quarta-feira, 12 de março de 2008

PREMIUM LAGER


Uma cerveja que caminha entre a maioria das Pale Lager e Pilsner. Nem todas as cervejas que se auto-intitulam Premium Lager realmente o são, mas sim as que tipicamente possuem coloração dourado escuro a bronze claro e distinta influência de malte e lúpulos. Elas deveriam ser livres de adições e ter carbonatação mais suave que a das Pale Lagers ou das Pilsners Alemãs Clássicas. Seu IBU (International Bitterness Unit - Unidade Internacional de Amargor) irá tipicamente estar na casa dos 20's e o processo de fabricação deve oscilar entre 4 e 6 semanas, mais em linha com o que as Pilsner têm. Sua característica geral estará entre maltada e balanceada, álcool em uma escala ligeiramente mais apertada que a de Pale Lager ou Pilsner (4,5%-5,5%).

Premium Lager é um nome que as cervejarias algumas vezes usam para produtos que elas desejam promover; não há definição legal para tal produto, mas o termo é usado para os carros-chefe.

O exemplar da foto se chama Creemore Springs Premium Lager e pode ser encontrado em http://ratebeer.com/beer/creemore-springs-premium-lager/5202/

Continuamos nossa subsérie sobre Lagers amanhã com o subestilo Schwarzbier. Até lá!


Cheers!


Fontes: ratebeer e wikipedia

2 comentários:

Tiago "PacMan" Peczenyj disse...

Fala Doutor,

Cara, acompanho o seu blog tem pouco tempo, imagino que vc vai conseguir explicar isso: afinal de contas o que é o IBU?

Ok, eu sei q a partir de uma conta matemática podemos chegar ao valor X mas como traduzir isso no paladar?

Eu tenho uma cerveja com X IBU e outra com Y... que informação isso me traz? Vc acha que isso renderia um post seu?

Dr. Beer disse...

O IBU, conceitualmente, é uma escala internacional de unidades de amargor, como vc deve saber. Esse amargor é proveniente do lúpulo usado durante a produção da cerveja. Quanto maior o IBU, mais amarga a cerveja. O 'problema' é que essa informação não costuma vir no rótulo, então só pesquisando mesmo por aí pra saber qual o índice de cada uma.
De acordo com o Wikipedia, esse efeito amargo é menos percebível em cervejas com bastante malte, então um IBU mais alto é necessário em cervejas mais fortes para balancear o sabor. O exemplo dado por eles é que uma Imperial Stout pode ter um IBU de 50 mas irá ser menos amarga que uma Bitter inglesa com IBU 30, porque a segunda usa menos malte que a primeira.
Respondendo a tua pergunta diretamente, creio que pra traduzir no paladar então levamos em conta, grosso modo, essas duas coisas: a presença de malte e o amargor. Esse cálculo q vc mencionou e saber o estilo da cerveja também ajudam a aclarar.
Espero que tenha conseguido responder sua pergunta ao menos parcialmente. Aguardo novas contribuições!

Cheers!