sexta-feira, 1 de agosto de 2008

28c) APPLEWINE


O termo para essa categoria é tradicional, mas possivelmente traiçoeiro; é simplesmente uma cidra com substancial adição de açúcar para alcançar maior teor alcoólico que uma cidra comum.


Aroma/sabor: comparável ao de uma Common Cider. O caráter de cidra deve ser destacado. Bem seca a ligeiramente média.

Aparência: clara a brilhante, pálida a dourado-médio. Turbidez inapropriada. Cores escuras não são esperadas a menos que variedades de frutas com alto teor de tanino tenham sido usadas.

Paladar: mais leve que outras cidras, porque o maior teor alcoólico é derivado da adição de açúcar em vez de suco. A carbonatação pode oscilar de parada à similar com a de um champagne.

Impressão geral: como um vinho branco seco, balanceada, e com baixa adstringência e amargor.

Estatísticas vitais:

OG: 1.070 – 1.100 FG: 0.995 – 1.010 ABV: 9 – 12%

Exemplos comerciais: AEppelTreow Summer’s End, Wandering Aengus Pommeau, Uncle John’s Fruit House Winery Fruit House Apple, Irvine's Vintage Ciders

Ilustra o espaço de hoje a AeppelTreow Summer's End Apple Wine, exemplar também encontrado em http://www.ratebeer.com/beer/aeppeltreow-summers-end-apple-wine/87214/


Termina amanhã a família Specialty Cider and Perry e também a série BJCP sobre estilos de cerveja com o subestilo Other Specialty Cider/Perry. Até lá!


Cheers!

Nenhum comentário: