sábado, 30 de janeiro de 2010

O PAPEL DO LÚPULO NA CERVEJA

Existem quatro ingredientes primários em uma cerveja: água, cevada, levedura e lúpulos.
Os lúpulos são as flores femininas – comumente chamados de cones – da planta Jumulus lupulus. São essencialmente usados como um agente de sabor e estabilizador na cerveja, embora também tenham vários outros propósitos em outras bebidas e remédios herbais. O primeiro uso documentado de lúpulo em uma cerveja como origem de amargor data do século XI. Antes desse período, os cervejeiros usavam uma ampla variedade de ervas e flores amargas. Dente de leão, raiz de burdock, tagetes e urze eram usadas com freqüência antes da descoberta dos lúpulos. Seu uso extensivo na produção de cerveja se deve aos seus inúmeros benefícios, que incluem o balanço entre o dulçor do malte com o amargor, contribuindo com uma variedade de sabores e aromas desejáveis, e tendo um efeito antibiótico que favorece a ação das leveduras sobre microorganismos menos desejáveis.
Muitas variedades diferentes de lúpulo são cultivadas por fazendeiros ao redor do mundo, com diferentes tipos sendo usados para estilos específicos de cerveja. A maioria dos lúpulos são usados ou para amargor (adicionado antecipadamente na fervura) ou aroma (adicionado tardiamente na fervura). Sabores e aromas são geralmente descritos com palavras como “floral”, “cítrico”, “condimentado” e “lembrando terra”. O timing da adição do lúpulo pode afetar grandemente o resultado final da cerveja, o que explica porque existem tantas variedades diferentes de cerveja até mesmo dentro de um mesmo estilo. As India Pale Ale, tradicionalmente detentoras de mais lúpulo e IBUs (International Bittering Units – ou Unidades Internacionais de Amargor, a medida padrão do amargor de uma cerveja) não são criadas igualmente e podem oscilar entre suavemente condimentadas a extremamente “envernizadas”.
Existem mais de 30 variedades de lúpulo, e a maioria das cervejas usa uma combinação específica de vários tipos diferentes em suas receitas. Degustadores de cervejas artesanais que gostam de cervejas fortemente lupuladas e amargas são geralmente conhecidos como “hop-heads” e as cervejas que eles apreciam como “hop-bombs” ou bombas de lúpulo. Algumas das cervejas mais fortemente lupuladas acuam um IBU de 200, enquanto que a maioria das cervejas com alto IBU oscila na marca de 90 a 100 pontos essa unidade de amargor.

Nenhum comentário: