segunda-feira, 12 de maio de 2008

5d) EISBOCK


Aroma: dominado por um balanço de malte intenso e rico e uma presença definida de álcool. Sem aroma de lúpulo. Sem diacetil. Pode ter significativos ésteres frutados, particularmente aqueles remanescentes de ameixa, ameixa seca ou uva. Aromas de álcool não devem ser pesados nem lembrando solvente.
Aparência: coloração oscila entre cobre escuro e marrom escuro, geralmente com atraentes luzes rubi. A lagerização deve prover boa claridade. A retenção de espuma deve ser enfraquecida por conteúdo alcoólico acima da média e baixa carbonatação. Espuma esbranquiçada até marfim escuro. Freqüentemente apresenta pronunciadas 'lágrimas' na parede do copo.
Sabor: malte rico e doce balanceado por significativa presença de álcool. O malte pode ter melanoidinas, qualidades tostadas, algum caramelo e ocasionalmente leve sabor de chocolate. Sem sabor de lúpulo. O amargor do lúpulo apenas ofusca suficientemente a doçura do malte para evitar uma caráter inebriante. Sem diacetil. Pode ter significativos ésteres frutados, particularmente aqueles remanescentes de passas, uvas-passa ou uva. O álcool deve ser suave, sem ser agressivo ou 'quente' e deve ajudar o amargor do lúpulo a balancear a forte presença de malte. O final deve ter malte e álcool e pode ter uma certa 'secura' vinda do álcool. Não deve ser pegajosa, xaroposa ou inebriantemente doce. Caráter limpo de lager.
Paladar: corpo cheio a bem cheio. Baixa carbonatação. Significativo aquecimento alcoólico sem uma quentura mais aguda. Bem suave, sem culminar agressivamente em álcool, amargor, fusels ou outros sabores concentrados.
Impressão geral: uma Lager escura extremamente forte, cheia e maltada.
História: uma tradicional especialidade Kulmback produzida através do congelamento de uma Doppelbock e posterior remoção do gelo para concentrar sabor e conteúdo alcoólicos (bem como quaisquer defeitos).
Comentários: as Eisbocks não são apenas Doppelbocks mais fortes, o nome se refere ao processo de congelamento e concentração da cerveja. Algumas Doppelbocks são mais fortes que Eisbocks. Uma lagerização extendida é freqüentemente necessária após o congelamento para suavizar o álcool e incrementar o balanço de malte e álcool. Qualquer característica frutada se deve ao malte Munich e outras especialidades, ésteres não derivados de levedo desenvolvidos durante a fermentação.
Ingredientes: os mesmos da Doppelbock. Eisbocks comerciais estão geralmente concentradas em uma faixa que vai de 7% a 33% (em volume).
Estatísticas vitais:
IBUs: 25-35 SRM: 18-30 OG: 1.078-1.120 FG: 1.020-1.035 ABV: 9-14%
Exemplos comerciais: Kulmbacher Reichelbräu Eisbock, Eggenberg Urbock Dunkel Eisbock, Niagara Eisbock, Capital Eisphyre, Southampton Eisbock

Ilustra a foto de hoje o exemplar Schloss Eggenberg Urbock Dunkel Eisbock, que também pode ser encontrado em

Começa amanhã a família Light Hybrid Beer, com a Cream Ale. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: