quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ORVAL



Diagnóstico


Confesso que na maioria das vezes em que vou provar uma cerveja cercado de muita expectativa, a mesma acaba não suprindo meus anseios. Em uma ida à Cervejaria da Vila, em 2008, o proprietário dessa maravilhosa casa havia comentado que o exemplar a ser resenhado hoje era de superior qualidade à Duvel, cerveja do mesmo estilo. À epoca (e ainda hoje) a Duvel continua sendo um parâmetro de qualidade para mim, portanto o simples fato de um conhecedor de cervejas me recomendar algo melhor já me deixou com água na boca. Um ano depois, tive a oportunidade de degusta-la. Devo dizer que a velha máxima de "gosto é gosto" se encaixa perfeitamente aqui. Não que a Orval seja uma cerveja ruim, muito pelo contrário, mas agradou muito menos meu paladar que a Duvel, que já foi resenhada aqui e receberá, em breve, outra análise, afim de ratificar o que acabei de relatar. Agora ao exemplar de hoje.
A Orval apresenta espuma volumosa, cremosa e esbranquiçada. Boa formação de colarinho. Reduzida longevidade da espuma. Corpo opaco, turvo e laranja-escuro. Aroma: lúpulo moderado, maçã e álcool. Sabores inicial e final: leve dulçor e moderado amargor; média duração. Paladar: corpo médio-leve, textura cremosa, forte carbonatação e final gredoso. Grande amargor de lupulo, dulçor frutado puxando para maçã, paladar com toques de pera em calda. Boa cerveja, mas o dulçor frutado parece nao casar com o amargor pungente e o final gredoso. Baixa drinkability.


Custo-benefício: garrafa de 330ml adquirida através do site nonobier.com.br por R$ 21,90. Valor máximo a ser pago, ou seja, em minha opinião, 75% da cifra acima estaria de bom tamanho.

Nota: 90 Skol ou 3.2/5.0

Leia mais em
http://www.ratebeer.com/beer/orval/835/65483/

Nenhum comentário: