quarta-feira, 30 de abril de 2008

1e) DORTMUNDER EXPORT


Aroma: baixo a médio aroma de lúpulo nobre (alemão ou tcheco). Aroma moderado de malte pils, pode ser doce ou lembrar grãos. Pode ter um aroma inicial de enxofre (da água e/ou do levedo) e tímidas notas de DMS, provenientes do malte pils. Sem diacetil.

Aparência: dourado claro a dourado escuro, clara com espuma branca e persistente.

Sabor: nem o malte pils nem os lúpulos nobres se sobressaem, mas ambos estão bem balanceados com um toque adocicado de malte, produzindo uma suave, mas cristalinamente refrescante cerveja. O balanço permanece até o final e o amargor do lúpulo persiste no aftertaste (embora alguns exemplos possam terminar ligeiramente doces). Limpa, sem ésteres frutados nem diacetil. Algumas características minerais podem ser percebidas da água, embora não seja algo extremamente perceptível.

Paladar: corpo e carbonatação médios.

Impressão geral: balanço e suavidade são os ditames desse estilo, que possui o perfil maltado de uma Helles, o caráter lupulado de uma Pils e é ligeiramente mais forte que ambos.

História: um estilo nativo da região industrial de Dortmund, que vem entrando em declínio nos últimos anos.

Comentários: envasada em uma gravidade inicial ligeiramente mais alta que outras Lagers leves, produzindo um corpo firmemente maltado e uma maltagem implícita para complementar o amargor do lúpulo com enxofre acentuado. O termo 'export' é uma categoria de força da cerveja dentro da lei alemã de impostos e não é estritamente um sinônimo do estilo 'Dortmunder'. Cervejas de outras cidades ou regiões podem ser envadadas na força da 'Export' e ser rotuladas como tal.

Ingredientes: água mineral com altos níveis de sulfatos, carbonatos e cloretos, lúpulos nobres alemães ou tchecos, malte Pilsner e levedo de Lager alemã.

Estatísticas vitais:

IBUs: 23-30 SRM: 4-6 OG: 1.048-1.056 FG: 1.010-1.015 ABV: 4.8-6.0%

Exemplos comerciais: DAB Export, Dortmunder Union Export, Dortmunder Kronen, Ayinger Jahrundert, Great Lakes Dortmunder Gold, Barrel House Duveneck's Dortmunder, Bell's Lager, Dominion Lager, Gordon Biersch Golden Export, Flenburger Gold.


Na foto aparece a Dortmunder Union Export, cerveja cujos detalhes podem ser visualizados em



Amanhã começam a ser vistas as Pilsner, com a German Pilsner (Pils). Até lá!


Cheers!

Nenhum comentário: