sábado, 3 de maio de 2008

2c) CLASSIC AMERICAN PILSNER

Aroma: baixa a média semelhança com grãos, semelhança com milho ou malte adocicado podem estar evidentes (embora cervejas baseadas em arroz sejam mais neutras). Aroma de lúpulo médio a moderadamente alto, freqüentemente lúpulos nobres clássicos. Característica limpa de Lager, sem ser frutada nem apresentar diacetil. Algum DMS é aceitável.
Aparência: coloração amarela a dourado escuro. Espuma branca, substancial e de longa duração. Claridade brilhante.
Sabor: maltagem moderada a moderadamente alta similar às características das Continental Pilsners mas alguma coisa mais leves em intensidade devido ao uso de até 30% de milho em flocos ou arroz usados como adjuntos. Ligeira lembrança de grãos, doçura lembrando milho do uso desse cereal com um substancial contrabalanço do amargor do lúpulo. Versões baseadas em arroz são mais frescas, secas e geralmente apresentam falta de sabores que lembrem milho. Médio a alto sabor de lúpulo vindo dos lúpulos nobres (ou adicionados depois da produção ou durante o processo de infusão). Médio a alto amargor de lúpulo, que não deve ser grosseiro nem deve apresentar um aftertaste muito intenso. Não é frutada nem contém diacetil. Deve ser suave e bem 'lagerizada'.
Paladar: corpo médio com textura rica e cremosa. Nível de carbonatação vai de médio a alto.
Impressão geral: uma Pilsner substancial que concorre em pé de igualdade com as clássicas Pilsner européias, mas exibe os grãos americanos nativos e lúpulos disponíveis aos cervejeiros alemães que inicialmente envasavam seus lotes nos EUA. Refrescante, mas com malte nas entrelinhas e lúpulos que se destacam quando comparados a outras Light Lagers modernas dos Estados Unidos. O milho lhe confere uma doçura distinta característica de grãos. O arroz fornece um caráter mais fresco e neutro.
História: a versão de Pilsner envasada nos EUA por cervejeiros imigrantes da Alemanha que trouxeram o processo e o levedo com eles ao se estabelecerem na América. Eles trabalharam com ingredientes nativos para criar uma versão única da Pilsner original. Esse estilo havia morrido após a Proibição mas ressuscitou como um estilo caseiro, elaborado por partidários do hobby de fazer cerveja.
Comentários: a clássica American Pilsner foi produzida tanto antes da Proibição como depois, com algumas diferenças. OGs de 1.050-1.060 poderiam ter sido apropriadas para cervejas pré-Proibição, ao passo que que caíram para 1.044-1.048 depois da mesma. Os respectivos IBUs caíram de um nível de 30-40 pré-Proibição para 25-30 depois dela.
Ingredientes: cevada com 20% a 30% de milho em flocos para diluir os excessivos níveis de proteína. Lúpulos nativos americanos como o Clusters, tradicionais lúpulos nobres continentais ou 'crosses' nobres modernas (Ultra, Liberty, Crystal) também são apropriados. Lúpulos americanos modernos como o Cascade não são apropriados. Água com alto conteúdo mineral pode levar a um sabor inapropriadamente grosseiro e a um aftertaste intenso demais.
Estatísticas vitais:
IBUs: 25-40 SRM: 3-6 OG: 1.044-1.060 FG: 1.010-1.015 ABV: 4.5-6%
Exemplos comerciais: material ocasional em pubs ou edições especiais de microcervejarias.
Começa amanhã a subsérie sobre a família European Amber Lager, com o subestilo Vienna Lager. Até lá!
Cheers!

Nenhum comentário: