sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

BELGIAN WHITE (WITBIER)


As cervejas de trigo estilo belga são bem pálidas, opacas, com a característica fresca do trigo mais o frescor característico de casca de laranja e cheiro verde. Algumas ainda apresentam aveia como ingrediente, para dar suavidade, mesma utilidade dos 'grains of paradise' (não consegui achar a tradução desse termo, aguardo colaborações) utilizados nela. Recomenda-se servi-la com queijos leves ou mexilhões. A Witbier, Cerveja branca, (do francês bière blanche), ou simplesmente Witte é uma cerveja de trigo/cevada (pode ser feita de trigo puro, com adição de malte de trigo) envasada principalmente na Bélgica, embora hajam alguns exemplos nos Países Baixos e arredores. Ela leva seu nome devido ao levedo suspenso e às proteínas do trigo que fazem a cerveja parecer turva, ou branca, quando está gelada. Ela é descendente daquelas cervejas medievais não envasadas com lúpulo e que em vez disso são condimentadas com uma mistura de pimentas e outras plantas conhecidas como 'gruut' – adição essa que a diferencia de outras variedades. Portanto, ela usa gruut, embora hoje em dia o gruut consista principalmente de cheiro verde, laranja, laranja amarga e lúpulo. Seu gosto é apenas ligeiramente lupulado, e muito refrescante no verão. Essas cervejas tem um gostinho azedo devido à presença de ácido lático. A presença de levedo suspenso na cerveja causa fermentação contínua na garrafa.


A Southampton Double White Ale (na foto) é um ótimo exemplo dessa classe de cerveja, sendo uma das mais consideradas no ratebeer.com, e também pode ser encontrada em http://ratebeer.com/Beer/southampton-double-white-ale/4611/.


Para os que já provaram dessa variedade, aguardo contribuições. Provei uma ontem, a Hoegaarden (recentemente importada pela Inbev) e depois dessa série postarei sua análise.


Cheers!

Fontes: ratebeer.com e wikipedia

Nenhum comentário: