quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

4º ANIVERSÁRIO: BALADIN SUPER





















Olá amigos leitores!
Antes de começar o post de hoje, gostaria de comemorar com todos o aniversário de 4 anos desse beerlog, criado em 8 de dezembro de 2007. À época, ainda engatinhando no mundo das cervejas especiais/artesanais, minha intenção era mais a de ter um diário, para que não me esquecesse dos rótulos que havia degustado e repetisse os mesmos. Com o passar do tempo e a evolução desse setor no Brasil, fui me apaixonando cada vez mais pelo assunto, procurando saber sobre estilos, métodos de avaliação, copos, método de produção, enfim, tudo que fosse pertinente a esse apaixonante assunto.
Houve muitos percalços nesse período, como leitores, quase sempre anônimos, insatisfeitos com meu trabalho, julgando que eu fosse um especialista (o que não sou, nunca fiz nenhum curso sobre o assunto) e querendo que tudo o que eu escrevesse aqui fosse 100% correto. Creio que meu índice de erros publicados têm diminuído, um passo natural nessa caminhada, já que estou próximo de 700 rótulos degustados - o blog chega a hoje a 1028 posts, uma média de 257/ano, a qual acredito que seja a maior tanto em registros médios, como também em número de posts, ao menos na blogosfera brasileira. O número médio de visitas nesse ano já ultrapassa a de 60 visitas ao dia, o que me deixa muito satisfeito em saber que tenho uma parcela cativa de leitores.
Enfim, pessoal, essa data não poderia passar batida e gostaria de aproveitá-la para agradecer a todos que tem prestigiado meu trabalho nesses 4 anos! Como sempre, peço que continuem acompanhando, comentando e recomendando o blog a colegas que também compartilhem dessa paixão. E agora, rumo aos 5 anos!
Long live the beer!

E agora vamos a análise de hoje...


Descrição comercial

A obra-prima da cervejaria, sendo a mais alcoólica do portfólio. Se origina de uma velha receita criada no final dos anos 800 seguindo o estilo das cervejas belgas de abadia. Intenso aroma de flores tropicais, damasco, banana e notas de amêndoa amarga. Agradável, refrescante e com sabor de damasco em calda, bolo de amêndoa e frutas cítricas. Utiliza lúpulo belga especialmente selecionado durante o processo de fermentação. Essa cerveja combina perfeitamente com queijos maduros, biscoitos e amêndoas doces.

Diagnóstico

Essa Belgian Strong Ale italiana tem espuma média, aerada e esbranquiçada, de reduzida longevidade. Moderada formação de colarinho. Corpo opaco, com pequenas partículas, denso e laranja com luzes âmbar. Aroma: flores, uva-passa, maçã, mel, álcool e bastante damasco. Sabores inicial e final: moderado dulçor e leve amargor; média duração. Paladar: corpo médio, textura oleosa, média carbonatação e final levemente adstringente. O sabor lembra panetone, uva-rubi, pêssego, mel, damasco. Complexa, deliciosa. Certos toques de Lager no paladar. O leve amargor balanceia o delicioso dulçor frutado. Essa maravilhosa cerveja de 750ml é vendida no Templo da Cerveja, em Curitiba-PR, por R$ 55. Copos recomendados: Trappist Glass, Tulip e Tumbler.

Nota: 240 skol ou 4.0/5.0

Leia mais em
http://www.ratebeer.com/beer/baladin-super-baladin/9037/65483/

2 comentários:

André disse...

Parabéns pelos 4 anos Daniel! Seu blog já é referência para minhas degustações. Sucesso e vida longa ao blog!

Dr. Beer disse...

André,
obrigado pela mensagem, fico feliz em ajudá-lo em suas degustações. Vc é de onde? E já provou mais ou menos quantos rótulos?
Continue comentando e prestigiando o blog quando tiver um tempinho!
Abraço!
Dr Beer!