sexta-feira, 7 de novembro de 2008

COMO ARMAZENAR CERVEJA




Visitem meu canal do YouTube em

https://www.youtube.com/channel/UCSnlDgGBkeCnhbDbLLkCjew, no qual podem ser vistos vídeos feitos durante a minha viagem ao Camboja. Entre eles, alguns que filmei em um evento de cerveja artesanal que fui há algumas semanas, da microcervejaria Cerevisia. Prestigiem! Peço também que curtam os vídeos e cliquem nos anúncios sempre que possível (não custa nada, é só fechar depois)!

Long live the beer!

O vinho não é a única bebida que pode ser envelhecida para maturação. Muitas cervejas se beneficiam de um envelhecimento estendido. Não estamos falando de uma cerveja média com uma vida média de 3 a 6 meses na prateleira – antes que a qualidade comece a despencar. Estamos falando de cervejas que imploram por maturação e armazenamento estrito como Vintage Beers (cervejas de safra), Barley Wines, Imperial Stouts, Belgian Strong Ales, Lambics, Old Ales e por aí vai. Idealmente, qualquer tipo de cerveja que possa ser guardado por um ou dois anos, ou ainda mais, de modo a construir um panteão de complexidades e mais além suas características, de uma forma positiva.
Se você está interessado em começar seu porão particular de cerveja, saiba que é realmente fácil. Primeiramente, você irá precisar manter paciência suficiente e força de vontade para não bebe-las muito cedo. Isso, acima de qualquer outra coisa, é o inimigo público número um de suas tentativas. Não há nada pior que pensar naquela cerveja especial, esperando, convidando você a bebe-la.
A seguir, você precisará comprar pelo menos duas unidades de cada cerveja. Uma delas você irá querer beber imediatamente para que possa compara-la com o outro exemplar envelhecido – tomando algumas notas caso queira. A outra cerveja deve ser armazenada por pelo menos um ano.
Atualmente vem sendo debatido o que é melhor: guardar a cerveja em pé ou deita-la como se fosse um vinho, especificamente em relação à garrafas com rolha. Alguns ‘experts’ acreditam no que prega a velha escola do vinho, que uma cerveja com rolha deve ser mantida de lado para evitar que a rolha seque, enquanto outros acreditam que isso não tem importância em absoluto. Em nossa opinião, todas as cervejas devem ser armazenadas em pé. A seguir listo os motivos pelos quais isso deve ser feito, juntamente com outros fatos interessantes sobre armazenamento e rolhas:
- as células da rolha são impregnadas com um material presente na cera, chamado de suberina, que é quase impermeável à água ou gases. A rolha também bóia devido a presença de ar comprimido nas cavidades das células mortas à prova de água. Quando cortadas essas células agem como áreas de sucção e tornam-se adesivas, sendo assim uma ‘barragem’ ideal para a garrafa.
- uma rolha natural por vezes tende a secar, embora seja difícil surgirem quaisquer problemas – mesmo com cervejas envelhecidas mais de 10 anos em pé. As rolhas modernas de hoje, feitas de material plástico e sintético apresentam chance muito menor de encolher, ao ponto de não valer a pena se preocupar.
- o interior de uma garrafa já contém seu próprio nível de umidade e como resultado não irá secar a porção da rolha dentro da garrafa se for armazenada corretamente. Então, a idéia de deitar uma cerveja para certificar-se que o líquido toque a rolha para prevenir a secagem é um ponto desnecessário – como a rolha é ‘quase impermeável à água’, ela não irá comportar-se como se fosse uma esponja. É a rolha exposta ao ar livre que deve ser motivo de preocupação, embora uma ampla quantidade de umidade seja o necessário para impedir que qualquer rolha exposta seque durante um armazenamento de longo prazo.
- Problemas na rolha usualmente são sinal de uma rolha ruim cujo prazo de validade já está ultrapassado e não necessariamente um sinal de mau armazenamento. Rolhas aglomeradas duram de 1 a 3 anos antes de começarem a se deteriorar. Rolhas de plástico eventualmente perdem sua elasticidade.
- um longo período de armazenamento sobre um lado pode criar um anel de levedo (ou marca d’água) dentro da garrafa, que não irá sedimentar. Armazenar uma cerveja em pé irá garantir que o levedo se compacte no fundo da garrafa.
- o método do armazenamento em pé diminui a parcela de cerveja exposta e portanto diminui a velocidade de oxidação da cerveja.
- outra boa razão para não armazenar uma cerveja de lado é que uma exposição muito longa da rolha pode conferir sabor de rolha à cerveja. O álcool presente na cerveja retira o caráter embolorado da rolha e de fato pode estragar a cerveja. Isso não adiciona nenhuma complexidade planejada à cerveja. Rolhas naturais também podem abrigar certas bactérias e fungos que criam um sabor secundário a partir de um composto chamado 2,4,6 Tricloroanisole ou simplesmente TCA, que traz um sabor sem graça ao paladar.
- muitas cervejas de safra (vintage beers) são mantidas nas prateleiras por um bom tempo antes de serem vendidas.
Recomenda-se que a cerveja seja armazenada em uma área fresca, longe de luz direta, fontes de calor e em um ambiente de temperatura constante. Falando nisso, a temperatura é um fator principal no armazenamento e servimento de uma cerveja. Isso pode também se tornar um real ato de balanceamento. A cerveja se beneficia de temperaturas frias e constantes, usualmente entre 50 e 55 graus Fahrenheit é o ideal para a maioria das cervejas e maior parte dos colecionadores de cerveja. Temperaturas mais altas irão arriscar um encurtamento da vida útil da cerveja e as mais baixas irão induzir a formação de uma névoa fresca. Uma regra geral diz que quanto mais alto o teor alcoólico, mais alta deve ser a temperatura e vice-versa.
Um aviso final: se sua cerveja tiver sido armazenada em um porão muito frio, então a sirva imediatamente ou você terá menos carbonatação, menos aroma e menos sabor. Você também irá arriscar prejudicar seu paladar. Use a regra temperatura de armazenamento = temperatura de servir e você se sairá bem.

3 comentários:

Camila Monteiro disse...

Uma pergunta bem seria! Hahahahaha
Tive que comprar hoje (31/10) 3 cervejas para meu amigo secreto que no caso só entregarei no natal. São difíceis de encontrar por isso comprei assim que as vi.
São essas: lata do AC/DC + garrafa IRON (Troopers) + Uma de chocolate que não lembro o nome. Como devo guardar até lá? Dentro do guarda roupas dá certo?!

Dr. Beer disse...

Oi Camila, tudo bem?
Sem problema guardar no guarda-roupa, a minha foto não foi só com propósitos "humorísticos"...hehehe
Pode ser em algum armário também. O importante é deixá-las de pé e que não fiquem expostas à luz solar.
Espero ter ajudado.
Abraço

Camila Monteiro disse...

Ahhh que ótimo! Obrigada.
Difícil cai ser guardar e não tomar kkkkkk

Beijos. Valeu!