domingo, 9 de novembro de 2008

COMO PROVAR CERVEJA


Ao analisar uma cerveja, você não pode apenas engoli-la vorazmente, arrotar e dizer “que delícia” ou então “que porcaria”. E, embora degustar seja uma arte individual, existem alguns passos, que, se seguidos, irão levar sua degustação de cerveja a um nível mais proveitoso.

1)Observe
Pare e contemple sua grande antes de ingeri-la. Levante a cerveja à sua frente, mas não a segure em frente a uma fonte direta de luz, pois isso irá diluir sua cor verdadeira. Descreva sua cor, sua espuma e sua consistência.
2)Agite
Rodopie a cerveja gentilmente no copo. Isso irá desprender aromas e ligeiras nuances, bem como soltar a estimular carbonatação e testar a retenção de espuma.
3)Cheire
90% a 95% do que você experiência é sentido através do olfato. Respire através do nariz com duas rápidas inspiradas e depois com sua boca aberta, depois apenas através da boca (nariz e boca estão conectados na experiência). Deixe seu olfato guiá-lo. Agite a cerveja novamente caso necessário, e certifique-se que você está em um lugar onde não hajam aromas mais fortes que possam atrapalhar o processo de farejar.
4)Saboreie
Agora tome um gole da cerveja. Controle-se para não engoli-la imediatamente. Deixe-a circular e explore seu paladar por completo. Deixe suas papilas gustativas falarem. Perceba o paladar, a consistência do corpo do líquido, e respire fora do copo durante o processo de saborear. O processo de exalar é chamado de ‘retro-olfação’ e irá liberam estímulos retidos na mucosa e no nível do paladar, mas em temperaturas mais altas. Às vezes isso será o mesmo que o processo olfatório, se não for diferente e complementar. Tente detectar qualquer dulçor, sabores salgados, ácidos e amargor geral. Explique o que eles são ou similares a que eles são.

Ainda, tente saborear a cerveja depois que ela tenha esquentado um pouco (não muito, no entanto). Cerveja gelada demais tende a mascarar alguns dos sabores. A medida que uma cerveja esquenta, seus reais sabores irão emergir e tornar-se mais pronunciados.

Nenhum comentário: