segunda-feira, 16 de junho de 2008

15d) ROGGENBIER (GERMAN RYE BEER)


Aroma: baixo a moderado aroma condimentado de centeio misturado com leves a moderados aromas de levedo Weizen (cravo condimentado e ésteres frutados, de banana ou cítrico). Lúpulos nobres leves são aceitáveis. Pode ter um aroma algo ácido do centeio e do levedo. Sem diacetil.
Aparência: coloração laranja-acobreado claro a avermelhado bem escuro ou marrom-acobreado. Grande espuma cremosa de coloração esbranquiçada a bronze, bem densa e persistente (geralmente grossa e irregular). Aparência turva, enevoada.
Sabor: de grãos, moderadamente baixo a moderadamente forte sabor condimentado de centeio, frequentemente tendo um vigoroso e nutritivo sabor remanescente de centeio ou pão de centeio. Médio a médio-baixo amargor permite que uma doçura inicial de malte (por vezes com uma pitada de caramelo) seja saboreada antes dos caráteres de levedo e centeio assumirem o controle. Baixa a moderada presença de características de levedo Weizen (banana, cravo e algumas vezes cítrico), embora o balanço possa variar. Final médio-seco e lembrando grãos com um aftertaste forte, azedo e ligeiramente amargo (devido ao centeio). Baixo a moderado aroma de lúpulo nobre é aceitável e pode persistir até o aftertaste. Sem diacetil.
Paladar: corpo médio a médio-cheio. Alta carbonatação. Ligeiro azedume opcional.
Impressão geral: uma Dunkelweizen feita com centeio em vez de trigo, mas com mais corpo e leves lúpulos finalizadores.
História: uma cerveja de especialidade originalmente produzida em Regensburg, Bavária, como uma variante mais particular de uma Dunkelweizen usando centeio maltado em vez de trigo maltado.
Comentários: cervejas de centeio no estilo americano devem ser incluídas na categoria American Rye (6D). Outros estilos tradicionais de cerveja com centeio suficiente adicionado para dar um caráter perceptível do cereal devem ser incluídos na categoria Specialty Beer (23). O centeio é um cereal sem casca e difícil de esmagar, resultando em uma massa de textura grudenta que tende a ser pegajosa. O centeio se caracteriza por ter o mais destacado sabor de todos os cereais. É inapropriado adicionar sementes de alcarávia às Roggenbier (como alguns cervejeiros americanos fazem); o caráter de centeio deve tradicionalmente vir apenas e tão-somente do grão de centeio.
Ingredientes: centeio maltado tipicamente constitui 50% ou mais da malha de grãos (algumas versões tem 60% a 65%). O restante pode incluir malte claro, malte Munich, malte de trigo, malte Crystal e/ou pequenos volumes de maltes escuros desamargados para ajuste de cor. O levedo Weizen fornece destacados ésteres de banana e fenóis de cravo. Leve uso de lúpulos nobres para amargor, sabor e aroma. Temperaturas mais baixas de fermentação acentuam o caráter de cravo ao suprimir a formação de ésteres. A malha de decocção é comumente usada (como nas Weizenbiers).
Estatísticas vitais:
IBUs: 10-20 SRM: 14-19 OG: 1.046-1.056 FG: 1.010-1.014 ABV: 4.5-6%
Exemplos comerciais: Paulaner Roggen (antiga Thurn und Taxis, não é mais exportada para os EUA), Bürgerbräu Wolznacher Roggenbier

Ilustra o espaço de hoje a Paulaner Roggen, também encontrada em



E assim termina a família German Wheat e Rye Beer. Começa amanhã a família Belgian e French Ale, com o subestilo Witbier. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: