segunda-feira, 4 de julho de 2011

O PAPEL DA LEVEDURA NA PRODUÇÃO DE CERVEJA - PARTE I


















As propriedades da levedura tem sido sujeitas a um pesado escrutínio ao passar dos anos. As reações químicas e os processos microbiais que acontecem são incrivelmente complexos quando vistos pela lente de um microscópio.
Métodos tradicionais de fermentação de cerveja foram originalmente criados através de observação empírica e prática. A relíquia de família mais preciosa dos Vikings escandinavos era o bastão de madeira que usavam para mexer a infusão de malte que fazia a cerveja ser produzida corretamente. Ele provavelmente retinha a levedura.
Hoje em dia, a discussão em torno da levedura é conduzida tanto por influências criativas dedicadas aos perfis de sabor quanto pela corrente científica por controle, consistência e, naturalmente, lucros.
O mundo da cerveja é obcecado por levedura. Os principais estilos de cerveja são classificados ao longo da linha de Ales, Lagers, Lambics ou outras – primariamente baseadas no tipo de levedura usada. Por que é assim? Por quê a levedura dá caráter e confere sabor. Em resumo, dá a cerveja sua identidade. Antes de adicionar a levedura, o cervejeiro tem somente uma infusão amarga que está procurando por um propósito. É a levedura quem a transforma em cerveja.
Para crescer, a levedura de cerveja precisa de uma fonte de carboidratos (os açúcares fermentáveis na infusão), uma fonte de nitrogênio (aminoácidos e peptídeos do malte), vitaminas, íons inorgânicos e água. A infusão precisa ser aerada.
Após a infusão amarga ser inserida no tanque de fermentação, a levedura precisa ser “dedicar-se ao trabalho” (pitch in – o termo comercial para a adição de levedura). O índice que a levedura é colocada, bem como o volume, o momento correto e a temperatura da infusão amarga sao considerações importantes que o cervejeiro deve fazer.
Depois da levedura ser adicionada, as coisas ficam bem silenciosas a medida que microscópicos organismos unicelulares começam a florescer e multiplicar em preparação para o banquete a seguir. Nada parece acontecer. Algumas horas depois, com o exército de leveduras pronto e a postos, um pouco de espuma sinaliza o início da glutonaria – fermentação primária.

Nenhum comentário: