segunda-feira, 5 de maio de 2008

3b) OKTOBERFEST/MÄRZEN


Aroma: rico aroma de malte alemão (Vienna ou Munich). Aroma de malte tostado leve a moderado geralmente está presente. Aroma limpo de lager sem ésteres frutados nem diacetil. Sem aroma de lúpulo. Aroma de caramelo é inapropriado.

Aparência: coloração dourado escuro a laranja-avermelhado escuro. Claridade brilhante, com espuma parada, sólida e esbranquiçada.

Sabor: doçura maltada inicial, mas o final é moderadamente seco. Maltagem distinta e complexa freqüentemente inclui aspecto tostado. Amargor do lúpulo moderado e sabor de lúpulo nobre vai de baixo a nenhum. O balanço tende ao malte, embora o final não seja doce. Caramelo ou sabores tostados perceptíveis são inapropriados. Características limpas de lager sem diacetil ou ésteres frutados.

Paladar: corpo médio, com textura cremosa e carbonatação média. Suave. Completamente fermentada, sem um final inebriante.

Impressão geral: suave, limpa e rica, com uma profundidade de característica maltada. Esse é um dos estilos maltados clássicos, com uma maltagem que geralmente é descrita como suave, complexa e elegante, mas nunca inebriante.

História: a origem é creditada a Gabriel Sedlmayr, baseada em uma adaptação do estilo Vienna desenvolvida por Anton Dreher por volta de 1840, pouco após o levedo de lager ser isolado pela primeira vez. Tipicamente envasada na primavera, sinalizando o final da estação tradicional de produção cervejeira e armazenada em caves frias ou porões durante os meses quentes de verão. Servida no outono em meio a celebrações tradicionais.

Comentários: versões domésticas alemãs tendem a ser douradas, como uma Helles forte com dominância pils. As versões alemãs de exportação são tipicamente de coloração laranja-âmbar e apresentam caráter de malte predominantemente tostado. A lei de impostos para cerveja alemã limita a OG do estilo a 14ºP já que ela é uma vollbier, embora as versões americanas possam ser mais fortes. Cervejas do tipo 'fest' são edições de ocasião que, usualmente, são mais fortes que suas contrapartidas do cotidiano.

Ingredientes: a quantidade de grão varia, embora o malte alemão Vienna seja freqüentemente a espinha dorsal nesse quesito, com algum malte Munich, malte Pils e possivelmente algum malte Crystal. Todo malte deve derivar da mais fina qualidade de cevada. Lúpulos continentais, especialmente variedades nobres, são mais autênticas. Água algo de alcalina (até 300 PPM), com significativa carbonatação é bem-vinda. Uma malha de decocção pode ajudar a desenvolver o rico perfil de malte.

Estatísticas vitais:

IBUs: 20-28 SRM: 7-14 OG: 1.050-1.057 FG: 1.012-1.016 ABV: 4.8-5.7%

Exemplos comerciais: Paulaner Oktoberfest, Ayinger Oktoberfest-Märzen, Hacker-Pschorr Original Oktoberfest, Hofbräu Oktoberfest, Victory Festbier, Great Lakes Oktoberfest, Spaten Oktoberfest, Capital Oktoberfest, Gordon Biersch Marzen, Goose Island Oktoberfest, Samuel Adams Octoberfest (pouco usual em sua lupulagem tardia).

O exemplar da foto se chama Samuel Adams Octoberfest e pode ser visualizado


Amanhã estréiam as Dark Lager, com a Dark American Lager. Até lá!

Cheers!

Nenhum comentário: