sexta-feira, 16 de maio de 2008

6d) AMERICAN WHEAT ou RYE BEER


Aroma: baixo a moderado caráter de trigo ou centeio. Alguma doçura de malte é aceitável. Ésteres podem ser moderados a nenhum, embora devam refletir variedades americanas de levedo. Aromas de cravo e banana comuns nas Hefeweizen alemãs são inapropriados. O aroma de lúpulo pode ir de baixo a moderado e pode ter caráter cítrico, condimentado ou floral. Um ligeiro azedume é opcional. Sem diacetil.

Aparência: coloração vai de amarelo pálido a dourado. Claridade pode oscilar de brilhante a turva com o levedo se aproximando do estilo alemão Hefeweizen. Espuma branca, grande e de longa duração.

Sabor: leve ou moderadamente forte sabor de trigo ou centeio, que pode durar até o final. Versões de centeio são mais ricas e condimentadas que as de trigo. Pode ter uma moderada doçura maltada ou um final bem seco. Amargor baixo a moderado, que em alguns casos dura até o final. Baixo a moderado sabor de lúpulo (cítrico americano ou nobre apimentado/floral). Os ésteres podem ser moderados ou nenhum, mas não devem assumir um caratér de Weizen alemã (banana). Sem fenóis de cravo, embora uma leve condimentação proveniente do trigo ou do centeio seja aceitável. Pode apresentar um ligeiro azedume no final. Sem diacetil.

Paladar: corpo médio-leve a médio. Carbonatação média-alta a alta. Pode apresentar um leve aquecimento alcoólico em exemplares mais fortes.

Impressão geral: refrescantes cervejas de trigo ou centejio que podem demonstrar mais características de lúpulo e menos de levedo que suas primas alemãs.

Comentários: existem diversas variações, indo de uma cerveja doce, fácil de beber a uma cerveja seca, agressivamente lupulada com forte sabor de trigo ou centeio. Versões mais escuras se aproximando das Dunkelweizen (com sabor de maltes mais escuros e ricos além da cor) devem ser incluídas na categoria Specialty Beer. O cervejeiro deve especificar se foi usado centeio; se nenhum grão dominante for especificado, se assumirá que foi usado trigo.

Ingredientes: levedo americano para Ale, mas também pode ser feita como uma Lager. Grande proporção de malte de trigo (freqüentemente 50% ou mais, mas esse não é um requisito legal como na Alemanha). Lúpulos americanos ou nobres. Cervejas americanas de centeio podem seguir as mesmas diretrizes gerais, substituindo centeio por algum ou todo o trigo. Outros estilos-base (ex: IPA, Stout) com perceptível traço de centeio podem ser incluídos na categoria Specialty Beer.

Estatísticas vitais:
IBUs: 15-30 SRM: 3-6 OG: 1.040-1.055 FG: 1.008-1.013 ABV: 4-5.5%

Exemplos comerciais: Bell's Oberon, Harpoon UFO Hefeweizen, Three Floyds Gumballhead, Pyramid Hefe-Weizen, Widmer Hefeweizen, Sierra Nevada Unfiltered Wheat Beer, Anchor Summer Beer, Redhook Sunrye, Real Ale Full Moon Pale Rye

Ilustra a foto de hoje a Real Ale Full Moon Pale Rye, exemplar que também pode ser encontrado em http://www.ratebeer.com/beer/real-ale-full-moon-pale-rye-ale/906/

Começa amanhã a família Amber Hybrid Beer, com o subestilo Northern German Altbier. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: