domingo, 14 de dezembro de 2008

OLD ENGINE OIL


Descrição: ao ver e observar o rótulo dessa cerveja escocesa na prateleira (com as palavras 'chocolatey', 'viscous' e 'bitter', respectivamente 'achocolatada', 'viscosa' e 'amarga', em uma tradução livre) pensei tratar-se de um tipo de Stout, ou até mesmo uma Porter. Até aí, minhas expectativas já eram altas. Momentos antes de degusta-la, no entanto, pesquisei-a em sites especializados, como sempre faço, e descobri que a mesma pertence ao estilo Old Ale, para meu espanto. Tal descoberta levantou ainda mais a barra de qualidade, e, junto consigo, a expectativa ainda maior de uma cerveja inesquecível, dado o histórico de exemplares magníficos do estilo, como a Strong Suffolk.
Despejada no copo, a primeira impressão já foi a de que minha primeira impressão era mais fiel do que a da mostrada pelos sites. Afinal, sua coloração marrom-escura (quase preta), seu corpo opaco, espuma marrom-clara, todos esses eram elementos de uma boa stout. Além disso, a OEO apresenta ainda uma espuma de aparência inicial pequena e virtualmente nenhuma formação de colarinho, sendo este, automaticamente, de reduzidíssima duração. O aroma, totalmente esperado, apresentou presença moderada de malte caramelo, chocolate e fortes notas de café. Seu sabor sacramentou o que as características anteriores já haviam evidenciado. No início, amargor moderado. No final, pesado amargor, de longa duração. Durante todo o gole, jurei estar sorvendo uma stout - de ótima qualidade, diga-se de passagem. O paladar é composto de um corpo médio ('quase viscoso', eu diria), textura seca, forte carbonatação e um final de sensação que mistura metálico e chalky (lembrando giz).
Custo-benefício: garrafa de 350ml adquirida por R$ 13,50 no Armazém da Serra (Mercado Municipal de Curitiba-PR) não é bom negócio se a idéia for comprar uma Old Ale. Se a idéia for comprar uma Stout, está quase lá, mas também acho que está acima do patamar justo.
Nota: 120 Skol
Leia mais em

4 comentários:

Tiago "PacMan" Peczenyj disse...

Eu gostei muito dela pelo amargor e pelo aroma de torrefação. Não senti viscosidade, porém deve ser menos perceptivel.

Nando disse...

Essa cerveja realmente mostra o que propõe. Tem a viscosidade de um óleo, a cor, só falta o aroma que felizmente não tem. O aroma tem café, malte torrado, chocolate amargo. No paladar ela é seca e persistente no amargor e no café. A espuma é persistente, não dura muito, mas permanece viscosa no copo.
Uma cerveja especial.
Realmente de Old Ale, não tem nada, parece mais uma Stout ou Porter.

Anônimo disse...

não é inglesa e sim escocesa

Dr. Beer disse...

erro corrigido