quinta-feira, 1 de maio de 2008

2) PILSNER 2a) GERMAN PILSNER (PILS)


Aroma: tipicamente apresenta leves características de grãos vindas do malte Pils e toques florais ou apimentados vindo de lúpulos nobres. Limpa, sem ésteres frutados nem diacetil. Pode ter um aroma inicial de enxofre (da água e/ou do levedo) e fracas notas secundárias de DMS (vindas do malte Pils).
Aparência: palha a dourado claro, brilhante até bem clara, com espuma cremosa e de boa persistência.
Sabor: fresca e amarga, com final seco a médio-seco. Maltagem moderada a moderadamente baixa, ainda que bem atenuada, embora alguns sabores de grãos e ligeira doçura vinda do malte Pils sejam aceitáveis. O amargor do lúpulo domina o gosto e continua até o final, permanecendo até o aftertaste. O sabor de lúpulo pode oscilar de baixo a alto mas deveria ser derivado apenas de lúpulos nobres alemãos. Limpa, sem ésteres frutados nem diacetil.
Paladar: corpo médio-leve, carbonatação de média a alta.
Impressão geral: fresca, limpa e refrescante. Destacadamente apresenta amargor de lúpulo nobre alemão acentuado por sulfatos na água.
História: uma cópia da Bohemian Pilsener adaptada a condições de envasamento na Alemanha.
Comentários: mais seca e mais fresca que uma Bohemian Pilsener com um amargor que tende a permanecer mais no aftertaste devido a alta atenuação e a água com maior presença de sulfatos. Mais leve em corpo e coloração e com maior carbonatação que a Bohemian Pilsener. Exemplos modernos de Pilsners alemãs tendem a ser tornar de coloração mais pálida, mais secas no final e mais amargas ao ir do sul ao norte alemão.
Ingredientes: malte Pilsner, variedades alemãs de lúpulo (especialmente tipos nobres como o Hallertauer, Tettnanger e Spalt, pelo gosto e aroma), água com teor médio de sulfato, levedo alemão para Lager.
Estatísticas vitais:
IBUs: 25-45 SRM: 2-5 OG: 1.044-1.050 FG: 1.008-1.013 ABV: 4.4-5.2%
Exemplos comerciais: Victory Prima Pils, Bitburger, Warsteiner, Trumer Pils, Old Dominion Tupper's Hop Pocket Pils, König Pilsener, Jever Pils, Left Hand Polestar Pilsner, Holsten Pils, Spaten Pils, Brooklyn Pilsner

Na foto aparece a Left Hand Polestar Pilsner, que pode ser encontrada em


Segue amanhã a família das Pilsner com a Bohemian Pilsener. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: