oferecer.

Custo-benefício: adquirida por R$ 9,50 no Armazém Flor da Serra no Mercado Municipal de Curitiba em uma garrafa de 600 ml, teor alcoólico de 4,5%, essa pilsen vale o preço pago por ser um produto diferenciado.

Nota: 347 Skol

Mais informações em http://www.ratebeer.com/Beer/colorado-cauim/52384/

Nenhum comentário: