domingo, 25 de maio de 2008

9e) STRONG SCOTCH ALE


Aroma: profundamente maltada, com caramelo geralmente aparente. Aromas secundários de material orgânico vegetal, terra e defumados também podem estar presentes, adicionando complexidade. A caramelização frequentemente é confundida com diacetil, que deve ser pouco ou nenhum. Baixa a moderada presença de ésteres e as versões mais fortes geralmente têm a presença de álcool. Muito baixa a nenhuma presença de lúpulo.

Aparência: cor vai de cobre-claro a marrom-escuro, geralmente com luzes rubi-escuro. Clara. Usualmente com uma grande espuma bronze, que pode não ser duradoura nas versões mais fortes. Lágrimas podem ser evidentes nas versões mais fortes.

Sabor: ricamente maltada com caramelização em recipiente metálico frequentemente aparente (particularmente nas versões mais fortes). Notas de malte tostado ou sabor defumado podem estar presentes, assim como caráter de nozes, todos os quais podem durar até o final. Sabores e amargor de lúpulo vão de baixos a médio-baixos, então a impressão de malte deve ser dominante. O teor de diacetil vai de baixo a nenhum, embora possa ter a caramelização confundida por ele, às vezes. Baixos a moderados ésteres e álcool usualmente presente. Esses ésteres podem sugerir ameixas, ameixas secas ou frutas secas. O paladar é geralmente cheio e doce, mas o final pode ser doce a médio-seco (do leve uso de cevada tostada).

Paladar: corpo médio-cheio a cheio, com algumas versões (mas não todas) apresentando uma viscosidade grossa, mastigável. Um aquecimento suave e alcoólico é usualmente presente e até bem-vindo desde que balanceie a doçura maltada. Carbonatação moderada.

Impressão geral: rica, maltada e geralmente doce, que pode ser sugestiva para uma sobremesa. Aromas secundários complexos de malte previnem uma impressão unidimensional. Força e teor de malte podem variar.

História/comentários: também conhecida como 'wee heavy'. Fermentada em temperaturas mais baixas que maior parte das Ales, e com menores índices de lupulagem, resulta em sabores mais limpos e intensos de malte. Combina perfeitamente com a região de origem, com malte abundante, fermentação fria e temperatura envelhecedora. Lúpulos que não sejam nativos da Escócia e então caros demais pra se importar foram restritos ao mínimo.

Ingredientes: malte claro bem modificado, com até 3% de cevada tostada. Pode usar algo de malte Crystasl para ajuste de cor; doçura usualmente vem não do malte Crystal, mas sim da baixa lupulagem, das altas temperaturas da malha e da caramelização do recipiente metálico. A pequena proporção de malte defumado pode adicionar profundidade, embora um caráter de material orgânico vegetal (algumas vezes percebido como defumado ou lembrando terra) também pode originar-se do levedo e da água nativa. A presença de lúpulo é mínima, embora variedades inglesas sejam mais autênticas. Água moderadamente suave é típica.

Estatísticas vitais:
IBUs: 17-35 SRM: 14-25 OG: 1.070-1.030 FG: 1.018-1.056 ABV: 6.5-10%

Exemplos comerciais: Traquair House Ale, Belhaven Wee Heavy, McEwan's Scotch Ale, Founders Dirty Bastard, MacAndrew's Scotch Ale, AleSmith Wee Heavy, Orkney Skull Splitter, Inveralmond Black Friar, Broughton Old Jock, Gordon Highland Scotch Ale, Dragonmead Under the Kilt

Ilustra a foto de hoje a Traquair House Ale, exemplar encontrado em lojas especializadas brasileiras e também em http://www.ratebeer.com/beer/traquair-house-ale/2012/

Começa amanhã a família American Ale, com o subestilo American Pale Ale. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: