terça-feira, 20 de maio de 2008

8) ENGLISH PALE ALE 8a) STANDARD/ORDINARY BITTER


Aroma: os melhores exemplares tem algum aroma de malte, geralmente (mas não sempre) com qualidade de caramelo. Frutagem suave a moderada é comum. O aroma de lúpulo pode variar de moderado a nenhum (tipicamente são usadas variedades do Reino Unido, embora variedades dos Estados Unidos também possam ser usadas. Geralmente sem diacetil, embora níveis bem baixos são permitidos.

Aparência: coloração amarelo claro a cobre claro. Claridade boa a brilhante. Espuma branca baixa-moderada a esbranquiçada. Pode ter espuma bem pequena devido à baixa carbonatação.

Sabor: amargor médio a alto. A maioria tem ésteres frutados que vão de moderadamente baixos a moderadamente altos. Sabor de lúpulo moderado a baixo (lembrando terra, resina e/ou variedades florais do RU tipicamente, embora variedades dos EUA possam ser usadas). Baixa a média maltagem com final seco. Sabores de caramelo são comuns mas não requeridos. O balanço com freqüência é decididamente amargo, embora o amargor não deva sobrepor completamente o sabor de malte, ésteres e lúpulo. Geralmente sem diacetil, embora níveis bem baixos sejam permitidos.

Paladar: corpo leve a médio-leve. Baixa carbonatação, embora exemplos engarrafados e enlatados possam ter carbonatação moderada.

Impressão geral: baixa gravidade, baixos teor alcoólico e baixa carbonatação a tornam uma cerveja fácil de beber. Alguns exemplos podem apresentar maior balanço de malte, mas isso não deve nunca se sobrepor à uma impressão geral amarga. Essa facilidade em beber é um componente crítico do estilo; a ênfase ainda está na adição de lúpulo para o amargor, ao contrário da agressiva lupulagem média e tardia vista nas Ales americanas.

História: originalmente uma Ale de barril servida bem fresca sob nenhuma pressão (apenas gravidade ou pressão manual) em temperaturas de porão/adega (ex: Real Ale). A Bitter foi criada como uma alternativa (ex: Running Beer) às Pale Ale produzidas no campo por volta do começo do século XX e se tornou popular quando os cervejeiros entenderam como "Burtonizar" a água para produzir com sucesso cervejas claras e para usar maltes Crystal para dar corpo ao paladar.

Comentários: a mais leve das Bitter. Também conhecida como apenas "Bitter" (amarga). Algumas variantes modernas são produzidas exclusivamente com malte claro e são conhecidas como Golden ou Summer Bitters. Maior parte das versões engarrafadas ou em barris pequenos produzidas no Reino Unido são versões mais alcoólicas dos produtos acondicionados em barris maiores produzidos especificamente para exportação. Os níveis IBU geralmente não são ajustados, então as versões disponíveis nos EUA não costumar correspoder diretamente as subcategorias do estilo na Grã-Bretanha. A diretriz desse estilo reflete a versão "Real Ale" do estilo e não as especificações para exportação dos produtos comerciais.

Ingredientes: maltes Pale Ale, Amber e/ou Crystal, podem usar também um toque de malte escuro para ajuste de cor. Pode usar adjuntos de açúcar, milho ou trigo. Lúpulos ingleses são mais típicos, embora variedades americanas e européias estejam se tornando mais comuns (particularmente nos exemplos mais claros). Levedo inglês de personalidade. Geralmente água com médio teor de sulfato é usada.

Estatísticas vitais:
IBUs: 25-35 SRM: 4-14 OG: 1.032-1.040 FG: 1.007-1.011 ABV: 3.2-3.8%

Exemplos comerciais: Fuller's Chiswick Bitter, Adnams Bitter, Young's Bitter, Greene King IPA, Oakham Jeffrey Hudson Bitter (JHB), Brains Bitter, Tetley's Original Bitter, Brakspear Bitter, Boddington's Pub Draught

Ilustra o espaço de hoje a Greene King IPA, exemplar encontrado em muitos supermercados brasileiros e também em http://www.ratebeer.com/beer/greene-king-ipa/11832/

Segue amanhã a família English Pale Ale com o subestilo Special/Best/Premium Bitter. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: