domingo, 8 de dezembro de 2013

6º ANIVERSÁRIO + DAMA SINGLE HOP AHTANUM

Bom dia a todos! Antes de iniciar mais esse post, o primeiro sobre a série Single Hop da cervejaria paulista Dama, gostaria de informar a todos os leitores que esse beerlog completa hoje seis anos de vida. Comunicamos também que mês passado atingimos o recorde de visualizações de página: 3319, mais de 100 por dia. Some-se a isso a marca de mais de 81.000 visualizações de página em todo nosso período de existência. Agradeço a todos pelo interesse em nosso trabalho e que continuem nos prestigiando, tanto com leituras como com participações! Long live the beer!

E agora à análise de hoje:

Descrição comercial

O Programa Single Hop Dama Bier é um projeto inovador na arte de degustar cervejas. Existem dezenas de variedade de lúpulo, que é uma flor e agrega aroma, sabor e amargor a cerveja. Utilizamos a base de maltes da Dama IPA e fizemos o "single hop", ou seja, a adição de apenas uma variedade de lúpulo em cada receita. São duas variedades americanas, uma australiana e outra neozelandesa. A utilização destas variedade será única no projeto, não será repetida. As quatro variedades de IPA passaram pelo processo first wort hop, onde acontece adição de lúpulo no mosto primário, adições variadas na fervura do mosto e ainda passa por um generoso dry hopping, onde é colocado lúpulo no final da maturação. O intuito é proporcionar ao olfato e paladar sensações únicas contidas em cada uma das variedades de lúpulos. Cada uma da arte dos rótulos contém diversos detalhes diferentes, representam os quatro elementos do planeta: Água, fogo, terra e ar. aprecie com atenção reparando em todos os detalhes, pois este projeto foi desenvolvido pensando em você, que gosta de produtos diferenciados, exclusivos e inovadores. O lúpulo Ahtanum é uma variedade americana, foi desenvolvido no vale Ahtanum Creek em Washington. A Dama Ahtanum tem aromas florais combinado com essência cítrica. O malte traz notas doces escoltada por persistente amargor e sabor frutado, levemente picante proporcionado pelo lúpulo.

Diagnóstico

Essa IPA paulista tem espuma média, aerada e esbranquiçada, de reduzida longevidade. Boa formação de colarinho. Corpo claro, borbulhante, de média densidade e cor amarela-escura. Aroma: leve lúpulo, flores, capim limão, álcool e metal (defeito). Sabor inicial: moderado dulçor e leve amargor. Sabor final: leve dulçor e moderado amargor; longa duração. Paladar: corpo médio, textura aguada, forte carbonatação e final metálico. O amargor inicial foi bem menos intenso que o esperado para o estilo, sendo sobrepujado por dulçor frutado e com a presença de mel. O sabor, a exemplo do aroma, também traz toques metalizados, mesmo com a garrafa descansando fora da geladeira por 15 minutos após o resfriamento (como relatado em recente artigo postado nesse beerlog). Saboroso amargor lupulado, herbal; vai crescendo com a chegada da metade da cerveja. O aroma ganha estranhos toques metalizados e alcoólicos na segunda metade. Boa drinkability.dulçor traz ainda a presença de mel. Copos recomendados: Shaker e Tulip.

Nota: 40 skol ou 3.1/5.0

Leia mais em

Nenhum comentário: