quinta-feira, 19 de junho de 2008

16c) SAISON


Aroma: alta frutagem com baixo a moderado aroma de lúpulo e moderado a nenhum teor de ervas, condimentos a álcool. Ésteres frutados dominam o aroma e são geralmente remanescentes de frutas cítricas como laranja ou limão. Um baixo a médio-alto aroma condimentado ou floral de lúpulo está usualmente presente. Um moderado aroma de condimentos (vindo da adição de condimentos e/ou fenóis derivados do levedo) complementa os outros aromatizantes. Quando fenóis estão presentes tendem a ser mais apimentado em vez de lembrarem cravo. Baixo a moderado azedume ou acidez podem estar presentes, mas não devem sobrepor-se às outras características. Condimentos, lúpulo e aromatizantes azedos tipicamente aumentam junto com a força da cerveja. Os alcoóis são suaves, condimentos e poucos em intensidade e não devem ser quentes ou solventes. O caráter de malte é leve. Sem diacetil.
Aparência: geralmente apresenta uma distinta coloração laranja-claro, mas pode ser dourado ou âmbar. Não há correlação entre força e cor. Espuma de longa duração, densa, cremosa e de coloração branca a marfim resulta na característica ‘Belgian Lace’ (ou formação belga de espuma, numa tradução livre) no copo, enquanto a espuma desaparece. A claridade vai de pobre a boa embora turbidez não seja inesperada nesse tipo de cerveja não-filtrada de fazenda. Efervescente.
Sabor: combinação de sabores frutados e condimentados auxiliados por suave caráter de malte, baixa a moderada presença de álcool e azedume ácido. Atenuação extremamente alta produz um característico final seco. A frutagem é frequentemente cítrica (lembrando laranja ou limão). A adição de um ou mais condimentos serve para dar complexidade, mas não deve ser dominante no balanço. Baixa presença de fenóis apimentados derivados do levedo pode estar presente em vez/ou em adição a inserções de condimentos; fenóis tendem a ser mais restritos que em muitas outras cervejas belgas e complementam o amargor. O sabor de lúpulo vai de baixo a moderado e é geralmente condimentado ou lembrando terra. O amargor de lúpulo pode ir de moderado a alto, mas não deve sobrepor-se aos ésteres frutados, condimentos e malte. O caráter de malte é leve, mas fornece um segundo plano suficiente aos outros sabores. Baixo a moderado azedume ácido pode estar presente, mas não deve sobrepor-se aos outros aromas. Condimentos, amargor e sabor do lúpulo, e azedume comumente aumentam juntamente com a força (teor alcoólico) da cerveja, enquanto a doçura diminui. Sem caráter quente ou solvente de álcool. Alta carbonatação, água com moderado teor de sulfato e alta atenuação produzem um final bem seco com longo, amargo e por vezes condimentado aftertaste. O amargor percebido é frequentemente mais alto que o nível de IBU sugere. Sem diacetil.
Paladar: corpo médio a leve. O nível de álcool vai de médio a médio-alto, embora o nível de aquecimento alcoólico vá de baixo a médio. Sem caráter quente ou solvente de álcool. Carbonatação muito alta, com qualidade efervescente. Há acidez suficiente na língua para balancear um final tão . Baixo a moderado caráter azedo pode estar presente, mas deve ser refrescante, e não ao ponto de enrugamento.
Impressão geral: uma Ale refrescante, média a fortemente frutada/condimentada, com distinta coloração amarelo-laranja, altamente carbonatada, bem lupulada e seca com acidez que sacia a sede.
História: um estilo sazonal para o verão produzido na Valônia, a parte da Bélgica onde se fala francês. Originalmente envasada no final da estação fria para durar até os meses mais quentes antes da refrigeração era comum. Tinha que ser vigorosa o suficiente para durar por meses, mas não tão forte, para que continuasse refrescante e matando a sede no verão. Atualmente é produzida durante o ano inteiro em minúsculas cervejarias artesanais cujas construções refletem sua origem agrícola.
Comentários: existem exemplares de teor alcoólico variável (cervejas de mesa de %, versões típicas para exportação de 6,5% e exemplares mais fortes com 8%+). Versões mais fortes (6,5%-9,5%) devem ser incluídas na categoria Belgian Specialty Ales (16E). a doçura diminui e o caráter condimentado, lupulado e azedo aumenta junto com a força. Adições de ervas e condimentos frequentemente refletem as variedade nativas disponíveis na cervejaria. Alta carbonatação e extrema atenuação (85-95%) ajudam a trazer à tona os inúmeros sabores e a aumentar a percepção de um final seco. Todas essas cervejas dividem níveis mais altos de acidez que outros estilos belgas, enquanto o sabor azedo opcional é uma característica variável de uma cervejaria para outra.
Ingredientes: malte Pilsner domina a malha de grãos embora uma porção de malte Vienna e/ou Munich contribua com cor e complexidasde. Por vezes contém outros grãos como trigo e trigo europeu. Adjuntos como açúcar e mel também podem servir para dar complexidade e afinar o corpo. Amargor e sabor de lúpulo podem ser mais perceptíveis que em muitos outros estilos belgas. Uma Saison pode ser seca-lupulada. Lúpulos nobres, Styrian ou East Kent Goldings são comumente usados. Uma larga variedade de ervas e condimentos são frequentemente usados para dar complexidade e unicidade nas versões mais fortes, mas deve sempre fundir-se bem com os caráteres de levedo e lúpulo. Graus variáveis de acidez e/ou azedume podem ser criados pelo uso de gesso, malte acidulado, massa azeda ou lactobacilos. Água com alto teor de minerais, comum na maior parte da Valônia, pode acentuar o amargor, bem como o final amargo.
Estatísticas vitais:
IBUs: 20-35 SRM: 5-14 OG: 1.048-1.065 FG: 1.002-1.012 ABV: 5-7%
Exemplos comerciais: Saison Dupont Vieille Provision; Fantôme Saison D’Erezée - Printemps; Saison de ipaix; Saison Regal; Saison Voisin; Lefebvre Saison 1900; Ellezelloise Saison 2000; Saison Silly; Southampton Saison; New Belgium Saison; Pizza Port SPF 45; Lost Abbey Red Barn Ale; Ommegang Hennepin

Ilustra o espaço de hoje a Ommegand Hennepin, também encontrada em

Continua amanhã a família Belgian e French Ale com o subestilos Bière de Garde. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: