terça-feira, 17 de junho de 2008

16) BELGIAN AND FRENCH ALE 16a) WITBIER


Aroma: doçura moderada (frequentemente com leves notas de mel e/ou baunilha) com leve aromatização de grãos e condimentos, geralmente com um pouco de azedume. Moderado perfume de coentro, frequentemente com complexas notas herbais, condimentadas ou apimentadas em segundo plano. Frutagem moderada, com características cítricas de casca de laranja. Um leve aroma condimentado/herbal de lúpulo é opcional, mas nunca deve sobrepor-se às outras características. Sem diacetil. Aromas vegetais, lembrando aipo ou presunto são inapropriados. Condimentos devem misturar-se com aromas frutados, florais e doces e não devem ser demasiado fortes.
Aparência: cor de palha bem clara a dourado bem claro. A cerveja será bem turva devido à consistência do amido e/ou levedo, que dará uma aparência leitosa, amarelo-esbranquiçada. Espuma densa, branca e com textura de mousse. Muito boa retenção de espuma.
Sabor: agradável doçura (frequentemente com caráter de mel e/ou baunilha) com frutagem cítrica de casca de laranja. Refrescantemente fresca, com final seco e geralmente azedo. Pode ter leve sabor de trigo. Opcionalmente tem um azedume lácteo bem leve. Sabores herbais/condimentados, que podem incluir coentro e outros condimentos, são comuns, mas devem ser sutis e balanceados, não dominantes. sabor de lúpulo condimentado ou lembrando terra é baixo ou nenhum, e, se perceptível, nunca entra no caminho dos condimentos. O amargor de lúpulo vai de baixo a médio-baixo (como nas Hefeweizen) e não interfere com os refrescantes sabores de fruta e condimentos, nem persiste até o final. O amargor da casca de laranja não deve estar presente. São inapropriados sabores vegetais, lembrando aipo ou presunto. Sem diacetil.
Paladar: corpo médio-leve a médio, geralmente com suavidade e leve cremosidade vinda do trigo não-maltado e do uso ocasional de aveia. Apesar do corpo e cremosidade, tem final seco e por vezes, azedo. Caráter efervescente da alta carbonatação. Final refrescante, de leve acidez e com falta de amargor. Sem amargor ou adstringência do mesocarpo da laranja. Não deve ser demasiado seca ou rala, nem deve ser grossa e pesada.
Impressão geral: uma Ale baseada em trigo, refrescante, elegante, saborosa e de força moderada.
História: um estilo de cerveja com 400 anos de idade que desapareceu na década de 1950 e foi posteriormente revivido por Pierre Celis com a Hoegaarden, crescendo em popularidade desde então.
Comentários: a presença, caráter e grau de condimentação e azedume lático varia. Cervejas excessivamente condimentadas e/ou azedas não são bons exemplos do estilo. Coentro de determinadas origens pode dar um inapropriado caráter de presunto ou aipo. A cerveja tende a ser frágil e não envelhece bem, então exemplos mais jovens, frescos e corretamente manuseados são preferíveis. A maioria dos exemplares parece apresentar teor alcoólico de aproximadamente 5%.
Ingredientes: cerca de 50% de trigo não-maltado (tradicionalmente trigo branco suave de inverno) e 50% de malte claro de cevada (usualmente malte Pils) constituem a malha de grãos. Em algumas versões até 5-10% de aveias selvagens podem ser usadas. Condimentos de coentro recém-colhido e Curaçao ou ocasionalmente casca de laranja doce complementam o aroma doce e são bem características. Outros condimentos (ex: camomila, cominho, canela, grãos do paraíso) podem ser usados para dar complexidade mas são muito menos destacados. Levedo de ale apropriado à produção de sabores suaves e condimentados é bem característico. Em alguns exemplos uma fermentação lática bem limitada, ou até a adição de ácido lático, é executada.
Estatísticas vitais:
IBUs: 10-20 SRM: 2-4 OG: 1.044-1.052 FG: 1.008-1.012 ABV: 4.5-5.5%
Exemplos comerciais: Hoegaarden Wit, St. Bernardus Blanche, Celis White, Vuuve 5, Brugs Tarwebier (Blanche de Bruges), Wittekerke, Allagash White, Blanche de Bruxelles, Ommegang Witte, Avery White Rascal, Unibroue Blanche de Chambly, Sterkens White Ale, Bell’s Winter White Ale, Victory Whirlwind Witbier, Hitachino Nest White Ale

Apesar da Hoegaarden ser encontrada com facilidade em boa parte dos supermercados brasileiros, a escolhida para ilustrar o espaço de hoje é a também disponível em território nacional (apenas em lojas especializadas, no entanto) é a Blanche de Chambly, cujos detalhes mais aprofundados também podem ser pesquisados em



Continua amanhã a família Belgian e French Ale com o subestilo Belgian Pale Ale. Até lá!


Cheers!

Nenhum comentário: