segunda-feira, 11 de julho de 2011

CONDICIONAMENTO E MATURAÇÃO




Condicionamento é o processo de transformar a cerveja verde (infusão fermentada amarga) em cerveja madura. Enquanto o condicionamento é um processo menos dramático que a fermentação, é um componente absolutamente crítico e técnico do processo de produção. Também pode ser caro e ser o fiel da balança entre sucesso e fracasso em termos de sabor.
Após o trabalho duro da fermentação primária, a cerveja precisa descansar. Nesse estágio, o cervejeiro está procurando maturar o sabor da cerveja, reduzir os álcoois mais pesados, estabiliza-los e minimizar qualquer oxigênio dissolvido. Também pode ser clareada.
Existem muitos diferentes processos de condicionamento e maturação disponíveis ao cervejeiro, todos com um efeito único e profundo no resultado final. A cerveja pode ser filtrada e então pasteurizada, engarrafada e carbonatada. O cervejeiro pode estar produzindo uma Ale de verdade e decantar a cerveja verde, coloca-la em barris e adicionar lúpulo e açúcar para uma fermentação secundária - que, coincidentemente, também carbonata a cerveja. O processo também é conhecido como condicionamento no barril. Ela pode ser parcialmente filtrada e condicionada na garrafa com a adição tardia de levedura e açúcar.
O processo de condicionamento para Ales e Lagers difere significativamente. O nome das Lager é derivado de seu longo processo de condicionamento (Lager significa armazenar em alemão). Muitas das cervejarias que produzem em larga escala hoje em dia desenvolveram processos para evitar essa exigência, enquanto ainda mantêm um perfil de Lager. Cervejas que passam por uma "lagerização" mais acentuada são geralmente pasteurizadas e virtualmente livres de levedura e completamente atenuadas. Elas podem ser produzidas muito rapidamente. As Ale geralmente passam por um processo de condicionamento de duas a quatro semanas e ainda podem ser sujeitadas a um descanso mais longo, dependendo dos objetivos do cervejeiro - por exemplo, as Ales condicionadas em barris e garrafas podem continuar a maturar por anos.




Fonte:http://www.beermasons.com/?page=BrewingProcess

E assim termina mais essa seção sobre o processo de produção de cerveja. Para dar uma variada, os próximos posts serão reviews de cervejas que degustei nesse fim de semana, em Curitiba. Espero que tenham gostado desse último conteúdo e caso queiram algum post sobre um processo ou parte específica da produção, fiquem livres para pedir. Agradeço a todos pelas visitas e long live the beer!

Nenhum comentário: