A Hefeweizen é um estilo alemão de cerveja de trigo na qual o levedo não é filtrado.Dependendo do estilo ela pode variar da cor clara e corpo leve à cor marrom escura e encorpada. Esse estilo é tem a particularidade de apresentar baixo amargor de lúpulo (em torno de 15 IBUs - International Bitterness Unit, ou Unidade Internacional de Amargor) e relativamente alta carbonatação, considerada importante para balancear a relativa 'doçura' que o malte confere à essa cerveja.
Outro elemento balanceador único ao estilo é a sua característica fenólica, resultado da fermentação do lúpulo, adequado ao estilo. Tal característica dá a cerveja as notas que alguns descrevem como 'cravo' e 'medicinal' (ou band-aid), mas também algo de defumado. Outras notas presentes são as de banana e algumas vezes baunilha. Os maiores sucessos comerciais do estilo são produzidos por Paulaner, Erdinger, Schneider Weisse (apenas a original ), Franziskaner, Rothaus, Hacker-Pschorr, Ayinger (Bräu Weisse) and Weihenstephan.
Na foto a sensacional Paulaner Hefeweizen, recomendadíssima. Veja mais detalhes em http://ratebeer.com/Beer/paulaner-hefeweissbier/647/
Amanhã aqui nesse beerlog a Kristallweizen alemã. Até lá!
Cheers!
Nenhum comentário:
Postar um comentário