sexta-feira, 24 de outubro de 2014

LAIKA DUNKEL WEIZEN

Descrição comercial

Cerveja de trigo do sul da Alemanha, produzida com maltes tostados. Aromas frutados e fenólicos aliados a notas de chocolate.

Diagnóstico

Conheci as cervejas desta microcervejaria em uma lanchonete na cidade onde moro, União da Vitória-PR, que vende algumas cervejas artesanais. Ali me disseram que a cidade vizinha, Porto União-SC, estava produzindo algumas variedades. Alguns dos estilos que ali provei me surpreenderam positivamente, outros, infelizmente, nem tanto, que é o caso da cerveja resenhada aqui hoje.
Esta Dunkelweizen catarinense tem espuma imensa, aerada e marrom-clara, de reduzida longevidade. Excelente formação de colarinho. Corpo opaco, denso e marrom-alaranjado. Aroma: álcool, banana-passa, café suave, caramelo e malte pesado. Sabor inicial: moderado dulçor e leve acidez. Sabor final: moderada acidez e leves dulçor e amargor; longa duração. Paladar: corpo médio, textura oleosa, média carbonatação e final metálico e moderadamente adstringente. Ao abrir a garrafa, cuidado: a tampinha faz barulho assustador. Além disso, a grande pressão faz grande quantidade de cerveja vazar e a espuma continua saindo da garrafa - por isso, recomendo colocá-la rapidamente no copo Weizen antes que isso aconteça, para que não ocorra a grande perda de liquido que ocorreu comigo. Espuma feia, lembra biscoito de vento. Aromas off pro estilo. Bebida um mês antes do vencimento (apenas três meses), apresentou ligeiro azedume, inaceitável para o estilo. Faltou carbonatação. Caráter mais maltado que lembrando trigo. Presença de café no paladar também totalmente off. Este último balanceia o azedume, deixando-a um pouco mais tragável. Garrafa de 500ml adquirida por cerca de R$ 12. Copos recomendados: Stein e Weizen.

Nota: 3 skol ou 2.4/5.0

Leia mais em
http://www.ratebeer.com/beer/laika-dunkel-weizen/293042/65483/

Nenhum comentário: