segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

BADEN BADEN 1999


Descrição: Assim como toda a linha da microcervejaria Baden Baden, de Campos do Jordão, a bitter ale 1999 é uma cerveja refinada, realmente artesanal, como anunciado por seus produtores.
Á primeira vista, já surpreende o degustador com uma espuma vistosa e cremosa, de ótima aparência e coloração, com grande permanência no copo. Sua coloração âmbar é pautada por uma claridade normal e densidade fina, consistência rala essa que talvez seja a sua maior 'falta'.
Os aromas são variados, englobando notas de melado, citrus (puxando para a laranja), vinho do porto ruby e álcool. Alguns deles se destacam mais no final, quando a cerveja já apresenta temperatura mais amena.
No paladar, a primeira impressão é um misto de amargor e doçura leves, conduzidos por um copo que envolve a língua em uma textura aguada e um corpo intermediário entre leve e médio. No meio do gole, nota-se uma leve carbonatação, percebendo-se algumas notas marcantes de cevada. Seu final apresenta forte amargor, sensação metálica e perdura por um longo tempo no palato, como toda bitter ale de respeito.
Não vejo distinção climática para aprecia-la, mais uma vantagem. Para os fissurados por pilsen e/ou recém-iniciados, pode ser complexa demais.
Custo-benefício: adquirida no Sam's Club de Curitiba por R$ 4,50 (já a encontrei por até 250% desse valor, que ainda vale a pena), foi uma barganha, principalmente para os que querem conhecer.

Nota: 830 skol

Nenhum comentário: