segunda-feira, 19 de maio de 2008

7c) DÜSSELDORF ALTBIER


Aroma: limpo ainda que robusto e complexo aroma de malte rico, lúpulos nobres e ésteres frutados restritos. O caráter do malte reflete variedades de maltes-base alemãos. O aroma de lúpulo pode variar de moderado a muito baixo e pode ter caráter apimentado, floral ou perfumado associado com lúpulos nobres. Sem diacetil.

Aparência: coloração vai de âmbar claro a bronze-alaranjado a cobre escuro, ainda que com poucos tons marrons. Claridade brilhante (pode ser filtrada). Espuma grossa, cremosa, esbranquiçada e de de longa duração.

Sabor: destacado amargor de lúpulo, bem balanceado por um robusto ainda que limpo e fresco caráter de malte. A presença do malte é moderada por moderadamente alta à alta atenuação, mas consideráveis sabores ricos e complexos de malte permanecem. Alguns ésteres frutados podem sobreviver ao período da lagerização. Um final de longa duração, médio-seco, agridoce ou lembrando nozes reflete tanto o amargor do lúpulo como a complexidade do malte. Sabor de lúpulo nobre vai de moderado a baixo. Sem sabores de malte tostado ou amargor. Sem diacetil. Algumas variedades de levedo podem transmitir um leve caráter de enxofre. Um traço levemente mineralizado às vezes está presente no final, mas não é necessário. O aparente nível de amargor é por vezes mascarado pelo alto caráter de malte; o amargor pode parecer tão baixo quanto moderado se o final não for muito seco.

Paladar: corpo médio. Suave. Carbonatação médio a média-alta. Adstringência baixa a nenhuma. Apesar de ser cheia de sabores, tem corpo leve o suficiente para ser consumida como uma cerveja de degustação em seus pubs caseiros em Düsseldorf.

Impressão geral: uma Ale alemã bem balanceada e amarga, ainda que maltada, limpa, suave, bem balanceada e de coloração âmbar.

História: o estilo tradicional de cerveja em Düsseldorf, 'Alt' se refere ao 'velho' estilo de se produzir cerveja (ex: a produção de Ales da alta fermentação) que era comum antes da produção de Lager se tornar popular. Precede a isolação das variedades de levedo de baixa fermentação, embora se aproxime de muitas características das Lager. Os melhores exemplos podem ser emcontrados na Altstadt ('cidade velha') de Düsseldorf.

Ingredientes: o conjunto de grãos varia, mas usualmente consiste de maltes-base alemãos (usualmente Pils, algumas vezes o Munich) com pequenas quantidades de malte Crystal, chocolate e/ou maltes escuros usados para ajustar a coloração. Ocasionalmente irá incluir algo de trigo. Lúpulo Spalt são tradicionais, mas outros lúpulos nobres também podem ser usados. Água moderadamente carbonatada. Levedo de Ale, limpo e altamente atenuativo. É tradicional o uso de uma malha de decocção ou de passos.

Estatísticas vitais:
IBUs: 35-50 SRM: 11-17 OG: 1.046-1.054 FG: 1.010-1.015 ABV: 4.5-5.2%

Exemplos comerciais: pubs caseiros em Altstadt: Zum Uerige, Im Füchschen, Schumacher, Zum Schlüssel; outros exemplos: Diebels Alt, Schlösser Alt, Frankenheim Alt

No espaço de hoje aparece a Diebels Alt, que também pode ser encontrada em


Começa amanhã a família English Pale Ale, com o subestilo Standard/Ordinary Bitter. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: