domingo, 18 de maio de 2008

7b) CALIFORNIA COMMON BEER


Aroma: tipicamente apresenta a assinatura dos lúpulos Northern Brewer (com qualidades amadeiradas, rústicas ou mentoladas) em força moderada a alta. Leve frutagem é aceitável. Baixo a médio aroma de caramelo e/ou aroma tostado de malte suportam os lúpulos. Sem diacetil.

Aparência: coloração âmbar médio a cobre claro. Geralmente clara. Espuma moderadamente esbranquiçada com boa retenção.

Sabor: moderadamente maltado com pronunciado amargor de lúpulo. O caráter do malte é usualmente tostado e caramelado. Baixo a moderadamente alto sabor de lúpulo, usualmente mostrando qualidades da veriedade Northern Brewer (amadeiradas, rústicas e mentoladas). Final moderadamente seco e fresco, com duradouro amargor de lúpulo e sabor firme de malte. Leves ésteres frutados são aceitáveis, mas de outra forma limpos. Sem diacetil.

Paladar: corpo médio. Carbonatação média a média-alta.

Impressão geral: cerveja levemente frutada com maltagem firme e lembrando grãos, interessantemente tostada e com sabores de caramelo, demonstrando o caráter exclusivo do malte Northern Brewer.

História: original da Costa Oeste americana. Grandes e rasos fermentadores abertos (coolships) eram tradicionalmente usados para compensar a ausência de refrigeração e para tirar proveito das frescas temperaturas ambientes da área da baía de São Francisco. Fermentada com levedo de Lager, mas selecionada para suportar o final frio das temperaturas normais de fermentação das Ale.

Comentários: esse estilo é estritamente definido em torno do prototípico exemplo Anchor Steam. Superficialmente similar a uma American Pale ou Amber Ale, ainda difere no fato de que sabor e aroma de lúpulo são amadeirados/mentolados em vez de sabores cítricos e maltados que são tostados e caramelados, a lupulagem é sempre destacada e levedo de Lager de fermentação de alta temperatura é usado.

Ingredientes: malte de Pale Ale, lúpulos americanos (usualmente o Northern Brewer em vez de variedades cítricas), pequenas quantidades de malte tostado e/ou maltes Crystal. Levedo de Lager, embora algumas variedades (geralmente com 'California' no nome) funcionem melhor que outras em temperaturas de fermentação mais altas (55 a 60ºF). Perceba que algumas variedades alemãs de levedo produzem características inapropriadas de enxofre. A água deve ter relativamente baixo teor de sulfato e baixos a moderados níveis de carbonato.

Estatísticas vitais:
IBUs: 30-45 SRM: 10-14 OG: 1.048-1.054 FG: 1.011-1.014 ABV: 4.5-5.5%

Exemplos comerciais: Anchor Steam, Southampton Steem Beer, Flying Dog Old Scratch Amber Lager

Ilustra a foto de hoje a Anchor Steam Beer, cerveja também encontrada em


Finaliza amanhã a família Amber Hybrid Beer o subestilo Düsseldorf Altbier. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: