terça-feira, 22 de setembro de 2009

SCHLOSS EGGENBERG DOPPELBOCK DUNKEL


Diagnóstico


Essa Doppelbock austríaca tem espuma inicial pequena, borbulhante e esbranquiçada. Moderada formação de colarinho. Longevidade reduzida. Corpo ralo e de cor marrom. Aroma: caramelo, chocolate ao leite e café forte. Sabor inicial: leves dulçor e amargor. Sabor final: moderados amargor e dulçor. Longa duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final metálico e levemente alcoólico. Gosto de chocolate e café, disfarça bem o alcool, mas após aquecer um pouco começa a ter certo aquecimento alcoólico; abaixo da média em termos de agradar o paladar, menos encorpada do que deveria; o sabor é agradável, após decepcionar no começo, aos poucos vai mostrando do que é capaz.

Custo-benefício: garrafa de 330ml adquirida no site cervejasnet.com.br por R$ 19,00. Preço justo.

Nota: 75 Skol ou 2.7/5.0

Leia mais em

3 comentários:

E.C. Bahia Números disse...

Daniel, boa tarde!

Em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Sou fã! Estou querendo começar a armazenar algumas cervejas de estilos diversos, mas tô cheio de dúvidas. Pesquisei no Google e não encontrei nenhuma informação melhor do que as suas em um post de 2008. Queria saber exatamente quais os estilos que podem ser armazenados, por quanto tempo, e qual a importância que devo dar à data de validade da cerveja. Por quanto tempo será que posso ultrapassá-la sem perder a qualidade? Pra começar, estou com uma IPA, uma Scotch Ale, uma Biére de Garde e uma Belgian Strong Ale (esta última, inclusive, já vencida). Estas, imagino que posso guardar sem problemas, mas queria guardar também outras de outros estilos. E aí, será que pode me ajudar? Qualquer coisa, meu e-mail é pedro.pereiraq@gmail.com. Desde já, muitíssimo obrigado!
Abraços, Pedro.

Dr. Beer disse...

Pedro,
Agradeço o comentário, esse é um dos combustíveis para que o blog se mantenha em pleno funcionamento. Em relação à sua pergunta, gostaria de repetir o que já ouvi, que muitas cervejas tem o prazo de validade mas que não "estragam" com o tempo, apenas perdem algumas de suas propriedades, sendo estes amargor, frescor e etc. As principais exceções são as Pilsen, que são feitas para serem tomadas o mais rápido possível. Há outras, por outro lado, que são como vinhos e melhoram com a idade, como as Gueuze (fermentação espontânea) e as Biére de Garde, que são feitas para serem armazenadas até chegarem ao seu apogeu. Há ainda cervejas de alto teor alcoólico, como uma da linha Eggenberg, que recomenda-se guardar por bastante tempo. Apenas a título de curiosidade, quais são esses rótulos que você tem guardados?

E.C. Bahia Números disse...

Daniel. Muito obrigado pelas dicas. A grande questão é saber quando as cervejas chegam ao seu apogeu. Pra mim, que ainda me considero um iniciante no mundo das boas cervejas, isso ainda é bem complicado. As cervejas que estou começando a guaradar são uma Traquair House Ale (essa, sei que poderá guardar por um bom tempo, pois só vence em 2017), uma Jenlain Ambrée, uma Achel 8 Brune, e uma S1 English IPA. Essas duas última vencem ano que vem, e Achel venceu este mês. O que vc acha? Será que posso armazená-las sem medo? Outro problema é o local onde elas estão, dentro de um armário protegido da luz, mas com uma temperatura não muito baixa, afinal de contas, elas vão ter que aturar o verão daqui de Salvador sem sair desse armário, rsrs... Mas espero que tudo ocorra bem!! Mais uma vez, muitíssimo obrigado! Foi extremamente importante! E desde já, me comprometo a, quando tomar, lhe dizer como foi!

Abraços, Pedro!