quarta-feira, 21 de maio de 2008

8b) SPECIAL/BEST/PREMIUM BITTER


Aroma: os melhores exemplares têm algum aroma de malte, geralmente (mas nem sempre) com qualidades de caramelo. Frutagem suave a moderada. O aroma de lúpulo pode variar de moderado a nenhum (tpicamente as variedades do Reino Unido, embora variedades dos EUA também possam ser usadas). Geralmente sem diacetil, embora níveis bem baixos sejam permitidos.

Aparência: dourado médio a cobre médio. Claridade boa a brilhante. Espuma branca baixa- moderada a esbranquiçada. Pode ter espuma bem reduzida devida a baixa carbonatação.


Sabor: amargor médio a alto. A maioria apresenta ésteres frutados oscilando entre moderadamente baixos e moderadamente altos. Moderado a baixo sabor de lúpulo (lembrando terra, resina e/ou variedades florais do RU tipicamente, embora variedades dos EUA possam ser usadas). Baixa a média maltagem com final seco. Sabores de caramelo são comuns mas não requeridos. O balaço é decididamente amargo, embora o amargor não deva se sobrepor completamente ao sabor de malte, ésteres e lúpulo. Geralmente sem diacetil, embora níveis bem baixos sejam permitidos.


Paladar: corpo médio-leve a médio. Baixa carbonatação, embora exemplares comerciais engarrafados e enlatados possam te-la moderada.


Impressão geral: uma saborosa, ainda que refrescante cerveja de degustação. Alguns exemplos podem ter maior balanço de malte, que, porém, não deve exceder a impressão geral de amargor. Ser fácil de beber é um componente crucial do estilo, com ênfase na adição de lúpulo para o amargor em vez da lupulagem agressiva e tardia vista nas Ales americanas.


História: originalmente uma Ale de barril servida bem fresca sob nenhuma pressão (apenas gravidade ou pressão manual) em temperaturas de porão/adega (ex: Real Ale). A Bitter foi criada como uma alternativa (ex: Running Beer) às Pale Ale produzidas no campo por volta do começo do século XX e se tornou popular quando os cervejeiros entenderam como "Burtonizar" a água para produzir com sucesso cervejas claras e para usar maltes Crystal para dar corpo ao paladar.


Comentários: com sabor mais evidente de malte que em uma Bitter comum, essa é uma cerveja de degustação mais forte. Algumas variantes modernas são produzidas exclusivamente com malte claro e são conhecidas como Golden ou Summer Bitters. Maior parte das versões engarrafadas ou em barris pequenos produzidas no Reino Unido são versões mais alcoólicas dos produtos acondicionados em barris maiores produzidos especificamente para exportação. Os níveis IBU geralmente não são ajustados, então as versões disponíveis nos EUA não costumar correspoder diretamente as subcategorias do estilo na Grã-Bretanha. A diretriz desse estilo reflete a versão "Real Ale" do estilo e não as especificações para exportação dos produtos comerciais.


Ingredientes: maltes Pale Ale, Amber e/ou Crystal, podem usar também um toque de malte escuro para ajuste de cor. Pode usar adjuntos de açúcar, milho ou trigo. Lúpulos ingleses são mais típicos, embora variedades americanas e européias estejam se tornando mais comuns (particularmente nos exemplos mais claros). Levedo inglês de personalidade. Geralmente água com médio teor de sulfato é usada.


Estatísticas vitais:


IBUs: 25-40 SRM: 5-16 OG: 1.040-1.048 FG: 1.008-1.012 ABV: 3.8-4.6%


Exemplos comerciais: Fuller's London Pride, Coniston Bluebird Bitter, Timothy Taylor Landlord, Adnams SSB, Young's Special, Shepherd Neame Masterbrew Bitter, Greene King Ruddles Country Bitter, RCH Pitchfork Rebellious Bitter, Brains SA, Black Sheep Best Bitter, Goose Island Honkers Ale, Rogue Younger's Special Bitter


Na foto de hoje a saborosíssima Fuller's London Pride, encontrada em algumas lojas especializadas pelo Brasil e também em


http://www.ratebeer.com/beer/fullers-london-pride/288/


Continua amanhã a família English Pale Ale com o subestilo Extra Special/Strong Bitter (English Pale Ale). Até lá!


Cheers!

Nenhum comentário: