terça-feira, 5 de julho de 2011

O PAPEL DA LEVEDURA NA PRODUÇÃO DE CERVEJA - PARTE II

A levedura começa seu ataque aos açúcares e nutrientes na infusão, convertendo-os em álcool etil e criando dióxido de carbono.
A levedura também produz:
* Ésteres – o compost responsável pelas notas frutadas na cerveja
* Fenóis – criam notas condimentadas e uma combinação de qualidades medicinais e que lembram cloro
* Ketones – Diacetyl, que pode dar sabor de caramelo, mas precisa ser manuseado com cuidado para evitar sabor rançoso
* Álcoois fusílicos – são mais pesados que alcoóis moleculares. Eles dão notas acres, mas podem também ser responsáveis por ressacas
Se você estiver fazendo uma Ale e portanto usando a variedade de leveduras para Ales, haverá uma impressionante mostra de um meringue denso e inchado na parte de cima do recipient de formatação. As Lagers, por serem de baixa fermentação, são um pouco menos impressionantes, porém com trabalho igualmente árduo.
Você vai ouvir sobre fermentação em lote, processo de fermentação continua e fermentações primária e secundária. A palavra fermentação deriva do latim “fevere” – ferver. Provavelmente se refere as células de levedura em flocos ou torrões que aparentam ferver a medida que se sobem à superfície durante a fermentação de uma Ale.
A levedura em fermentação também produz bastante calor e os cervejeiros usam jaquetas resfriadoras em volta dos recipientes de fermentação para controlar a temperatura. Durante alguns dias, a levedura terá consumido a maior parte do açúcar. Na verdade, os cervejeiros procuram uma gravidade específica ou conteúdo de açúcar do processo. O produto final precisa ter açúcares residuais tanto para corpo como para sabor. Quando o cervejeiro está satisfeito com a gravidade da infusão amarga fermentada, ela é resfriada e a levedura é removida. O resfriamento permite que mais partículas da levedura se assentem, formando o que é chamada de cerveja verde.


Nenhum comentário: