segunda-feira, 9 de junho de 2008

13f) RUSSIAN IMPERIAL STOUT


Aroma: rico e complexo, com quantidades variáveis de grãos tostados, maltagem, ésteres frutados, lúpulos e álcool. O caráter de malte tostado pode assumir tons de café, chocolate escuro ou ligeiramente queimado e pode ser leve a moderadamente forte. O aroma de malte pode ser de sutil a rico e lembrar Barley Wine, dependendo da gravidade e dos grãos usados. Pode opcionalmente mostrar um leve caráter de malte especial, como o caramelo, mas esse deve apenas adicionar complexidade e não ser dominante. A presença de ésteres frutados deve ir de baixa a moderadamente forte e deve assumir um caráter complexo, de frutas escuras (ex: ameixa, ameixa-seca, uva-passa). O aroma de lúpulo pode ir de muito baixo a bem agressivo e pode conter qualquer variedade de lúpulo. Um caráter de álcool pode estar presente, mas não deve ser agudo, quente ou lembrando solvente. Versões envelhecidas podem ter leve qualidades de vinho ou vinho do porto, mas não devem ser azedas. Sem diacetil. O balanço pode variar com quaisquer dos elementos do aroma podendo destacar-se. Nem todos os aromas possíveis descritos acima precisam estar presentes; muitas interpretações são possíveis. O envelhecimento afeta a intensidade, o balanço e a suavidade dos aromas.
Aparência: coloração vai de marrom-avermelhado bem escuro a preto-carvão. Opaca. Espuma bronze escura a marrom escura. Geralmente possui espuma bem formada, embora a retenção de espuma possa ser baixa a moderada. Alto teor alcoólico e viscosidade podem ser visíveis nas lágrimas que se formam na parede dos copos quando a cerveja é movida circularmente.
Sabor: rico, profundo, complexo e frequentemente bem intenso, com volumes variáveis de maltes e grãos tostados, maltagem, ésteres frutados, amargor e sabor de lúpulo e álcool. Médio a agressivamente alto amargor. Sabor de lúpulo médio-baixo a alto (qualquer variedade). Moderado a agressivamente alto sabor de malte e grãos tostados podem sugerir chocolate agridoce ou desadocicado, cacau e/ou café forte. Caráter de grão levemente queimado, corinto queimado ou alcatrão podem ser evidentes. Ésteres frutados podem ser baixos a intensos e podem assumir caráter de frutas escuras (uva-passa, ameixa ou ameixa-seca). A base do malte pode ser balanceada e secundária a rica e lembrando Barley Wine e pode opcionalmente mostrar sabores secundários de caramelo, pão ou tostados. A força de álcool deve ser evidente, mas não quente, aguda, ou lembrando solvente. Sem diacetil. Paladar e final podem variar de relativamente secos a moderadamente doces, usualmente com alguma tostagem duradoura, amargor de lúpulo e caráter aquecedor. O balanço e a intensidade de sabores podem ser afetados pelo envelhecimento, com alguns sabores sendo mais subjugados ao passar do tempo e outros sendo desenvolvidos, com qualidades de vinho tinto e do Porto.
Paladar: corpo cheio a muito encorpado e mastigável, com textura aveludada e suculenta (embora o corpo possa regredir com longos acondicionamentos). Um gentil e suave aquecimento alcoólico pode estar presente e ser perceptível. Não deve ser xaroposa e pouco atenuada. Carbonatação deve ser baixa a moderada, dependendo da idade e condicionamento.
Impressão geral: uma Dark Ale intensamente aromatizada, grande. Tostada, frutada e agridoce, com perceptível presença de álcool. Sabores de frutas escuras combinados com sensações tostadas, queimadas ou quase lembrando alcatrão. Similar a um Barley Wine escuro com todas as dimensões de sabor entrando em ação.
História: envasada em altas gravidades e nível de lupulagem na Inglaterra para exportar para os países Bálticos e a Rússia. Conhecida como sendo popular com a corte imperial russa. Hoje em dia é mais popular com cervejeiros artesanais americanos, os quais estenderam o estilo com características americanas únicas.
Comentários: existem variações, com interpretações inglesas e americanas (previsivelmente, as versões americanas têm maior amargor, caráter tostado e lúpulos finalizadores, enquanto as variedades inglesas refletem um caráter mais complexo de malte de especialidade e um perfil mais avançado de éster). A ampla gama de características permitidas dá vazão máxima à criatividade do cervejeiro.
Estatísticas vitais:
IBUs: 50-90 SRM: 30-40 OG: 1.075-1.115 FG: 1.018-1.030 ABV: 8-12%
Exemplos comerciais: Three Floyd’s Dark Lord, Bell’s Expedition Stout, North Coast Old Rasputin Imperial Stout, Stone Imperial Stout, Samuel Smith Imperial Stout, Scotch Irish Tsarina Katarina Imperial Stout, Thirsty Dog Siberian Night, Deschutes The Abyss, Great Divide Yeti, Southampton Russian Imperial Stout, Rogue Imperial Stout, Bear Republic Big Bear Black Stout, Great Lakes Blackout Stout, Avery The Czar, Founders Imperial Stout, Victory Storm King, Brooklyn Black Chocolate Stout

Embeleza o espaço de hoje a Three Floyds Oak Aged Dark Lord Russian Imperial Stout, obra-prima também encontrada em http://www.ratebeer.com/beer/three-floyds-oak-aged-dark-lord-russian-imperial-stout/58590/


E assim termina a família Stout. Amanhã tem início a subsérie sobre os subestilos de Índia Pale Ale, a começar pela English IPA. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: