quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PERIGOSA IMPERIAL IPA

Antes de iniciar o post de hoje, gostaria de informar a todos os leitores desse beerlog que chegamos hoje ao texto de número 800, o que não é pouco, ao menos em se tratando de blogs que tratem sobre esse tema e aproveito a oportunidade para agradecer a todos os leitores desse humilde veículo virtual que tem como objetivo relatar as experiências com cervejas artesanais e procurar aprender sempre mais sobre as mesmas. Agradeço as visitas e comentários de todos e peço que continuem visitando e contribuindo sempre que possível.
Long live the beer!
Descrição comercial
Cerveja com receita baseada no estilo norte-americano Imperial IPA ou Double IPA, para satisfazer as necessidades dos aficcionados por lúpulo, por produtos cada vez mais intensos. Composição: água, malte, lúpulo e levedura.
Diagnóstico
Essa Double IPA tem espuma pequena, aerada e esbranquiçada, de reduzida longevidade. Moderada formação de colarinho. Corpo borbulhante, translúcido, denso e âmbar-escuro. Aroma: caramelo, lúpulo pesado (a mesma tem 100 IBU - unidades internacional de amargor), flores, grama e presença cítrica de laranja. Sabor inicial: moderado dulçor e pesado amargor. Sabor final: leve dulçor e violento amargor; longa duração. Paladar: corpo médio-leve, textura aguada, suave carbonatação e final metálico e condimentado/apimentado. Pesado amargor de lúpulo herbal, lembra grama, delicioso para quem aprecia tal característica (me incluo nessa categoria, mas devo confessar que o amargor da Poderosa foi demais para mim). Persistente retrogosto, “ardido”, picante, apimentado. Me pareceu que falta balanço, é muito amargor e o dulçor (de casca de laranja) vai diminuindo. Copos recomendados: Snifter e Tulip.
Custo-benefício: garrafa de 330ml adquirida por R$ 23,80 no Clube do Malte, em Curitiba-PR. Considerando-se o refino na produção da mesma, vale a pena.
Nota: 90 skol ou 3.6/5.0
Leia mais em

Nenhum comentário: