terça-feira, 21 de junho de 2011

MALTAGEM




Malte é um termo que é usado para grãos de cereais que sofreram o processo de maltagem.
Em resumo, é a seleção e coleta de grãos apropriados, mergulhados com aeragem intermitente, germinação do grão, secagem e curagem em uma fornalha. A maltagem é geralmente realizada por um Maltser, embora algumas cervejarias verticalmente integradas plantem e maltem seus próprios grãos.
O que o Maltser está tentando concretizar é o que o mestre-cervejeiro precisa, transformar e mobilizar as reservas de alimento do grão.
Em termos simples, o que se busca são as reservas internas de alimento que a semente teria usado para cultivar em uma planta e "acordar" as enzimas que controlam o processo. O objetivo é obter uma casca externa que possa ser esmagada, com um interior que possua uma textura semelhante à da farinha.
Como conseguir isso de uma semente dura? Ela pode ser "enganada" na germinação e depois rapidamente secada, para que pare de crescer e não acabe consumindo suas células abastecedoras - aquilo é necessário para a cerveja. Em termos mais técnicos, o processo de maltagem estimula a produção de enzimas (alpha amylase and beta amylase) dentro da semente, que suavizam suas paredes externas ou casca e modificam seus amigos em uma massa mais solúvel.
A maltagem transforma uma semente dura e quase indigerível em uma forma de amido roliça e acessível. Quando cozida com água para produzir o líquido para envase ou wort (infusão de malte fermentada ou não-fermentada), as enzimas conseguem trabalhar no amigo, abastecendo o cervejeiro com aminoácidos, polipeptideos, açúcares e metabólitos essenciais para o crescimento da levedura, o combustível para fermentar, criar cerveja e conferir sabor, cor e consistência.
Nem todos os grãos de cereal são criados igualmente em termos de produção de cerveja. Todos eles tem diferentes produção e sabor. Os cervejeiros podem usar um único grão ou uma combinação deles ou diferentes níveis de maltes tostados, dependendo de seus requisitos. Ao redor do mundo, cevada, trigo, arroz, milho, mandioca, centeio, aveia, triticale (híbrido de trigo e centeio) e sorghum (tipo de gramínea) são usados.

Fonte: http://www.beermasons.com/?page=BrewingProcess

Nenhum comentário: