quinta-feira, 30 de junho de 2011

BORRIFAÇÃO E SEPARAÇÃO DA MISTURA

Se toda a água necessária para fazer a infusão de malte fermentada ou não-fermentada fosse adicionada aos grãos em um só lote, seria necessário um recipiente de tamanho extraordinário. São necessários aproximadamente 2,5 litros de água para cada quilo de malte.
A água é adicionada aos grãos em dois lotes. O primeiro é a água da mistura, usualmente metade para um terço da água necessária; o segundo é a espalhada, que geralmente compensa o balanço.
A mistura precisa ser coada do recipiente (Mash Tun) e o líquido separado dos grãos e cascas do malte do gasto. Felizmente, os grãos formam um filtro natural a medida que assentam no fundo do Mash Tun. A mistura é escorrida através de lâminas que são abertas no fundo e borrifadas com mais água quente. Isso garante que nenhum dos açúcares são deixados pra trás, conferindo ao cervejeiro uma infusão rica e doce.
A separação da mistura é um elemento importante em qualquer cervejaria e, mesmo parecendo simples, é um processo crítico em muitos níveis. O cervejeiro precisa extrair o máximo possível do malte e necessita conduzir o processo efetivamente e liberar o Mash Tun para o próximo lote. O processo de borrifação também ajuda a matar enzimas remanescentes e a estabilizar a infusão.

Fonte: http://www.beermasons.com/?page=BrewingProcess

Nenhum comentário: